© Depositphotos.com / olly18 A partir do momento que você escolhe o curso que vai fazer na faculdade, já está começando a percorrer o início do caminho da sua carreira.

A partir do momento que você escolhe o curso que vai fazer na faculdade, já está começando a percorrer o início do caminho da sua carreira. E daí para frente as suas responsabilidades, tanto como a sua conexão com o curso e a área escolhida só aumentam.

O QUE É O PLANO DE CARREIRA?

É para isso que serve o plano de carreira, para auxiliar o estudante ainda na faculdade que está adentrando ao mercado de trabalho através de estágios e programas de trainees. Mas essa é a definição correta, simples assim?

Não. É importante saber que existem dois tipos de plano de carreira. O que é feito pela empresa e o que é criado por você mesmo, baseado nos seus objetivos e aptidões, enquanto o da empresa projeta pensando nas necessidades e metas.

Então, podemos definir o plano de carreira de uma empresa como uma forma de incluir o profissional recém-contratado em uma escada rolante que segue na mesma velocidade que a empresa, entende? É uma forma de fazer com que todo o trabalho e esforço dado por um profissional não seja comprometido com um suposto término de contrato. Isso é o que muitos profissionais procuram quando estão na fase de escolher um lugar para trabalhar.

Mas, é comum também encontrarmos funcionários que estão se baseando nos seus próprios objetivos. Para eles o plano de carreira da empresa não serve, o que ele precisa é de seus sonhos, de sua escalada individual rumo ao que ele estabeleceu como sendo o topo de sua carreira.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

PSC

 

POR QUE FAZER UM PLANO DE CARREIRA?

O autodesenvolvimento é o que mais se relaciona com o que é plano de carreira. Porque um plano de carreira, bem elaborado e, acima de tudo, bem sucedido, é a síntese de um profissional que venceu todos os seus medos, suas próprias dificuldades e receios, para se tornar em alguém que ele um dia, lá atrás, idealizou. E se tornar no que você considera ideal é uma das melhores coisas que um profissional pode conseguir. É aquela sensação de estar bem consigo mesmo, de ter conquistado, afinal, o que tanto se quis, de alcançar o seu sonho!

Você já acordou em um belo dia e a primeira coisa que veio à sua mente foi a lembrança de ter um sonho realizado? Pois é! É disso que estou falando. Quando se fala em plano de carreira, existem alguns pontos da sua personalidade que são destacados.

Esses pontos de destaque são os maiores motivos para você fazer o seu próprio plano de carreira. E quais são eles? O autoconhecimento para poder elaborar bem o seu plano e o que é o ideal para você. O foco para se ater às atividades que quer desempenhar que te levarão para mais perto do seu sonho. O controle da ansiedade que pode fazer com que você queira pular etapas simplesmente pela vontade de alcançar logo o que foi premeditado. A segurança nas suas próprias decisões para ser firme quando necessário ou em um momento de dúvida e imprevistos. E, por fim, o diferencial que vai surgir em você com todos esses pontos super desenvolvidos.

 

ELABORE O SEU PLANO DE CARREIRA

Fazer um plano de carreira pode ser simples. Primeiro você vai identificar quais são as suas aptidões, aquilo que mais se destaca em você e aquilo que mais você gosta de fazer. Se o resultado for o mesmo, ótimo, mas se não for, una essas duas coisas e você terá a sua especialidade.

Veja também quais são os seus pontos fracos. O que é que te impede de ser um profissional melhor? O que às vezes tira um pouco da qualidade do que você faz? Reflita sobre tudo isso e perceba quais são as pedras no seu sapato.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Em seguida, estabeleça metas para trabalhar nas áreas que precisam ser aperfeiçoadas, nas pedrinhas que precisam ser eliminadas e no aperfeiçoamento e manutenção das suas especialidades.

Trace cronogramas para o seu crescimento e veja onde você quer estar daqui a 5, 10, 15, 20 anos. Estabeleça um caminho de atividades e metas que te levem para o lugar desejado.

Simples assim, você terá o seu plano de carreira realizado.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!