Voltar

Por Que ser um Líder?

Publicado em | 0 comentários

Ratch/Shutterstock Ser líder é uma grande responsabilidade, mas também deve ser encarado como uma honra e uma missão com propósitos e resultados extraordinários

Além de ser uma grande responsabilidade, ser um líder também é uma grande honra, pois é uma posição que permite ao profissional desenvolver pessoas, estimular, inspirar e motivá-las e construir, juntos, resultados extraordinários para a equipe e para a empresa também.

Para entender porque ser um líder é tão gratificante temos que compreender a liderança de modo mais amplo e sistêmico. Um líder não existe sem os seus liderados e não faz seguidores se não possui as competências e habilidades necessárias para exercer uma liderança efetiva e inspiradora.

Ninguém segue espontaneamente um gestor que não tenha princípios e valores claros, que não possui ações congruentes com suas falas e comportamentos, centralizador, obtuso e cujos resultados são incompatíveis com sua posição. Entretanto, muitos “líderes” acreditam que o poder e não a autoridade é o que mais importa em sua gestão, o que prejudica e, muito, a si e todos à sua volta.

Liderança que Faz a Diferença

Segundo o escritor americano Jonh Maxwell, um dos maiores especialistas em liderança, do mundo; a Lei do Limite é um grande norteador dos líderes. Para ele, para liderar com efetividade é preciso ter grande eficiência na liderança, ou seja, dominar, verdadeiramente, todas as habilidades e os talentos diferenciados de um líder extraordinário.

Hoje, mais do que nunca, não temos apenas líderes exigentes, mas liderados que sabem bem o que querem e, que buscam, em seus gestores, conhecimentos e experiências que agreguem à sua carreira e desempenho profissional. Líderes que fazem a diferença conseguem se atentar a estas necessidades e colocar foco não apenas em obter resultados, como também em oferecer o suporte técnico e experiencial que sua equipe busca.

Por isso, se você deseja ser líder, saiba de antemão, que a: “Liderança é Ação e Não Posição.”, como bem disse Donald McGannon. O que isso quer dizer? Que seus exemplos devem vir antes de qualquer coisa, e que o que você disser deve ser seguido e mostrado por meio de suas: iniciativas, atitudes, ideias e Ações.

Isso impede que você se torne um “líder de palanque”, aquele que muito promete, mas não cumpre nada do que diz. Além disso, ser líder é estar sendo observado o tempo inteiro, pois são suas ações que levam seus liderados a respeitá-lo e querer seguir, colaborar e trabalhar juntos em prol do sucesso da empresa.

Do contrário, quando a equipe está insatisfeita com o líder, vemos queda de produtividade, baixo desempenho, desmotivação e insatisfação com o trabalho, fatores extremamente negativos para todos de modo geral. Por isso, se você é líder, busque desenvolver-se continuamente e obter ferramentas efetivas e poderosas para isso. Neste sentido minha dica final é, invista na liderança com Coaching e torne-se um Líder Coach, o líder essencial agora e no futuro.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!