“A maneira como você se apresenta reflete ao mundo a importância que você dá a si mesmo.” Fábio Arruda. Não basta ter uma boa formação, competências técnicas e um ótimo currículo. O comportamento profissional diante das mais diversas situações e do relacionamento com seu gestor, colegas de trabalho, clientes e outras pessoas em sua volta conta diversos pontos para alcançar o sucesso na carreira.

Uma boa postura profissional melhora não só o relacionamento interpessoal, como também conquista e mantém clientes satisfeitos, aumenta as oportunidades de negócios e, consequentemente, gera crescimento em nível organizacional e também para quem a cultiva.

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Atitudes Profissionais Essenciais no Meio Empresarial

Cada empresa possui suas próprias normas e regras de conduta, informadas ao colaborador no momento de sua contratação. Mas existem comportamentos profissionais que são valorizados por quase todas as organizações, por contribuírem no alcance dos resultados. Se você quiser se destacar no mercado de trabalho, precisa trabalhar e executar essas atitudes, independente do cargo ou hierarquia. Confira abaixo algumas delas.

Respeite as pessoas a sua volta

Respeito é fundamental em qualquer situação. No ambiente de trabalho, esse valor ajuda a manter o bom relacionamento com todas as pessoas a sua volta. Para os líderes, essa habilidade ajuda a não subjugar ou desmotivar os liderados, evitando construir um clima organizacional ruim. O respeito no local de trabalho não se estende apenas à maneira como os funcionários interagem com a gerência. Elas pensam por si mesmas e apresentam ideias alternativas às vezes, mas respeitosamente. Os funcionários também devem ter uma atitude respeitosa ao interagir com clientes, bem como com colegas de trabalho. Aqueles com esse tipo de atitude estão dispostos a tratar as pessoas de maneira educada e profissional, mesmo que discordem do ponto de vista da outra pessoa.

Cuide da sua imagem pessoal

Os comportamentos profissionais revelam a sua imagem pessoal. Por esse motivo, você deve ter inteligência emocional para fazer escolhas mais assertivas no ambiente de trabalho, sempre considerando todos os envolvidos, o que evita atitudes que prejudiquem a sua carreira.

Seja pontual

PSC

Se você todos os chega tarde no trabalho ou atrasa em reuniões e outros compromissos, melhor repensar o quanto antes esse comportamento. A pontualidade demonstra que você é um profissional comprometido, responsável e que se preocupa com empresa que atua.

Siga as regras de conduta estabelecido pela empresa

Todas as empresas contam com um conjunto de condutas e até de regras para vestimentas. Como você está sendo observado o tempo todo no ambiente de trabalho, é importante seguir esses manuais para evitar problemas que afetem a sua imagem como profissional.

Esteja sempre pronto a cooperar

As empresas são compostas por diversas áreas e cada colaborador exerce suas funções individualmente, o que dá a impressão que todos são totalmente independentes. No entanto, as atividades de um estão integradas e depende daquelas que são executadas por outros. Somente com esse trabalho em equipe executado corretamente é que a empresa obtém os resultados almejados. Ter um bom comportamento profissional é estar sempre pronto, na medida do possível, a cooperar com os colegas de trabalho. Isso faz com que você seja bem-visto pelas pessoas a sua volta.

Seja humilde

Os melhores profissionais são aqueles que têm consciência de que ninguém nasceu sabendo de tudo. São eles os exemplos de humildade. Geralmente, esses colaboradores não têm vergonha de assumir quando não possuem alguma habilidade ou conhecimento e buscam sempre se aprimorar para desenvolver-se. Eles consideram as opiniões dos outros e sabem dar os créditos e elogios a quem merece. Portanto, esse comportamento é importante porque contribui com a sua própria evolução e com a das pessoas a sua volta.

Organize-se

Não adianta ter os comportamentos profissionais adequados, se você não exerce bem as suas atividades ou entrega tudo em atraso por falta de organização. Esse fator é necessário a um profissional de sucesso, porque ajuda a garantir uma boa produtividade e a não prejudicar o trabalho das outras pessoas.

Não fale mal dos seus colegas ou da empresa

Alguns procedimentos da empresa ou conflitos com colegas comuns no expediente de trabalho podem deixá-lo frustrado, desmotivado e até com raiva. Nessas ocasiões, é importante respirar fundo e tentar conversar com o seu superior para propor soluções ou resolver as pendências diretamente com os envolvidos. Desabafar o ocorrido nos corredores da organização, não é uma atitude considerada digna de um profissional ético e pode afetar a sua imagem.

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Cultive a Empatia

Durante o expediente de trabalho, seja gentil com seus colegas e superiores, tratando-os da mesma forma como você gostaria de ser tratado. Demonstre interesse e entusiasmo em relação as atividades que deverá realizar e mantenha essa postura ao participar de reuniões e apresentações.

Desenvolva uma boa comunicação

Como as empresas são feitas de pessoas para pessoas, a comunicação é a chave do negócio. Em praticamente todo o seu expediente, você deverá se comunicar diversas vezes, seja colegas, superiores ou clientes. Para que não haja maus-estendidos ou desentendimentos, tente falar verbalmente ou de forma escrita sempre com objetividade e clareza e tome cuidado com gírias.

Contagie seu entusiasmo pela vida para as outras pessoas

Alguém que é entusiasta pela vida irradia uma energia positiva para todos ao seu redor. Ela mergulha em cada projeto com interesse, aprende novas habilidades e ideias e aplica-as rapidamente ao seu trabalho. Algumas pessoas nascem com energia positiva, mas também podem ser desenvolvidas. Ensine sua equipe a abordar todas as situações, positivas ou negativas, como um desafio e uma oportunidade. Adote uma atitude de “copo meio cheio” na empresa e incentive os funcionários a construí-la. Em breve, eles estenderão uma atitude entusiasta em relação aos colegas de trabalho, clientes e tudo o que eles fazem.

Tenha compromisso com o trabalho

As pequenas empresas precisam de funcionários que não apenas estejam comprometidos com as metas e iniciativas que afetam os resultados, mas também estejam comprometidos com suas posições específicas. Os funcionários projetam uma atitude comprometida, demonstrando disposição para fazer o que for preciso para cumprir os deveres de seus cargos e através do desenvolvimento de novas ideias para tornar a empresa ainda melhor. Quando indivíduos comprometidos, trabalham juntos como uma equipe em relação aos objetivos da empresa e todos se beneficiam.

Tenha ideias inovadoras 

Os funcionários com uma atitude inovadora não evitam tentar algo novo ou encontrar uma maneira diferente de fazer as coisas. Pequenas empresas precisam de funcionários que possam pensar fora da caixa e inovar novas maneiras de realizar tarefas existentes e atingir metas. Os funcionários com esse tipo de atitude sabem que suas ideias podem não funcionar como a melhor maneira de fazer algo, mas que a maior falha não é, pelo menos, dar uma chance a novas ideias.

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Prestatividade com os outros

É importante ter uma atitude útil no trabalho, seja para ajudar os clientes com suas necessidades ou ajudar os colegas a atingir as metas gerais da empresa. Quanto mais útil a atitude dos funcionários, mais as pessoas querem estar perto delas no trabalho e mais dispostas a fazer parcerias com esses funcionários em projetos e iniciativas importantes.

Coaching no Desenvolvimento do Comportamento Empresarial

O Coaching é uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio dele, você poderá verificar as habilidades que precisa trabalhar para ter um comportamento mais adequado no ambiente de trabalho e alcançar mais rapidamente os seus objetivos.

E você, tem adotado comportamentos profissionais adequados? Compartilhe as suas experiências nos comentários.

 

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