Kitzcorner/Shutterstock Contar com uma planilha de orçamento é fundamental para saber administrar bem o seu dinheiro

Se você não quer ser engolido por dívidas, é mais que hora de começar a controlar seu orçamento. Digo isso, porque em meio a uma real crise econômica e alta no desemprego, saber administrar sua vida financeira e seus rendimentos é fundamental para fazer uma gestão efetiva dos seus gastos.

Outro argumento importante, para aprender agora a educar-se financeiramente, é o fato de que, segundo o Banco Central, em 2015, mais de 46% das famílias brasileiras estão endividadas. Ou seja, atualmente quase metade da população está com dificuldades para pagar suas dívidas.

Se você faz parte desse grupo e quer deixá-lo ou então, se não quer entrar nesta estatística, o ideal é buscar ferramentas para ajudar a gerir sua renda. Para ajudar neste processo, minha dica é – comece criando uma planilha de orçamento.

Por que é Importante Controlar seu Dinheiro?

Este é um modo simples e, muito prático, para organizar as despesas e controlar as entradas e saídas mensais de dinheiro. Numa planilha você pode centralizar todas as suas despesas e saber onde suas finanças estão sendo realmente aplicadas.

Este acompanhamento é fundamental, pois possibilita fazer um mapeamento exato de todas as suas despesas, incluindo as essenciais e também as extras; aqueles gastos com supérfluos que podem e devem ser eliminados.

Esta análise também inclui o consumo no cartão de crédito, atualmente um dos maiores vilões dos brasileiros. Para se ter uma ideia, as taxas são tão altas que, em 2015, estimativas apontam que devem chegar a 400%, ao ano. Novo recorde no Brasil.

PSC

Se você quer evitar estes tipos de taxamentos, outra boa dica é – evite usar o seu cartão de crédito e, caso use, sempre pague a fatura integralmente. Quando pagamos valores menores, os juros sempre são maiores, o que implica pagar a mais também.

Com o auxílio de uma planilha de orçamento (existem diversos modelos na internet) você deve incluir todos os gastos e buscar fazer um enxugamento de suas contas. Para isso, busque classificar quais são as contas básicas e essenciais (escola, plano de saúde, água, luz, internet, supermercado, transporte), as transitórias (compras parceladas) e as supérfluas (gastos com baladas, compras desnecessárias e refeições fora de casa).

Invista em sua educação financeira e na de sua família e comece agora a mudar seus comportamentos de consumo. Antes de comprar qualquer coisa, avalie e reavalie se você realmente precisa adquirir mais do que já possui.

Acredite – a economia também é um caminho positivo que nos leva a grandes resultados. Experimente poupar, pois o dinheiro que deixa de gastar hoje; pode transformar sua vida amanhã. Trate bem dele, que ele tratará bem de você!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe!