Vídeos motivacionais são poderosas e eficientes ferramentas para motivar e inspirar empresas e organizações a alcançarem os seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Independentemente do gênero ou do conteúdo abordado, eles contribuem para impulsionar o desenvolvimento, o crescimento e a aprendizagem contínua, por meio das grandes e valiosas lições de vida, carreira, superação e liderança.

Esses vídeos, quando apresentados por empresas e instituições aos seus colaboradores, têm o poder de oferecer conteúdos e argumentos que estimulam a satisfação profissional, a produtividade e o comprometimento com a organização. Neste artigo, você vai entender os benefícios que esses vídeos podem promover no ambiente corporativo e alguns exemplos encantadores. Confira!

POR QUE EXIBIR VÍDEOS MOTIVACIONAIS NAS EMPRESAS?

Confira algumas das principais vantagens da exibição de vídeos motivacionais nos ambientes de trabalho.

1. Despertar o ânimo dos colaboradores

São muitos os motivos pelos quais um colaborador pode estar desanimado: insegurança, estresse, problemas pessoais, baixa remuneração, conflitos com um chefe, e por aí vai. Um vídeo motivacional pode ajudá-lo de duas maneiras básicas: lançando sobre a situação um novo olhar e incentivando-o a resolver o problema em que se encontra.

Muitas vezes, colocamo-nos na posição de vítimas das situações e nos esquecemos de como somos capazes de resolvê-las. Os vídeos motivacionais podem servir como um lembrete de que devemos assumir as rédeas da própria vida, com ânimo e garra.

2. Reforçar valores institucionais

Quais são os valores da sua empresa? Qual é a missão da organização? Qual é a visão, ou seja, o local em que ela deseja se encontrar futuramente? O desconhecimento desses itens pode tornar os colaboradores desmotivados.

PSC

Contudo, quando a empresa cria um vídeo institucional, reforçando a sua história e esses 3 itens da sua identidade (missão, visão e valores), fica mais fácil criar uma conexão com os colaboradores, que identificam a compatibilidade dos seus valores pessoais com essa cultura organizacional. Isso também aumenta a disposição deles em dar o melhor de si no dia a dia de trabalho.

3. Contar histórias de superação

Muitas empresas e muitos nomes de sucesso da atualidade começaram de baixo. Enfrentaram uma série de dificuldades, como a pobreza, a depressão, o “não” de muitas empresas, as crises financeiras, e por aí vai. Contudo, essas pessoas extraíram das adversidades os aprendizados necessários para que pudessem prosperar.

Isso serve de lição para que cada pessoa nunca deixe de acreditar no próprio sonho e nas próprias competências. Por isso, os vídeos motivacionais podem contar essas histórias de superação, seja de pessoas, seja de empresas. A ideia é que todos, por meio do vídeo, encontrem mais esperança e confiança nas suas próprias capacidades.

4. Transformar crenças limitantes

Burro. Pobre. Ignorante. Incompetente. Lento. Preguiçoso. Incapaz. Esses são alguns adjetivos que algumas pessoas atribuem a si mesmas no que diz respeito ao seu desempenho profissional. Dessa forma, os vídeos motivacionais também ajudam aqueles que os assistem a mudar o seu vocabulário e a ressignificar essas crenças limitantes.

Por exemplo, um colaborador que se acha “burro” pode estar apenas em uma função incompatível com os seus conhecimentos ou necessitar de um treinamento para lapidar as suas habilidades. Ressignificar é exatamente esse processo de mudar a maneira como enxergamos as adversidades e as opiniões negativas que alimentamos sobre nós mesmos.

5. Promover reflexões em geral

Por fim, é importante ressaltar que, dentro da categoria “vídeos motivacionais”, há diversos assuntos que podem ser trabalhados em ambiente corporativo. A importância do diálogo, o trabalho em equipe, a resiliência, a superação de dificuldades, o desenvolvimento contínuo, a inteligência emocional, a autoconfiança e a esperança de dias melhores são alguns deles.

Portanto, conheça bem a sua equipe de trabalho e verifique qual é a temática motivacional que mais se faz necessária no momento. Hoje em dia, não é difícil encontrar vídeos sobre esses temas na internet. No canal “José Roberto Marques”, no YouTube, você encontrará diversos deles!

EXEMPLOS DE VÍDEOS MOTIVACIONAIS

Confira alguns exemplos de vídeos motivacionais e se inspire com as poderosas lições que eles transmitem.

Sonho


Nunca desista de um sonho, não importa qual seja o tamanho dele. Tenha coragem, ousadia e se arrisque sempre! Lute por aquilo em que você acredita e você realizará tudo o que mais almeja!

Pensamentos extraordinários


Frases poderosas de grandes nomes e pensadores que realizaram grandes feitos e foram bem-sucedidos em suas áreas de atuação.

A Idade de Ser Feliz


O tempo ideal para realizar sonhos e objetivos é agora. Hoje é o dia exato para aproveitar a vida intensamente, enquanto podemos vivê-la.

A escolha da pílula

Todos nós possuímos um potencial infinito, capaz de realizar tudo o que sonhamos ou almejamos. Basta que esse potencial seja despertado.

E você, ser de luz, o que pensa sobre os vídeos motivacionais? Quais são as temáticas que mais o atraem nesse sentido? Há algum vídeo particular que tenha mexido com as suas capacidades motivacionais? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!