Voltar

Por que fazer uma avaliação de desempenho por competências e habilidades

Publicado em | 0 comentários
avaliação quantitativa por estrelas

© Depositphotos.com / ImFine Para a organização, a avaliação de desempenho permite identificar a adequação do colaborador ao cargo.

A avaliação de desempenho refere-se à identificação de evidências que mapeiam o perfil técnico e comportamental de um colaborador, com o objetivo de aprimorá-lo continuamente para deixá-lo cada vez mais alinhado às exigências de determinado cargo ou função. É, atualmente, o método mais eficaz para desfrutar plenamente o potencial de cada profissional.

Importância da avaliação de desempenho

Este é um recurso fundamental para empresa e funcionários. Isso porque todo profissional precisa receber feedback a respeito de seu trabalho, de modo que possa compreender se está desenvolvendo sua atividade de maneira eficaz e satisfatória, identificando também oportunidades de melhoria para seu crescimento contínuo.

Para a organização, a avaliação de desempenho permite identificar a adequação do colaborador ao cargo, bem como possíveis desfalques de gestão e divergências que podem estar impedindo que a instituição alcance seus resultados da maneira esperada. Sobretudo, identifica claramente o nível de aproveitamento do capital humano.

A partir das informações adquiridas na avaliação, é possível desenvolver meios de neutralizar os desfalques encontrados, seja oferecendo treinamentos, criando processos ou utilizando outras estratégias que estabeleçam uma cultura organizacional de alta performance e resultados progressivos.

Benefícios da avaliação de desempenho

  • Identificação da necessidade de realizar treinamentos;
  • Desenvolvimento contínuo do capital humano;
  • Maximização da produtividade de cada profissional;
  • Aumento de motivação e engajamento dos colaborares;
  • Redução significativa de turn over;
  • Potencialização de resultados.

Ferramenta 360º

Trata-se de uma poderosa ferramenta desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, fundamentada na técnica do feedback. Esta avaliação proporciona um mapeamento amplo do colaborador, levantando percepções de comportamento, competências e habilidades do avaliado.

Este levantamento é realizado por outros profissionais que possuem relação direta com o avaliado — como seu superior imediato, subordinados ou fornecedores —, e que vai auxiliar no ajuste de sua performance.

Confira o vídeo abaixo e conheça o método:

A avaliação 360º é extremamente completa, pois produz diferentes perspectivas a respeito do profissional em avaliapção, proporcionando uma visão sistêmica que assegura o desenvolvimento de ações e estratégias que impulsionam significativamente os resultados do colaborador e da organização.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!