Voltar

Pilares da PNL: Quais são?

Publicado em | 0 comentários
pilares da pnl

Sebastian Kaulitzki Pilares da PNL

A Programação Neurolinguística, também chamada de PNL, é uma eficiente metodologia que foca na utilização do cérebro para atingir objetivos, metas e sonhos em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar e até mesmo espiritual.

Ela nada mais é do que um processo que estuda e analisa como os nossos sentimentos e emoções bem como a linguagem verbal e não verbal influenciam e interferem em nossos comportamentos e atitudes.

Criada e desenvolvida pelos estudiosos John Grinder e Richard Bandler durante a década de 70, a PNL, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas utilizada no contexto da Psicologia em terapias. Este processo também pode oferecer grandes resultados quando aplicado no contexto organizacional e na gestão de pessoas para desenvolver pessoas e profissionais em diferentes contextos.

Pilares da PNL – Programação Neurolinguística

Conheça os principais Pilares da PNL e como eles funcionam:

Rapport

Derivada da expressão francesa “rapponter”, a palavra rapport significa, de forma literal, trazer de volta. Ela nada mais é do que uma harmonia, uma conexão, uma empatia. Uma técnica de gerar uma sintonia mútua entre pessoas, de se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente, de se comunicar de forma intensa através de comportamentos, voz, gestos etc.

Esta técnica, utilizada na PNL, auxilia na troca de informações, na conexão, na geração de segurança, no acolhimento e na aceitação para mudanças de comportamentos, para melhora de comunicação, para resolução de problemas, entre outras situações.

 Acuidade Sensorial

Segundo a programação neurolinguística, todas as referências que utilizamos para compreender o mundo e seus processos são identificados através dos nossos cinco sentidos. Ou seja, tudo aquilo que nós sentimos, ouvimos, pensamos e experimentamos nos afeta de alguma maneira.

Trata-se de uma maneira de perceber o mundo e tudo ao nosso redor e como tudo nos influencia através da utilização do tato, olfato, paladar, visão e a audição.

 Meta

Trata-se de um pilar da PNL que trata exatamente de tudo aquilo que o cliente almeja alcançar. Identificando e listando todos os objetivos e o prazo para que cada um seja alcançado com sucesso. Quando mais específico são as metas, mais chances de conquistar aquilo que se quer.

Flexibilidade

A flexibilidade trata exatamente da capacidade de ser maleável, de procurar novas rotas, novas opções, novos caminhos. É ter várias escolhas e alternativas disponíveis para tentar novas maneiras de agir, pensar e fazer. Ela parte do princípio de que comportamentos iguais produzem resultados iguais e comportamentos diferentes podem produzir resultados extraordinários.

Benefícios da PNL

Confira alguns dos benefícios que a programação neurolinguística oferece:

  • Transformação de ações e atitudes;
  • Mudança de padrões de pensamentos;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Eliminação de crenças limitantes;
  • Desenvolvimento de emoções positivas;
  • Aperfeiçoamento da inteligência emocional;
  • Capacidade de resolver conflitos e tomar decisões;
  • Melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais.

E você já conhecia a programação neurolinguística? Já utilizou este processo em algum momento de sua vida ou carreira? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!