Segundo o ex-presidente americano Harry Truman, “O progresso acontece quando líderes corajosos e hábeis agarram a oportunidade para mudar as coisas para melhor.” Essa frase exemplifica bem por que investir no desenvolvimento de líderes é tão importante, e não só para as empresas e liderados, mas para a sociedade de modo geral.

Na organização, o papel do líder é múltiplo, pois são dele as funções de gerenciar os processos, planejar as ações estratégicas, desenvolver, motivar, engajar, reter e liderar as equipes e profissionais, implantar os projetos e inovações necessários ao crescimento contínuo da empresa e, especialmente, manter o seu próprio alto desempenho.

Nenhuma organização existe sem um líder que guie as suas ações e os seus profissionais. Por isso mesmo, é essencial que esses dirigentes estejam totalmente preparados para conduzir de forma eficaz os processos e as pessoas nas empresas.

Características que devem ser desenvolvidas em um líder

Toda empresa precisa se preocupar em contratar líderes capacitados ou em capacitar os seus colaboradores para que se tornem líderes competentes, caso seja esse o seu objetivo de carreira. Seja em um caso, seja em outro, o fato é que é primordial conhecer as características de um líder bem-sucedido, que de fato seja capaz de levar as equipes ao alcance de resultados extraordinários. Na sequência, você vai conferir 5 traços-chave que devem ser desenvolvidos nas futuras lideranças.

1. Planejamento estratégico

Um líder precisa saber tomar decisões. Ele deve ouvir o que os seus liderados têm a dizer, mas a palavra final será sempre dele. Cabe a ele definir os objetivos que a equipe deverá alcançar, bem como as estratégias que serão adotadas para que isso ocorra. É ele quem deve delegar as funções, distribuindo as tarefas de acordo com as competências de cada um.

Além disso, esse profissional deve ter uma mentalidade voltada ao acompanhamento dos dados estatísticos dos seus projetos. Quanto mais ele souber avaliar esses dados, mais será capaz de tomar decisões sábias, baseadas nas informações recebidas, e não em “achismos”.

2. Empatia

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A liderança envolve, portanto, lidar bem com os números, mas é essencialmente uma atividade voltada ao relacionamento com as pessoas. Assim, o líder precisa ser enérgico para disciplinar a equipe, comunicando todos das regras que devem ser seguidas e de como devem proceder diante das mais diversas circunstâncias.

Isso, contudo, jamais deve transformá-lo em um ditador. O líder deve ensinar com empatia, ou seja, colocando-se no lugar dos seus liderados. A relação deve ser pautada na educação, na transparência, no respeito e na cordialidade diária. Mesmo para corrigir, é possível e necessário fazê-lo com serenidade, sem gritos e sem ofensas.

3. Comunicação clara

O líder tem diversas funções a desempenhar junto da sua equipe: comunicar objetivos, distribuir tarefas, explicar procedimentos, tirar dúvidas, corrigir os erros, reconhecer os acertos, avaliar o desempenho, dar feedback, e por aí vai. Você consegue identificar o que todas essas atividades têm em comum? A comunicação.

Em todos esses momentos, o líder precisa ser um comunicador muito eficaz, de modo que as suas palavras, tanto escritas quanto faladas, não deixem margem para dúvidas. A clareza e a objetividade devem sempre estar presentes nas palavras de um líder. Qualquer comunicação confusa pode gerar um verdadeiro caos na equipe.

4. Responsabilidade

A posição em que o líder se encontra é de muita responsabilidade. É claro que toda a equipe deve se responsabilizar pelos resultados obtidos, mas é sobre o líder que cairá o maior peso. Assim, ele precisa ser alguém pontual, organizado, dedicado e exigente com a qualidade das atividades. Também deve estimular essa mesma postura nos seus liderados.

Mais do que nas palavras, a responsabilidade de um líder é identificada pelas suas atitudes no dia a dia. Assim, as lideranças eficazes inspiram pelo poder do exemplo. Elas são responsáveis, respeitam prazos, agem de forma consciente e planejada e sempre respeitam os membros das suas equipes. Se o próprio líder não for honesto e não seguir as regras da empresa, não há como cobrar disciplina dos colegas.

5. Motivação

Por fim, não há como negar que o papel do líder é também o de ser um grande motivador das equipes. Dessa forma, ele deve sempre estar acessível e disposto a ouvir o que os seus liderados têm a dizer para que o ambiente de trabalho seja o melhor possível. É preciso ouvir as suas solicitações e sugestões com paciência.

Além disso, cabe ao líder inspirar as pessoas, demonstrando confiança, paixão e ânimo nas atividades que estão sendo feitas. A postura do líder é um termômetro utilizado pelos colaboradores para definir o seu próprio grau de ânimo e confiança. Portanto, seja um motivador, não apenas com palavras, mas também com gestos e atitudes.

Coaching para o desenvolvimento de líderes

Ainda que, desde pequena uma pessoa possa demonstrar características de liderança, um líder não nasce pronto ou sabendo como superar todos os desafios que uma empresa apresenta. Portanto, o preparo é fundamental. Nesse sentido, é importante que o gestor possa contar com metodologias que realmente agreguem valor ao seu trabalho e que sejam capazes de impulsionar os seus resultados.

Um dos caminhos mais curtos e poderosos para isso, com certeza, é a formação Leader Coach Training. Por meio das suas ferramentas, métodos e técnicas, esse fantástico curso de coaching voltado para líderes é um diferencial competitivo para a sua carreira e também para a sua vida pessoal.

O LCT trabalha especificamente com o universo do líder, ou seja, com as suas lacunas, desafios, dificuldades, oportunidades, medos, necessidades e com foco nos seus gaps individuais (pontos a serem desenvolvidos).  Isso faz a diferença no seu desenvolvimento, uma vez que confere todo o subsídio necessário para que a liderança se desenvolva de forma rápida, objetiva e sistêmica.

Por meio do coaching, os gestores têm a oportunidade de vivenciar um intenso processo de autoconhecimento e de desenvolvimento técnico, emocional e comportamental. Tudo isso é muito importante para que os líderes consigam identificar os seus pontos fortes e potencializá-los, como também para que possam eliminar os gargalos que os impedem de ser bem-sucedidos.

Além disso, ao se tornar um líder coach, o profissional obtém todos os conhecimentos necessários para levar para a sua empresa e para os seus liderados todos os benefícios do coaching. Na prática, isso se reflete na melhoria da sua liderança, dos relacionamentos interpessoais, da comunicação, da gestão do tempo, do planejamento estratégico, da retenção de talentos e do aumento da motivação e da produtividade de todos, por exemplo.

E você, querida pessoa, como enxerga a formação de lideranças no seu ambiente de trabalho? O que funciona? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!