Sim, lidar com uma pessoa exigente no dia a dia da empresa pode ser bastante desafiador! No entanto, se você olhar pelo viés positivo, essa é uma grande oportunidade também de ampliar os seus próprios padrões de qualidade pessoais e profissionais e de elevar o seu nível de sucesso no que se refere aos aspectos que você precisa e ainda pode melhorar.

Provavelmente, você já teve alguém exigente na sua vida, ou seja, uma pessoa que sempre espera algo extraordinário de você: pai, mãe, irmão, professores, amigos, namorados, e por aí vai. É claro que nós não devemos procurar a perfeição ou nos punir por qualquer erro que cometemos. No entanto, pode ser interessante ter alguém que nos exige um pouco mais, desde que saibamos equilibrar a dose.

O jogo pode ser delicado, mas não é impossível. Neste artigo, você vai compreender como podemos ir além ao lado de alguém mais exigente. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que são pessoas exigentes e como elas surgem nas nossas vidas profissionais?

Pessoas exigentes são aquelas que cobram sempre um bom desempenho de nós. Podemos lidar com pais, amigos, colegas de trabalho e chefes exigentes, o que é sempre um desafio. Todavia, essa cobrança mais rigorosa pode ser um estímulo para que saiamos da zona de conforto e para que descubramos versões ainda melhores de nós mesmos.

No trabalho, por exemplo, ter um líder rigoroso, que cobra com veemência uma boa entrega da sua equipe, ajuda os profissionais a desenvolverem melhor as suas tarefas. Isso, se aliado a um ambiente positivo, de respeito e que dispõe dos recursos necessários, potencializa muito mais o alcance das metas do que um lugar onde o chefe é mais distante da equipe e deixa tudo muito solto.

É como um professor: se ele não for exigente ao detectar os erros das produções dos alunos, não terá como corrigi-los com precisão e fazer com que eles mesmos aprendam o jeito certo de fazer as coisas. Se o professor for muito permissivo e pouco exigente, terá alunos que se satisfazem em fazer o mínimo e alcançar a nota 6,0 — o que certamente não é o seu objetivo!

Como progredir com uma pessoa exigente por perto?

PSC

A grande questão é que, muitas vezes, a exigência é confundida com a falta de educação ou de bom senso e respeito. Bem, como sabemos, até mesmo um atleta de ponta precisa ser exigido e ter cobranças do seu treinador para dar o seu melhor e vencer.

Na empresa, a lógica é a mesma: o líder é o coach do time. Assim, quando ele eleva as suas metas e expectativas, os profissionais têm também a chance de crescer profissionalmente, pois, com os novos desafios, vêm os novos aprendizados e oportunidades de crescimento na empresa.

Se alguém está cobrando algo difícil de você, considere que essa pessoa não estaria fazendo isso se não acreditasse que você é capaz de dar conta dessa demanda. Um colega de trabalho ou um chefe pode acreditar mais na sua capacidade do que você mesmo. Portanto, lance sobre essa cobrança um olhar positivo, capaz de fazer com que você fortaleça a sua autoconfiança e a sua autoestima. Arriscando-se um pouco mais, você pode alcançar os resultados extraordinários que tanto deseja!

Quais são os limites da exigência?

Entretanto, é claro que tudo depende diretamente de como as cobranças são feitas, pois uma pessoa exigente — que sabe cobrar com respeito, motivar e reconhecer o seu grupo — é sempre muito bem-vinda. Por outro lado, quando o gestor impõe níveis de exigência irracionais e incongruentes com as possibilidades reais da sua equipe, isso acaba minando a sua motivação, derrubando a produtividade e aumentando o turnover, pois ninguém quer se sentir o elo fraco e incapaz de conquistar as metas.

Portanto, se você tem em seu trabalho um chefe ou colega muito exigentes, olhe essas pessoas não apenas como cobradores de plantão, mas como parâmetros. Busque nesses profissionais uma inspiração positiva, ou seja, identifique qualidades deles que podem favorecer o seu próprio crescimento na empresa, com o aumento progressivo da qualidade e entrega do seu trabalho.

Todavia, se você perceber que está lidando com colegas ou chefes que cobram de você resultados fora da realidade, que o forçam a fazer jornadas de trabalho exaustivas e que não demonstram o menor reconhecimento pelos seus esforços e resultados, talvez seja melhor rever essa relação. Exigência não é sinônimo de abuso!

Eu também posso ser exigente?

Sim, você pode e deve ser exigente, enquanto estudante, enquanto colaborador de uma empresa, enquanto cliente, enquanto chefe etc. No entanto, apenas exija do outro aquilo que você realmente acredita que ele será capaz de dar. Além disso, entenda que, para cobrar alguém de algo, sobretudo no ambiente de trabalho, é necessário fornecer recursos para que bons resultados sejam obtidos: infraestrutura, conhecimentos, informações, tecnologias etc.

Outro aspecto importante é: procure exigir dos outros apenas aquilo que você pode dar. Não cobre pontualidade do seu colega, sabendo que você tem mais atrasos do que ele. Nesse caso, a sua cobrança é mera hipocrisia. Exija sempre de si mesmo antes de exigir determinadas atitudes dos outros, OK?

Além do mais, mantenha sempre o equilíbrio. Assim como você não gosta que os outros exagerem nas exigências com você, seja minimamente tolerante com os outros e consigo mesmo. Devemos sempre procurar melhorar, mas tendo em mente que somos seres humanos, e não máquinas perfeitas. O aprendizado, principalmente aquele que vem do erro, pode ser muito importante e necessário para o progresso!

Dessa forma, pense no seu potencial ainda inexplorado e em como exigir-se um pouco mais pode melhorar a sua produtividade e a sua automotivação, além de aumentar as suas chances de ser promovido, por exemplo. Então, defina os seus padrões de autoexigência, estipule metas e objetivos realistas, organize as suas demandas profissionais e esteja 100% comprometido com o seu sucesso. Com equilíbrio, você encontrará muito sucesso!

E você, ser de luz, como lida com as pessoas exigentes no trabalho? E com a sua própria exigência na vida profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!