Conviver com pessoas estressadas é sempre complicado e quando elas estão no ambiente de trabalho fica ainda mais difícil. O problema é que, atualmente, quase todo mundo está estressado e com a sensação de estar sobrecarregado. A estratégia mais inteligente nesses casos é saber como lidar com elas no trabalho de maneira que possam aliviar a tensão e possam voltar a ser mais produtivas.

Neste sentido, a seguir eu listei algumas dicas de como melhorar o relacionamento diário com esses colegas estressados e tornar o trabalho mais produtivo e positivo também. Profissionais que se sentem esgotadas não rendem e não representam vantagens para a equipe, então foque em resolver essa questão.

Pessoas Estressadas no Trabalho: 4 Dicas de Como Lidar com Elas!

Veja como manter um relacionamento interpessoal positivo com os indivíduos que estão passando por uma fase estressada na empresa, aprenda como ajudá-los e contribua para ambiente organizacional mais positivo para todos. Confira:

Estabeleça um Foco Para Sua Equipe

Você sabe o que deixa as pessoas extremamente estressadas no ambiente de trabalho? Pesquisas apontam que é a falta de foco em suas atividades. O fato de ter rede de comunicação interna, e-mails e telefones para administrar em paralelo ao trabalho tira a concentração das pessoas.

Obviamente, não dá para simplesmente ignorar o telefone ou os e-mails, mas é possível trabalhar com eles de forma mais saudável. Estabeleça que a cada uma ou duas horas sua equipe visualizará mensagens e que não deixem essas abas abertas no computador fora desse horário. O telefone é imprevisível, mas pode ser criado um rodízio de funcionários que cuidarão dele.

Seja Justo na Distribuição de Trabalho Para Evitar Pessoas Estressadas

PSC

Geralmente, as pessoas estressadas estão nervosas com outras pessoas e, nesse caso, pode ser uma falha do líder da equipe. Quando for distribuir as tarefas da sua equipe, tenha cuidado para que ninguém fique sobrecarregado. Pode até ser que um dos integrantes se saia melhor numa determinada atividade, mas não adianta deixá-lo com muito trabalho enquanto os outros não estão fazendo quase nada.

Antes de aceitar qualquer projeto, reflita no quanto ele pode ser positivo para a empresa e se sua equipe tem condições psicológicas, físicas e tempo para assumir a empreitada. Lembre-se de que pessoas estressadas não são pessoas muito produtivas quando estão nesta situação.

Estabeleça um Período de Trabalho Sem Interrupções

Um truque que a mente nos prega durante o trabalho é tentar nos levar para outras atividades. Sendo assim, é importante estabelecer junto a sua equipe que haverá um período de uma hora de trabalho sem interrupções todos os dias. Pode ser a primeira hora da manhã ou aquela primeira hora depois do almoço. Um tempo em que ninguém deixa as suas tarefas para resolver nenhuma outra questão, uma hora de foco total.

Defina Metas Congruentes

Ter metas não é o que deixa as pessoas estressadas, mas sim perceber que não é possível atingi-las. Sendo assim, é interessante estabelecer com a sua equipe prazos para realizar determinadas tarefas, dando-lhes suporte para tal. Isso significa incentivar a produtividade observando o quanto à pessoa consegue realmente realizar com qualidade.

E você, como está o seu nível de estresse hoje? Espero que tenha gostado das minhas dicas de como lidar com pessoas estressadas no trabalho de forma inteligente e sem atritos e possa colocar tudo isso em prática em seu dia a dia. Lembre-se de ser empático, colocando-se no lugar das pessoas estafadas, observe as mudanças no ambiente e sempre que sentir que seu estresse também está subindo, busque encontrar estratégias efetivas para não se prejudicar.