Você começa a fazer algo, mas, depois de um tempo, se pega com a mente divagando em outros pensamentos? Começa várias atividades, mas não conclui nenhuma delas? Distrai-se com facilidade? Se este é o seu caso, este artigo é para você.

Os problemas de concentração não são comuns apenas entre crianças e idosos, pois adultos também podem apresentá-los. Em se tratando dos pequeninos, isso costuma ser notado quando o desempenho escolar não vai bem. Já na fase adulta, o problema é percebido quando o indivíduo começa a achar as atividades relacionadas ao trabalho e à vida pessoal mais desafiadoras do que o normal.

Dessa forma, se a frase “não consigo me concentrar em nada” não sai da sua mente, continue a leitura e saiba qual pode ser a razão para isso.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Falta de concentração

A concentração é a habilidade de direcionar a sua atenção apenas para a tarefa que está realizando. Dessa maneira, quando um indivíduo tem as habilidades de concentração adequadas, ele consegue bloquear distrações e inibir ações que poderiam causar a perda de foco, como é o caso de pensamentos intrusivos ou da distração com sons irrelevantes que possam ser ouvidos no ambiente. Quando o nível de concentração é mais alto, o trabalho flui melhor e com mais qualidade.

A falta de concentração se torna um problema quando a incapacidade de manter o foco em uma atividade específica compromete a sua capacidade de realizá-la. Quando isso acontece, os ruídos ao fundo, as notificações do celular ou os seus próprios pensamentos, por exemplo, passam a interferir diretamente na atividade. É claro que interferências externas são ruins para qualquer pessoa, contudo, quando há um problema de concentração preexistente, elas se tornam ainda mais prejudiciais.

PSC

Os níveis de concentração podem variar de acordo com os seguintes fatores: dedicação à tarefa, interesse em relação a ela, capacidade para completá-la, estado físico e emocional e, claro, o ambiente — que precisa ser tranquilo e ter poucas distrações. Uma vez que a pessoa consiga administrar esses fatores, ela perceberá que é capaz de se concentrar melhor e evitar pensamentos irrelevantes.

Por que temos dificuldade de nos concentrar?

Os problemas de concentração costumam ser apenas um sintoma de outra condição, por isso, é importante descobrir onde está a sua origem. Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar um médico para que ele investigue a causa e indique o tratamento mais adequado. A seguir, você confere uma lista com as principais causas dos problemas de concentração:

  • Fadiga e estresse;
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez e menopausa;
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH);
  • Má qualidade do sono;
  • Fome e má alimentação, pois, além de desconforto, a falta de nutrientes pode afetar o funcionamento do cérebro;
  • Excesso de preocupação com algo específico, o que impede que se pense em outra coisa;
  • Dores em qualquer parte do corpo;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Distrações no ambiente (sons, conversas, televisão ligada, notificações do celular etc.).

Por fim, é importante considerar a sua capacidade pessoal de se concentrar. Existem alguns indivíduos que são capazes de se manterem atentos com mais facilidade do que outros. Se você não faz parte desse grupo e não apresenta problemas de saúde que justifiquem a falta de concentração, não se preocupe, pois existem várias maneiras de melhorar o seu foco e evitar que as distrações te atrapalhem.

 

7 dicas para conseguir se concentrar e ser mais produtivo

Ao perceber que está tendo problemas para se concentrar, o melhor a se fazer é buscar ajuda especializada. Contudo, além desse cuidado fundamental, existem medidas que podem ser tomadas para auxiliar a busca pelo foco. Confira:

1. Organize suas atividades diárias e entenda seu propósito

Quando não há organização das tarefas que você precisa realizar todos os dias, são grandes as chances de sentir-se preocupado e com medo de não conseguir dar conta de tudo. Assim, você vai fazer uma tarefa já pensando na próxima, o que certamente vai comprometer a sua concentração. Por esse motivo, é importante se planejar, estipulando períodos de tempo para cada atividade, de modo que possa realizá-las com calma.

Além disso, lembre-se de que toda pessoa tende a se concentrar mais naquelas atividades que fazem sentido para ela. Por isso, procure lembrar-se do propósito de cada uma de suas tarefas. “Fazer por fazer” certamente prejudicará a sua motivação, de modo que qualquer outra atividade vai parecer mais interessante do que aquilo que você tem que realizar.

2. Planeje intervalos durante o dia

A concentração está frequentemente ligada ao cansaço, ao tédio e ao excesso de esforço da mente. Portanto, se você está fazendo uma tarefa que requer muita concentração, como trabalhar ou estudar, é importante fazer intervalos de vez em quando — cerca de dez minutos por hora são o ideal. Use esse tempo para se levantar, caminhar, esticar o corpo, ir ao banheiro, tomar um café, olhar a paisagem pela janela ou ter uma conversa amena com alguém.

3. Faça exercícios de mindfulness

Estudos têm mostrado que os exercícios de mindfulness (ou meditação da atenção plena) podem ajudar a melhorar a atenção, bem como reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Eles são positivos porque ajudam a manter os pensamentos focados em uma única ideia, e é por isso que são ótimos para melhorar a concentração.

Experimente apenas 5 ou 10 minutos por dia de prática de mindfulness, e você verá os seus benefícios. Contudo, esses benefícios só são sentidos quando a atividade torna-se uma prática diária.

4. Elimine as distrações

Se você é do tipo de pessoa que se distrai com facilidade, é importante que reduza as distrações ao máximo possível quando realizar um trabalho que precise de concentração. Mantenha o seu celular no modo silencioso e deixe apenas uma janela aberta no computador. Se você distrai-se facilmente com ruídos externos, coloque algum instrumental relaxante nos fones de ouvido ou utilize abafadores de ruídos.

Não ligue rádio ou televisão e avise as pessoas que estiverem no mesmo ambiente que você de que, nos próximos minutos ou horas, você não deverá ser incomodado.

5. Defina prioridades

Deixe as tarefas mais difíceis para quando estiver mais disposto e revigorado, pois, provavelmente, será capaz de realizá-las com maior facilidade e rapidez. Assim, a dica é fazer uma lista das atividades que precisa executar e colocá-las em ordem, da mais trabalhosa para as mais simples, tentando prever o tempo necessário para sua execução.

Você pode alterar a ordem e, se as tarefas que exigem mais esforços o cansarem, é só fazer uma pausa ou se concentrar naquelas que você considera mais fáceis.

6. Separe um tempo só para responder mensagens

Se o seu celular recebe constantemente notificações de mensagens, e-mails e chamadas, o ideal é que você separe alguns momentos do dia para respondê-los. Não faça isso durante as tarefas, pois, dependendo da mensagem que receber, você acabará se distraindo por muito tempo, e será difícil recuperar a concentração.

Portanto, o melhor a fazer para zelar pela sua concentração e produtividade é silenciar as notificações e deixá-las para momentos específicos.

7. Faça uma coisa de cada vez

Por fim, a última dica é que você evite querer fazer várias coisas de uma só vez. A ideia da multitarefa tem sido muito romantizada nos últimos tempos, mas ela é bastante prejudicial à concentração. Quem alega fazer muitas coisas ao mesmo tempo geralmente tem dificuldade de dedicar-se verdadeiramente às tarefas. Iniciam muitas atividades, mas nenhuma fica, de fato, satisfatória.

Por isso, lembre-se sempre da máxima de manter o foco na qualidade ao invés da quantidade. É claro que ser produtivo é importante, contudo, se não fizer um bom trabalho, essa produtividade perderá completamente o seu sentido.

A concentração é um elemento fundamental para o desenvolvimento e o sucesso, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Por esse motivo, atentar-se para a qualidade e para o foco de cada uma de suas atividades é uma medida de autocuidado muito importante.

Se você gostou das dicas, ou se tiver outras recomendações de concentração, não hesite em compartilhá-las nos comentários abaixo. É sempre importante que as pessoas ajudem-se umas às outras. Além disso, não se esqueça de divulgar este artigo a todos os seus amigos e familiares.

 

Copyright: 1069297679 – https://www.shutterstock.com/pt/g/viktoriia%20hnatiuk