Mikko Lemola/ Shutterstock Para muitas pessoas, a ansiedade é um ponto forte e traz grandes resultados.

De 0 a 10, o quanto você se considera uma pessoa ansiosa? Saiba que esta resposta diz muito sobre você, sua forma de pensar e agir na vida cotidiana e no trabalho. Para muitas pessoas ser ansioso pode ser um drama, entretanto, para outras é um ponto forte, que colabora diretamente para o alcance de seus resultados.

A ansiedade é um sintoma dos novos tempos, onde tudo acontece de forma rápida e dinâmica. Por conta dela, muitas vezes, nos sentimos obrigados a estar em alerta o tempo todo para, deste modo, nos sentimos pertencentes e poder acompanhar este ritmo frenético.

Vantagens de Ser um Profissional Ansioso

Por incrível que pareça, existem sim, muitas vantagens em ser uma pessoa ansiosa, especialmente, quando você é um profissional focado e dinâmico. No contexto de trabalho, quando bem administrada, a ansiedade pode ajudar o colaborador na realização de suas tarefas diárias e também a destacar-se dos demais.

O profissional ansioso é aquele que respeita os prazos e sempre busca se antecipar aos problemas, pois está sempre pensando à frente. Por avaliar e repensar várias vezes sobre a mesma situação, consegue ampliar sua visão em relação aos desafios, construir alternativas, ser criativo, tomar decisões menos impulsivas e mais assertivas.

Além de todas estas vantagens, é importante salientar que por mais que possa ser usada positivamente, quando a ansiedade toma proporções maiores e, começa a deixar a pessoa muito acelerada e sentindo-se cansada, pelo volume constante de informações em sua mente, deve-se buscar ajuda especializada para entender as causas de tanta inquietação e controlá-la.

PSC

Como o Coaching pode Ajudar

Para controlar o excesso de ansiedade e, aprender a usá-la a seu favor, o primeiro passo é desvendar as origens de tanto desassossego. Neste sentido o Coaching, com suas técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, auxilia a que a pessoa passe por um intenso processo de autoconhecimento, que lhe proporcione entender as causas da ansiedade e tratá-la em suas raízes.

O processo ajuda o cliente a compreender as perdas e ganhos que a ansiedade traz à sua vida e, com isso, a buscar as melhores alternativas para conter o stress causado por ela. Ao vivenciar um processo de Coaching, por meio de sessões, o indivíduo tem a possibilidade de criar um plano de ações que lhe permita conviver com sua ansiedade e usá-la em prol da conquista de seus resultados pessoais e profissionais. Faça Coaching e permita-se viver o ser melhor!

E se você também se reconhece como uma pessoa ansiosa, compartilhe sua experiência abaixo!