Voltar

Pontualidade no Trabalho: Faça dela a sua aliada para o crescimento profissional

Publicado em | 0 comentários
Pontualidade no trabalho

Stokkete/Shutterstock A pontualidade no trabalho é um diferencial que ajuda na produtividade e na carreira

 

Quando falamos em produtividade, um dos principais desafios das empresas, com certeza, é a pontualidade no trabalho, uma vez que a falta dela compromete o alcance efetivo dos resultados. Imagine deixar os colegas e líderes te esperando para uma reunião ou mesmo um cliente “de castigo” porque você não chegou na hora combinada! Com certeza, esta atitude causa desconforto nas pessoas e aumenta a sensação de descaso da sua parte.

Os atrasos comprometem a credibilidade do profissional, denotam falta de compromisso com suas demandas, dificuldades na gestão do tempo e, às vezes, até mesmo certo descaso com a empresa. Para não criar uma imagem negativa como esta, é importante que o colaborador compreenda que se ele chega constantemente atrasado, não está prejudicando apenas a si, mas a todos que, direta ou indiretamente, dependem do seu trabalho.

Como consequência disso, é criado um ciclo de improdutividade ainda maior na organização, que constantemente perde tempo e dinheiro em decorrência da falta de pontualidade no trabalho do seu colaborador. Por conta desta falta de assiduidade do funcionário, em muitos casos, as empresas optam até mesmo pelo seu desligamento. Fique atento e não comprometa seu emprego e nem sua carreira.

Dicas Para Ter Pontualidade no Trabalho

Sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo e que o sistema de transporte das cidades também não colabora com o trabalhador, entretanto, estas não podem ser desculpas para atrasos frequentes e para a falta de pontualidade no trabalho. Se os seus colegas conseguem, você pode também!

Para isso, é preciso traçar estratégias efetivas para driblar as dificuldades de locomoção, não deixar que isso lhe tire a oportunidade de crescer em sua carreira ou mesmo te leve a ser demitido. Vamos conhecer algumas dicas:

Planejamento – se você perde muito tempo escolhendo a roupa, fazendo seu almoço cedo ou se arrumando para o trabalho, busque escolher o que você vai vestir na noite anterior e já deixe tudo mais preparado para otimizar seu tempo ao acordar. Do mesmo modo, se você mora longe da empresa, acorde mais cedo e tente fazer o trajeto num horário diferente do atual. Tenha como meta chegar pelo menos 10 minutos antes do seu expediente, pois essa flexibilidade evita estresse, correria e confere um tempo extra para se preparar para sua jornada diária.

Elimine a procrastinação – este é um dos problemas que mais afetam a pontualidade no trabalho, pois a procrastinação também faz com que o funcionário constantemente se atrase, uma vez que ele sempre deixa tudo para última hora (se arrumar, sair de casa, pegar o transporte público), não se programa direito e acaba perdendo os horários.

Tenha foco – um profissional focado em sua carreira, que sabe o que quer; que deseja crescer, construir uma imagem positiva e alcançar suas metas na empresa sabe o quanto é importante ser pontual em seu trabalho. Este foco nos resultados faz com que pense seu tempo de forma diferente e busque otimizá-lo o máximo possível, sem deixar espaços para atrasos.

Compromisso e respeito – no ambiente de trabalho as tarefas estão sempre interligadas, sendo que cada um deve fazer sua parte para construir grandes resultados.  Lembre-se disso como uma âncora para não se atrasar, honre seu compromisso com a empresa e respeite seus colegas, pois eles também dependem de você e são prejudicados quando você desrespeita os horários.

Por fim, em se tratando da pontualidade no trabalho quero falar também da importância de ser honesto consigo mesmo e com a empresa. Às vezes, o que faz com que o profissional se atrase tanto é, na verdade, a insatisfação com seu emprego, com sua vida, com os seus resultados e com aquilo que faz todos os dias.  Ninguém gosta de se levantar para fazer o que não gosta!

Este é um problema que você precisa enfrentar, pois mesmo que num primeiro momento seja complicado assumir que não está feliz em sua carreira atual, este também pode ser o impulso que precisava para mudar, transformar sua realidade, alimentar sentimentos e comportamentos mais positivos em relação ao trabalho e, finalmente fazer aquilo que realmente ama.

Avalie e veja se este também não é o seu caso e ouse mudar de carreira, emprego, profissão. Permita-se e não atrase mais a sua felicidade profissional!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!