falta-concentracao

Por Que Não Consigo Me Concentrar em Nada?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de julho de 2018

Os problemas de concentração não são comuns apenas entre crianças, e adultos também podem apresentá-los. Em se tratando dos pequeninos, isso costuma ser notado quando o desempenho escolar não vai bem, já na fase adulta é percebido quando o indivíduo começa a achar as atividades relacionadas ao trabalho e à vida pessoal mais desafiadoras do que o normal. Dessa forma, se a frase “não consigo me concentrar em nada” não sai da sua mente, continue acompanhando e saiba qual pode ser a razão para isso.

O Que é a Falta de Concentração?

A concentração é a habilidade de direcionar a sua atenção apenas para a tarefa que está realizando. Dessa maneira, quando um indivíduo tem as habilidades de concentração adequadas, consegue bloquear distrações e inibir ações que poderiam causar a perda de foco, como é o caso de pensamentos intrusivos ou sons irrelevantes que puderem ser ouvidos no ambiente. Quando o nível de concentração é mais alto, o trabalho flui melhor e com mais qualidade.

A falta de concentração se torna um problema quando a incapacidade de manter o foco em uma atividade específica compromete a sua capacidade de realizá-la. Quando isso acontece, os ruídos ao fundo, o seu celular ou os seus próprios pensamentos passam a interferir diretamente no seu trabalho. É claro que interferências externas são ruins para qualquer pessoa, contudo, quando há um problema de concentração preexistente, elas se tornam ainda mais prejudiciais.

Os níveis de concentração podem variar de acordo com os seguintes fatores: dedicação à tarefa, interesse em relação a ela, capacidade para completá-la, estado físico e emocional e, claro, o ambiente, que precisa ser tranquilo e ter poucas distrações. Uma vez que consiga regular esses fatores e obter a mentalidade certa, verá que será capaz de se concentrar melhor e evitar pensamentos irrelevantes.

Não Consigo Me Concentrar em Nada – Quais as Razões Para Isso?

Os problemas de concentração costumam ser apenas um sintoma de outra condição, por isso é importante descobrir onde está a sua origem. Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um médico para que ele investigue a causa e indique o tratamento mais adequado. A título de informação, veja, a seguir, quais são as principais razões:

  • Fadiga e estresse;
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez e menopausa;
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Má qualidade do sono;
  • Fome e má alimentação também podem dificultar a concentração, pois, além de desconforto, a falta de nutrientes pode afetar o funcionamento do cérebro;
  • Excesso de preocupação com algo específico, o que impede que se pense em outra coisa;
  • Dores em qualquer parte do corpo, pois atraem toda a atenção;
  • Alguns medicamentos podem causar falta de concentração;
  • O ambiente no qual você se encontra também é capaz de influenciar, se houverem muitas distrações, pode acontecer de perder a concentração;

Por fim, é importante considerar a sua capacidade pessoal de se concentrar. Existem alguns indivíduos que são capazes de se manterem atentos com mais facilidade do que outros. Se você não faz parte desse grupo, não se preocupe, pois existem várias maneiras de melhorar o seu foco e evitar que as distrações te atrapalhem.

7 Dicas Para Conseguir Se Concentrar e Ser Mais Produtivo

Ao perceber que está tendo problemas para se concentrar, o melhor a fazer é buscar ajuda especializada. Contudo, além desse cuidado fundamental, existem medidas que pode tomar para auxiliar a busca pelo foco. Confira!

1 – Organize Suas Atividades Diárias

Quando não há organização das tarefas que precisa realizar todos os dias, são grandes as chances de se sentir preocupado e com medo de não conseguir dar conta de tudo. Assim, irá fazer uma coisa pensando nas próximas, o que certamente irá comprometer a sua concentração. Por esse motivo, é importante se planejar, estipulando períodos de tempo para cada atividade, para que possa realizá-las com calma.

2 – Planeje Intervalos Durante o Dia

A concentração está frequentemente ligada ao cansaço, ao tédio e ao excesso de esforço da mente. Se você está fazendo uma tarefa que requer muita concentração, como trabalhar ou estudar, por exemplo, é importante fazer intervalos de vez em quando, cerca de dez minutos por hora são o ideal. Use esse tempo para se levantar e caminhar, esticar o corpo, ir ao banheiro ou tomar um café.

3 – Faça Exercícios de Mindfulness

Estudos têm mostrado que os exercícios de mindfulness ou atenção plena podem ajudar a melhorar a atenção, bem como reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Eles são positivos porque ajudam a manter os pensamentos focados em uma única ideia, e é por isso que são ótimos para melhorar a concentração. Experimente apenas 5 ou 10 minutos por dia de prática de mindfulness e verá os benefícios.

4 – Elimine as Distrações

Se você é o tipo de pessoa que se distrai com facilidade, é importante que reduza as distrações ao máximo possível quando realizar um trabalho que precise de concentração. Mantenha o seu celular no modo silencioso e deixe apenas uma janela aberta no computador. Se costuma se distrair com ruídos externos, coloque alguma música silenciosa ou utilize protetores de ouvido.

5 – Priorize as Atividades

Deixe as tarefas mais difíceis para quando estiver disposto e revigorado, pois, provavelmente, será capaz de realizá-las com maior facilidade e rapidez. Faça uma lista das atividades que precisa executar e coloque-as em ordem, da mais trabalhosa para as mais simples. Você pode alterar a ordem e, se as tarefas que exigem mais o cansarem, é só fazer uma pausa ou se concentrar naquelas que considera mais fáceis.

6 – Separe um Tempo Para Responder Mensagens

Se o seu celular vive apitando com notificações de mensagens, e-mails e chamadas, o ideal é que separe alguns momentos do dia para respondê-los, pois, se permitir, passará todo o tempo fazendo isso, o que irá prejudicar a sua atenção em relação às atividades que estiver realizando. Então, o melhor a fazer para zelar pela sua concentração e produtividade é silenciar as notificações e deixá-las para momentos específicos.

7 – Faça uma Coisa de Cada Vez

Por fim, a última dica é que evite querer fazer várias coisas de uma só vez, pois assim correrá o risco de não conseguir se concentrar verdadeiramente em nenhuma. Lembre-se sempre da máxima de manter o foco na qualidade ao invés de quantidade. É claro que ser produtivo é importante, contudo, se não fizer um bom trabalho ela perderá completamente o seu sentido.

A concentração é um elemento fundamental para o desenvolvimento e o sucesso. Por esse motivo, se atentar para a qualidade dela é uma medida de autocuidado muito importante. Aproveite para passar a informação adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Copyright: 1069297679 – https://www.shutterstock.com/pt/g/viktoriia%20hnatiuk