Voltar

PMO: Como Implementar em Seus Projetos?

Publicado em | 0 comentários
PMO

Rawpixel. com/Shutterstock Implementar o PMO é importante para viabilizar a realização de projetos importantes para a empresa

 

Imagine ter uma grande ideia em mente para fazer a sua empresa crescer mais, mas não saber ao certo como colocá-la em prática. Ruim só de imaginar, não é mesmo? Por outro lado, esta já é uma situação que não acontece nas organizações que decidiram implementar PMO como um método de gerenciamento e execução de seus projetos.

Ter um departamento de Project Management Office; que atua como um escritório de planejamento de projetos; é o meio que muitas empresas encontraram para tirar do papel seus empreendimentos importantes. Deste modo, elas finalmente conseguiram torná-los viáveis e tanto do ponto de vista financeiro, gerencial, processual como também humano.

Como Implementar PMO

Mesmo sabendo de tudo isso, a grande questão que fica no ar é entender, na prática, como implantar o PMO na organização, tirar as ideias do papel e beneficiar os projetos de seus métodos. Para isso é importante poder contar com um gerente de projetos, profissional especializado no assunto, e que dará todo o suporte necessário à criação do departamento que ficará a cargo da condução dos projetos por meio do Project Management Office.

Ter este acompanhamento é importante para garantir que a execução do trabalho está alinhada com as diretrizes estratégicas da organização e dentro dos parâmetros de custos e prazos estipulados por ela. Isso quer dizer que para implementar um setor como este, também é essencial que todas as áreas e líderes da empresa, estejam cientes de que sua colaboração é fundamental para o sucesso dos projetos.

Objetivos do PMO

Os objetivos do PMO é padronizar os processos, fazer um melhor controle de qualidade, viabilizar e administrar recursos, gerir o trabalho, as pessoas e os prazos e garantir a perfeita sintonia na execução das tarefas. Além disso, no âmbito de um projeto, também deve apresentar relatórios de andamento, avaliar o desempenho individual e coletivo dos profissionais e monitorar cada fase da realização do empreendimento.

A intenção é que com isso os projetos importantes não se percam pela falta de um gerenciamento mais assertivo, planejado e próximo da sua execução. Não é simplesmente delegar, mas sim acompanhar cada etapa, oferecer condições de trabalho adequadas e também ter visão sistêmica para estar atento a tudo, corrigir falhas processuais e possíveis conflitos e dificuldades no que tange o fator humano.

Além disso, ao implementar o PMO diariamente são apresentados os relatórios de progressos, as tarefas a serem realizada no dia para que assim, toda equipe esteja a par do andamento e das demandas que cada um está executando.

Esta organização precisa permite fazer um gerenciamento correto dos projetos e confere à empresa redução de custos, tempo, colocar em prática seus alvos, tornar real suas metas e objetivos e aumenta drasticamente suas chances de crescer e destacar-se no mercado.Gostou? Então conheça melhor o PMO e leve seus benefícios para os projetos da sua empresa!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!