Em se tratando de portfólio profissional, mesmo que você ainda não tenha organizado o seu; todos os profissionais com certo tempo de mercado ou em busca de recolocação possuem um leque de experiências a serem listadas. Ele é o resumo de todos os principais trabalhos que você ou a sua empresa fizeram até aqui. É usado como uma espécie de cartão de visitas para apresentar suas especialidades, criações e resultados aos seus potenciais clientes ou empregadores.

Assim, os trabalhos que eu e você fizemos ao longo de nossa carreira são os nossos portfólios profissionais e evidenciam também os nossos resultados práticos. Ele é um resumo das ações que mais se destacaram e mostra os resultados obtidos por meio de nossos conhecimentos, ideias e habilidades.

No mercado de trabalho, o portfólio é muito usado na hora do profissional vender seus produtos ou serviços e também exigido por muitas empresas no momento de selecionar um novo colaborador ou contratar um serviço específico. O certo é que cada área tem um tipo diferente de portfólio, mas que de maneira geral, este documento deve evidenciar sempre suas especialidades e bons resultados.

Se, por exemplo, estamos falando de um designer gráfico em busca de recolocação, seu portfólio deve conter as principais campanhas visuais (suas artes: folders, banners, outdoors, por exemplo) que ele fez e, no caso de participação em concursos da área, suas premiações. Se for uma empresa de advocacia, deve ter a lista de clientes atendidos e por ai vai.

Não por acaso, numa entrevista de emprego é normal ser perguntado sobre o seu portfólio profissional quando o entrevistador deseja conhecer sobre os seus principais resultados. Por isso mesmo, ele é muito importante para mostrar suas principais qualificações, apresentar seus projetos de sucesso, habilidades ou mesmo mostrar os diferenciais.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

3 Dicas de Como Fazer seu Portfólio Profissional 

PSC

1 – Escolha qualidade, não quantidade: os empregadores provavelmente gastarão apenas alguns minutos olhando seu portfólio, especialmente na entrevista. Menos pode ser mais, selecione apenas o seu trabalho mais forte.

2 – Coloque o seu portfólio em um site, se possível, pois é tão fácil de acessar. Você simplesmente precisa fornecer o link da web em seu currículo.

3 – Certifique-se de que o portfólio esteja cuidadosamente organizado e na ordem correta. Todos os itens precisam ser claros e fáceis de entender

 

Confira três excelentes dicas de como montar e organizar seu portfólio profissional:

Reúna seus Trabalhos

Reúna seus projetos e principais trabalhos e salve numa pasta virtual, em seu computador, ou física, num armário, e guarde tudo que você fez. Organize por mês, ano, data e tipo de trabalho para que, quando necessário, você tenha tudo bem organizado e sempre à mão.

Faça uma Seleção Assertiva

Isso quer dizer que para fazer um bom portfólio você precisa escolher bem quais trabalhos entram ou não, pois fazer uma boa seleção faz toda diferença para chamar a atenção dos seus clientes ou recrutadores. Exemplos do que colocar: um projeto grande que tenha participado ou conduzido; uma campanha de marketing que tenha criado; atendimento a x clientes ou o incremento em x% em vendas em sua empresa.

Atualize-o Constantemente

Mantenha seu portfólio profissional sempre atualizado, de preferência com os seus últimos trabalhos principais, aqueles que tiveram bons resultados e os que mais se destacaram ao longo de sua carreira. Assim, sempre que precisar usá-lo, terá o documento que precisa para impressionar seus clientes.

 

Tipos de Portfólio 

Portfólio físico

Poucos anos antes, quando ainda não estávamos no mundo digital, o portfólio físico era muito usado. Ainda hoje, em muitas entrevistas pode ser solicitado o portfólio físico. Nele pode ser incluído qualquer material que seja plano, que possa ser dobrado. Se algum documento importante não couber dentro do portfólio físico, o que se pode fazer é tirar fotos de alta qualidade para mostrar com closes com riqueza de detalhes.

O importante é ter uma versão impressa de todos os seus trabalhos que considere importantes, coloque dentro de uma pasta com organização adequada para ser apresentada na entrevista.

Portfólio digital

Com a chegada e avanços do mundo digital, o portfólio digital tomou lugar quase que 100% do portfólio físico. Com isso, criou-se a necessidade de compartilhamento do portfólio através de vários formatos. Vamos conhecer algumas sugestões?

Formato PDF

É um formato padrão, adotado mundialmente. Muito útil para apresentar trabalhos pois podem ter várias páginas em um só arquivo.

Você precisa ter um leitor de PDF em sua máquina para navegar e apresentar seus projetos.

Plataformas online

Existem várias plataformas online para divulgar seu portfólio, onde você pode fazer o upload dos seus trabalhos. Essas plataformas também são excelentes para fazer. E o bacana de tudo isso é que muitas delas são gratuitas. Com uma boa pesquisa na internet você vai conseguir uma gama de opções.

O Que NÃO Posso Deixar de Incluir Em Meu Portfólio? 

  • Um índice de conteúdo
  • Todas as suas habilidades e suas conquistas
  • Descrição detalhada de seu perfil ou uma bela apresentação pessoal
  • Uma boa documentação de seus trabalhos e principalmente os mais relevantes (coloque os mais relevantes em primeiro lugar e termine com os trabalhaos fortes)
  • Coloque uma variedade de trabalhos que fizeram de você um “expert” naquilo que você faz
  • Seu trabalho mais importante precisa refletir seus pontos fortes, seu talento e sua abordagem criativa
  • Sequência de fotos que mostram o seu processo de pensamento e desenvolvimento de ideias
  • Se for o caso de portfólio de produção, poderá incluir planilhas de orçamento, materiais de marketing, etc.
  • Para portfólio jornalistico, incluir artigos de jornal e outras publicações
  • Incluir artigos e trabalhos divulgados em plataformas online

 

Não Precisa Ser Um Especialista Em Design  Para Criar Um Portfólio Online

Pesquisas comprovam que 90% das informações que nosso cérebro processa são à partir das visuais. Usar recursos visuais aumenta em 43% a probabilidade de convencer pessoas a fazer o que você quer que elas façam.

É por isso que ter um portfólio online é uma grande sacada! Seja para atrair novos clientes, a dar aos empregadores a sensibilidade pelas suas competências, a melhorar a sua marca pessoal ou a tornar-se mais visível na Web, um site que mostra o seu trabalho ajudará a alcançar o seu objetivo.

E sabe qual é a melhor parte? Você não precisa ser um designer gráfico para ter um portfólio atraente. Não importa em qual setor você esteja. Confira super dicas de montagem:

Descubra o que você está mostrando

Antes de descobrir como mostrar seu trabalho, você precisa entender o que deseja que os outros vejam.  Seja seletivo em relação ao que você inclui de material.

Se você ainda não tem uma lista principal ou uma coleção de seu trabalho, comece fazendo uma. Em seguida, classifique os projetos em termos de quão impressionantes eles são e escolha de 10 a 20 principais ou procure vários projetos que mostrem um serviço ou uma habilidade diferente.

Você também deve levar em consideração o que você está tentando realizar. Se está usando seu portfólio para melhorar seu currículo.

Em seguida, o trabalho deve apoiar as qualificações que você listou em algum outro lugar do seu aplicativo. Você está usando para atrair novos clientes? Então concentre-se nos projetos relacionados aos tipos de clientes com os quais deseja trabalhar.

Você está usando isso para se estabelecer como líder em seu campo? Apresente o seu trabalho ou aquilo que mais lhe chamou a atenção.

Facilite a navegação.

Essas são as considerações iniciais e básicas. Vamos ver agora alguns casos especias?

Seu produto não tem função visual?

Para quem trabalha com vendas, gerenciamento de produtos, onde seu produto não é visual, nada impede que você não crie seu portfólio. Precisa apenas usar mais sua criatividade. Encontre maneiras de mostrar alguns de seus aspectos menos visuais através de sessões de brainstrorming, protótipos, etc.

Você é um profissional de marketing de conteúdo?

Se você é um profissional de marketing de conteúdo e quer começar a oferecer infográficos patrocinados, crie um infográfico para um cliente imaginário. Ou, se você for um freelancer procurando expandir-se para a redação financeira, escreva um artigo que funcione em uma de suas publicações de destino. Ter algo para mostrar, mesmo que não seja para uma empresa ou cliente real, ainda será poderoso para representar suas habilidades.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Profissional marketing de redes sociais

Se você é um blogueiro, mídia social, use categorias que demonstrem seu alcance, divulgue seu blog, não coloque informações demais porque pode ser esmagador. Classifique todos os seus melhores artigos e marcações nas redes sociais, etc.

Por fim, vale ressaltar que para construir um portfólio profissional você deve buscar construir uma carreira sólida e ter um enorme comprometimento com seus resultados. Este documento é a consequência do que você fez e alcançou ao longo do tempo, dos seus trabalhos de mais destaque e que valem a pena ser mostrados. Lembre-se disso, dedique-se com afinco a tudo que fizer profissionalmente e busque construir não apenas um portfólio para mostrar às pessoas, mas um legado de que tenha orgulho de mostrar e se lembrar.

 

Copyright: 180334577 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gajdamak