Voltar

Por que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho?

Publicado em | 0 comentários

A falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho é, hoje, a maior preocupação das organizações e departamentos de RH. Com o avanço do mercado, o “apagão profissional” tem aumentado a cada dia e a busca por profissionais qualificados tem sido cada vez maior.
A verdade é que, profissionais existem aos montes, mas faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho.
Uma pesquisa feita com 1,6 mil empresas de todo o país mostrou que a cada dez indústrias, sete sentem dificuldades em encontrar mão de obra qualificada.

Veja Profissionais precisam fazer a diferença no mercado de trabalho

O que fazer quando faltam profissionais no mercado?
Confira algumas dicas e saiba como se qualificar de acordo com as exigências do mercado:

Busque aperfeiçoamento constante
O aperfeiçoamento é fundamental a qualquer profissional que busca uma boa colocação e uma carreira de sucesso. Invista em especializações, cursos em sua área de atuação, aprenda novas línguas etc.
Quanto mais conhecimentos você adquirir, maiores serão suas chances de ser contratado para uma boa vaga.

Obtenha experiência
Uma das causas mais frequentes da não contratação de profissionais, principalmente jovens em início de carreira, é a falta de experiência, mesmo profissionais com graduação e pós-graduação.

É cada vez mais notório que graduação não garante emprego. É fundamental que haja um elo entre conhecimento técnico e prático, por isso a experiência conta muito na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Uma dica para quem deseja ganhar experiência é optar pelos estágios ou programas de aperfeiçoamento de curta duração.

Leia bastante

Outra dica importante é se manter bem informado. Lembre-se que informação nunca é demais e, quanto mais você souber, melhor para o seu currículo e desempenho profissional.
Pesquise novidades do mercado e, principalmente, da sua área. Isso pode ajudar muito na hora de uma contratação. Antecipe-se!

Desenvolva novas habilidades e competências

Segundo pesquisas, o talento é um dos principais pontos que diferenciam um candidato do outro. Talento está ligado a competências adicionais, a entregar algo a mais às organizações, isto é, não basta apenas que você tenha a qualificação técnica para a vaga oferecida, é fundamental que você tenha diversas habilidades que te coloquem ainda mais a frente e supere as expectativas da empresa contratante.
O que as corporações procuram são profissionais que façam além de suas obrigações, que façam a diferença em seu ambiente de trabalho.

O Coaching pode ser um ótimo aliado neste processo, pois é uma excelente metodologia de desenvolvimento humano indicada a todos aqueles que buscam aperfeiçoamento e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Ao vivenciar o processo de Coaching é possível aprimorar competências e desenvolver novas habilidades como: comunicação eficiente, delegação e negociação assertivas, visão sistêmica, planejamento estratégico, metas e objetivos tangíveis, gestão de tempo, foco, criatividade, capacidade para trabalhar em equipe, ouvir na essência, conquista da liderança mais almejada nas organizações, o LeaderCoach, liderança baseada nos princípios do Coaching, entre muitas outras.

Invista em Coaching e potencialize sua atuação profissional!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!