Já citamos algumas vezes aqui no blog que toda empresa é formada essencialmente por pessoas. Isso quer dizer que o sucesso dessa empresa é diretamente proporcional à competência demonstrada pelos seus colaboradores.

Diante disso, as organizações se preocupam em avaliar o desempenho dos seus funcionários. Isso permite que elas concedam promoções a quem as merecer, que corrijam os erros que estão sendo identificados antes que causem problemas e até mesmo que promovam o desligamento dos colaboradores que não estejam em sintonia com a cultura da empresa ou que estejam muito abaixo das expectativas profissionais.

Neste artigo, você vai compreender os motivos que justificam a realização das avaliações de desempenho por competências e habilidades no ambiente organizacional. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que é uma avaliação de desempenho por competências e habilidades?

avaliação de desempenho refere-se à identificação de evidências que mapeiam o perfil técnico e comportamental de um colaborador, com o objetivo de aprimorá-lo continuamente para deixá-lo cada vez mais alinhado às exigências de determinado cargo ou função e à própria cultura organizacional. É, atualmente, o método mais eficaz para desenvolver plenamente o potencial de cada profissional.

Para que ela seja adequadamente executada, os líderes dos departamentos, em parceria com a área de recursos humanos, definem os critérios a serem avaliados em cada colaborador. Alguns desses critérios são as habilidades inerentes a cada cargo e função. Os demais critérios, por sua vez, são as competências comportamentais típicas de todo bom funcionário, como: assiduidade, pontualidade, organização, planejamento estratégico, bom relacionamento interpessoal, proatividade etc.

Os líderes e os profissionais de RH geralmente atribuem conceitos ou notas a cada um dos critérios avaliativos. Em algumas empresas, também é possível que o colaborador avalie a si mesmo em complemento à avaliação tradicional. Também é possível que os colaboradores façam avaliações de desempenho sobre os seus líderes em algumas organizações.

PSC

A avaliação de desempenho, portanto, é um documento que embasa todo o processo de feedback. É nela que estão contidos os pontos positivos e os pontos de melhoria, que precisam ser reconhecidos nesses encontros entre o líder e o liderado, de modo que o colaborador progrida sempre e cada vez mais nas suas competências profissionais.

Qual é a importância da avaliação de desempenho?

Trata-se de um recurso fundamental para a empresa e os seus funcionários. Isso ocorre porque todo profissional precisa receber feedbacks a respeito do seu trabalho, de modo que possa compreender se está desenvolvendo a sua atividade de maneira eficaz e satisfatória, identificando também oportunidades de melhoria para o seu crescimento contínuo.

Para a organização, a avaliação de desempenho permite identificar a adequação do colaborador ao cargo, bem como possíveis desfalques de gestão e divergências que podem estar impedindo que a instituição alcance os seus resultados da maneira esperada. Sobretudo, a avaliação de desempenho identifica claramente o nível de aproveitamento do capital humano.

A partir das informações adquiridas na avaliação, é possível desenvolver meios de neutralizar os desfalques encontrados, o que pode ser feito oferecendo treinamentos, criando processos ou utilizando outras estratégias que estabeleçam uma cultura organizacional de alta performance e resultados progressivos.

Quais são os benefícios que o processo oferece?

Até aqui, você provavelmente já compreendeu algumas das vantagens que a avaliação de desempenho por competências e habilidades tende a levar às organizações. Contudo, nunca é demais reforçar essas vantagens, bem como destacar aquelas que não estejam tão óbvias. Confira!

  • Identificação da necessidade de realizar treinamentos: a detecção de falhas ou de aspectos em que o desempenho do colaborador ficou abaixo das expectativas determina a necessidade da realização de leituras, cursos e treinamentos — individuais ou para toda a equipe;
  • Desenvolvimento contínuo do capital humano: sem uma avaliação de desempenho, as pessoas continuariam agindo sempre da mesma forma, o que as impediria de corrigir as suas falhas;
  • Maximização da produtividade de cada profissional: além da correção de erros, a avaliação de desempenho também permite que os líderes e os liderados identifiquem as perspectivas de cada colaborador, ou seja, até onde eles podem crescer na carreira escolhida;
  • Aumento da motivação e do engajamento dos colaborares: avaliar o desempenho de um colaborador não significa apenas apontar-lhe os erros, mas também reconhecer os seus aspectos positivos. Isso faz com que ele perceba quanto é valioso para a organização da qual faz parte;
  • Redução significativa do turnover: se os funcionários são avaliados periodicamente, eles tendem a evoluir, a alcançar novos patamares na carreira e a fortalecer a sua motivação dentro daquela empresa, não tendo necessidade ou vontade de sair dela — o que reduz a rotatividade de colaboradores;
  • Potencialização de resultados: as avaliações de desempenho e feedbacks servem para neutralizar os aspectos negativos e potencializar os aspectos positivos, servindo como base para que o colaborador cresça e utilize as suas habilidades em benefício da empresa e da própria carreira.

Ferramenta 360º

Para auxiliá-lo no processo de avaliação de desempenho por competências e habilidades, oferecemos a ferramenta 360º. Trata-se de um poderoso instrumento desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, fundamentado na técnica do feedback. Essa avaliação proporciona um mapeamento amplo do colaborador, levantando as percepções de comportamento, competências e habilidades do avaliado.

Esse levantamento é realizado por outros profissionais que possuem relação direta com o avaliado — como o seu superior imediato, subordinados ou fornecedores — e auxilia no ajuste da sua performance.

Confira o vídeo abaixo e conheça o método.

 

A avaliação 360º é extremamente completa, pois produz diferentes perspectivas a respeito do profissional em avaliação, proporcionando uma visão sistêmica que assegura o desenvolvimento de ações e estratégias que impulsionam significativamente os resultados do colaborador e da organização.

E você, querida pessoa, passa ou já passou por avaliações de desempenho por competências e habilidades no local de trabalho? O que pensa a respeito desse processo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!