Voltar

Dicas Para Planejar 2017 e Conquistar suas Metas com Sucesso!

Publicado em | 0 comentários
Planejar 2017

Underverse/Shutterstock Veja dicas poderosas e o passo a passo para planejar 2017 e conquistar suas metas e objetivos com louvor

Nunca é tarde para planejar 2017, mas é importante que você faça isso com alguns meses de antecedência, tanto para se preparar para implementar as mudanças, como para se programar mentalmente para colocar seus planos de ação em prática no próximo ano, sem falta, sem postergar e sem desculpas. Para isso, conheça o passo a passo:

Dicas Poderosas para Planejar 2017

1 Passo – Avaliar o ano de 2016:

Antes de começar a planejar 2017, avaliar seu ano de 2016 é muito importante para entender seu estado atual (onde você está agora) e definir com mais clareza aonde você quer chegar neste próximo ciclo (estado desejado). E mais ainda, é fundamental para não cometer os mesmos erros, definir metas e objetivos congruentes com seus anseios pessoais e profissionais e poder realiza-los verdadeiramente.

Pergunte-se:

  • O que você deve Continuar a fazer para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais em 2017?
  • O que você deve Parar de fazer para atingir estes objetivos em 2017?
  • O que você deve Começar a fazer para atingir os seus seu alvos profissionais e pessoais em 2017?
  • O que eu Quero para minha vida pessoal, minha carreira, meu negócio e meus relacionamentos em 2017?

Importantemuita gente planeja o próximo ano olhando apenas para o novo ciclo que vai começar. Porém, como disse – sem saber o que você fez de certo e, especialmente o que fez de errado, a pessoa corre o risco de repetir os mesmos comportamentos e ter os mesmos resultados ruins do ano anterior.

Como eu sempre digo, para ter Resultados diferentes, acima da média, é preciso Ousar Fazer Diferente também.

2 – Passo – Definir de Metas e Objetivos

Depois de saber qual o estado da sua vida neste momento atual, é hora de definir quais são seus principais alvos para 2017. Geralmente as pessoas colocam seus objetivos num bolo só, ou seja, as metas pessoais e profissionais todas naquela lista de final de ano e elas acabam se perdendo. Eu já indico o contrário, fazer listas individuais, com de 3 a 5 metas em cada área da sua vida.

Por exemplo: 3 Metas Profissionais (1- Conquistar um aumento, 2- Ser promovido e 3- Conquistar um cargo de liderança na empresa) até 31 de dezembro de 2017.

Importante – As metas precisam ter datas, porque quando você coloca um prazo você assume um compromisso maior com a realização daquele objetivo. Portanto, sempre inclua um prazo para realizar seus objetivos.

Ah, outra coisa importante é ter um indicador, algo que comprove na prática que você conseguiu realizar sua meta com sucesso. Exemplo de evidências – promoção, cargo de gestor e salário maior.

A mesma lógica pode ser repetida em sua vida pessoal, nos relacionamentos afetivos, familiares, sociais, nos cuidados com a saúde e bem-estar, lazer, projetos como viagens, finanças pessoais e por ai vai.

Por exemplo: se você deseja cuidar mais da sua saúde e do seu corpo, defina de 3 a 5 metas para o ano de 2017. Exemplo 1-  fazer atividades físicas cinco vezes por semana, 2-  fazer uma boa reeducação alimentar e 3 – perder x quilos – 4 correr uma maratona inteira – 5 –cuidar da saúde com mais atenção.

Estes são alguns exemplos de formas simples de definir os alvos.

3 Passo – Definir o  Plano de Ações (ou seja, saber como você vai realizar tudo isso).

Pegando o exemplo da carreira, se você quer ser promovido ou mesmo conquistar um novo emprego, é importante avaliar como você vai realizar seus objetivos. Para isso, procure identificar:

  1. Quais são as competências exigidas para o novo cargo/emprego?
  2. Quais delas você já possui ou ainda precisa desenvolver?
  3. Quais cursos e especializações podem te ajudar a realizar este objetivo?
  4. Quais são as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais que você precisa desenvolver para potencializar suas chances de sucesso?
  5. O que você vai fazer na prática para ser o candidato “ideal”?

Com estas respostas você já estará no meio do caminho. Se, por exemplo, para o novo cargo você viu que ter um perfil de liderança é muito importante, seu plano de ações deve ser baseado em desenvolver competências de liderança que te ajudem a realizar seu projeto.

4 Passo – Colocar o Plano em Prática

Definidas as metas é hora de Agir e começar a colocar seu planejamento para 2017 em prática.  Saiba que qualquer coisa que você queira realizar vai exigir foco; comprometimento; empenho; preparo e até mesmo alguns sacrifícios. Como tal é importante que você este verdadeiramente comprometido com seus objetivos, com suas metas e com os sonhos que deseja realizar em 2017.

Importante – Defina uma data para começar a colocar seu plano em ação. Exemplo – X dia de janeiro eu vou começar meu curso tal; X dia vou voltar para a academia…

Dica 1 – para manter o foco é essencial que você tenha todas as suas metas sempre a vista. Coloque lembretes no celular, na tela do computador, na porta da geladeira, onde você possa ter uma âncora positiva sempre te conectando com suas realizações e te motivando a agir e seguir firme para realizar seus sonhos.

Dica 2 Busque manter sua disciplina e acompanhar o desenvolvimento das suas ações. Todos os meses, mensure seus progressos. Acompanhar seu desenvolvimento é essencial para motivar-se, comemorar os acertos e corrigir erros e manter-se perseverante.

Dica 3 – Programe sua mente para dar cero. Para ter resultados diferentes e planejar 2017 e realizar seus alvos, é importante programar sua mente para o sucesso e eliminar pensamentos e comportamentos que sabotam seus resultados. Para isso, é essencial vencer suas crenças limitantes e buscar alimentar apenas emoções e ideias positivas, como por exemplo – eu posso, eu consigo, eu sou capaz, eu sou vencedor, eu sou disciplinado, eu faço, eu aconteço, eu ouso, eu realizo…

Isso é muito poderoso para elevar a autoestima e a autoconfiança da pessoa e empoderá-la.

Coaching Para Acelerar suas Metas e Objetivos

Como eu trabalho e ministro cursos para muitos profissionais e também sou especialista em Coaching e carreira, eu posso dizer que o Coaching tem sido um poderoso aliado no desenvolvimento e alcance rápido das metas dos profissionais de todas as áreas.

Isso porque o método oferece uma estratégia orientada para resultados, com alvos e prazos claros. Assim, o Coaching ajuda a eliminar comportamentos sabotadores como: procrastinação; crenças limitantes; baixa confiança; má gestão do tempo, por exemplo, a desenvolver novas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, aprimorar talentos e eliminar gaps.

Isso, com o acompanhamento de um coach, potencializa a que a pessoa trabalhe de forma assertiva e realmente Focada no alcance de suas metas e objetivos e conquiste o sucesso desejado. Coloque estas dicas, comece agora a planejar 2017, a colocar em prática estas dicas, potencialize  e ouse ter resultados extraordinários! Boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!