Existe um provérbio bastante popular que diz que a palavra é de prata, enquanto que o silêncio é de ouro. Realmente, dizer as coisas certas é muito bom, mas saber a hora de se calar é uma qualidade extraordinária. Além de evitar falar coisas que não gostaria, o poder do silêncio é positivo porque nos possibilita ter uma visão mais ampla da situação, para que seja possível refletir com serenidade antes de tomar decisões e nos pronunciarmos. Além disso, traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.

O Poder do Silêncio e os Benefícios de Desacelerar

Ficar em silêncio significa muito mais do que apenas manter-se calado, pois envolve conectar-se consigo mesmo. Em um mundo cada vez mais agitado e barulhento, apreciar a sua própria companhia irá permitir que consiga ouvir os seus pensamentos e sentimentos, passando a se conhecer e se entender infinita e profundamente melhor. É uma oportunidade maravilhosa para entrar em contato com o seu eu interior.

Confira, a seguir, os principais benefícios que o silêncio pode te proporcionar, o que inclui tanto a saúde física quanto emocional e mental.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

1 – Conectar-se Consigo Mesmo

Quando se está em silêncio e em um ambiente tranquilo, é possível encontrar a paz e entrar em uma profunda conexão consigo mesmo. Pessoas ansiosas ou aquelas que estão passando por uma fase turbulenta em suas vidas se sentirão muito bem ao praticar o silêncio durante alguns minutos do seu dia. É como se a quietude fosse capaz de organizar as ideias que estavam embaralhadas, trazendo sentido para algo que parecia confuso.

Esses momentos de silêncio também irão promover o autoconhecimento, para que passe a entender melhor o que sente e como cada sentimento influencia em suas ações e decisões. Assim, conseguirá, pouco a pouco, desenvolver uma habilidade extraordinária, conhecida como inteligência emocional, que possibilita um controle mais efetivo em relação às suas emoções.

2 – Redução dos Níveis de Estresse

PSC

Conviver em um ambiente cheio de ruídos e pessoas falando ao mesmo tempo é, comprovadamente, um agravante ao estresse. Então, se o excesso de barulhos pode ser prejudicial, imagine o quanto o silêncio pode ser positivo. Uma pausa de 5 minutos de silêncio durante o seu dia em um local tranquilo irá te ajudar a relaxar e renovar as energias para enfrentar os ruídos das ruas, do seu trabalho, da sua casa, enfim, da onde for.

Quando chegar em casa após um dia cheio de trabalho e quiser relaxar, evite ligar imediatamente a TV, pegar o celular para checar as redes sociais ou colocar uma música para tocar. Experimente desfrutar do silêncio durante alguns minutos enquanto descansa no sofá ou onde preferir. Esses momentos de quietude, mesmo que sejam curtos, irão fazer maravilhas em sua vida e te proporcionar tranquilidade e paz.

3 – Melhora do Sono

Aqueles que sofrem com a insônia podem se valer do poder do silêncio para vencer esse problema. Muitas pessoas deixam a TV ligada até pegarem no sono, porque acreditam que os sons das pessoas falando irão ajudá-las a dormir. Contudo, a verdade é que o barulho agirá de forma contrária, retardando o relaxamento do corpo e da mente, assim como a luz que estimula o cérebro. Por isso, o mesmo vale para assistir vídeos no celular antes de dormir.

O ideal é que se recolha em silêncio alguns minutos antes da hora de adormecer e possa relaxar o corpo ao se deitar, sem distrações que mantenham a mente ligada. Inclusive, muitos especialistas têm indicado a prática da meditação como uma forma de tratar a insônia, porque o silêncio é capaz de relaxar e ajuda a promover um descanso mais saudável e efetivo.

4 – Promove a Saúde do Coração

Como disse anteriormente, o excesso de barulho pode ser um agravante para o estresse, o que, consequentemente, aumenta as chances de problemas cardiovasculares. Nesse sentido, o silêncio é capaz de reduzir as taxas da pressão arterial, além de melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso porque, quando está tranquilo, um indivíduo apresenta redução na frequência cardíaca, passa a respirar melhor e tem suas ondas cerebrais estabilizadas.

Outro ponto interessante a ser considerado é que a tranquilidade promovida pelo silêncio faz com que se tenha menor inclinação a vícios, como o cigarro, por exemplo, e a comer alimentos gordurosos em excesso. Dessa forma, o colesterol é melhor controlado e evita-se o aumento da pressão arterial. Portanto, estar com a mente sã é um passo fundamental para que o corpo também esteja saudável.

5 – Melhora a Memória

Além de todos os benefícios que compartilhei ao longo deste artigo, o silêncio e a tranquilidade ajudam a aumentar a produção de células no cérebro. Assim, o hipocampo, área cerebral responsável pelo aprendizado, pela memória espacial, e também pelas lembranças de curto e longo prazo, se torna cada vez mais forte.

Essas informações foram obtidas através de diversos estudos realizados na área da neurociência, que derrubaram descobertas anteriores de que os neurônios não tinham o poder de regeneração. Na prática isso se chama neuroplasticidade! Sendo assim, passar cerca de duas horas por dia em silêncio é capaz de proporcionar todos esses benefícios ao seu cérebro e, consequentemente, à sua memória.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Dicas Para Desfrutar do Poder do Silêncio

Após conhecer os benefícios, chega a hora de saber como fazer para desfrutar das maravilhas que o silêncio pode te proporcionar. Confira e experimente!

Meditação: a prática meditativa é uma maneira extraordinária de manter-se em silêncio tanto em relação à fala, quanto à audição e aos pensamentos. Assim, conseguirá se conectar com seu eu interior e entrar em um profundo estado de relaxamento.

Exercícios de Respiração: aproveitar o silêncio para respirar melhor também é bastante positivo. É uma ótima maneira de oxigenar o cérebro e aliviar a ansiedade. Alguns minutos diários de prática por dia serão suficientes para que se torne uma pessoa mais tranquila.

Permita-se Não Fazer Nada: escolha um momento do seu dia para não fazer nada e relaxar. Fique em uma posição confortável, em um lugar tranquilo e mergulhe profundamente nos seus pensamentos.

Observe e Agradeça: outra forma interessante de praticar o silêncio é caminhando. Aproveite para ir a um local bonito, observar as paisagens ao seu redor e agradecer pelo momento de paz que está vivendo.

Como podemos ver, o silêncio tem um poder extraordinário de te fazer relaxar e se conectar profundamente com o seu eu interior. Ao conquistar este autoentendimento conseguirá se conhecer melhor e encontrar todas as respostas que precisa para tomar boas decisões, se acalmar, sentir-se mais pleno e agir de acordo com a sua essência. Estar em paz com a mente impactará de forma positiva em sua saúde física, emocional e mental. Valorize o poder do silêncio, conecte-se com a sabedoria destes momentos e fique melhor em todas as áreas da sua vida.

Copyright: 432314551 – https://www.shutterstock.com/pt/g/luismolinero