profissionais brasileiros

Rawpixel.com/Shutterstock Sucesso profissional, equilíbrio e trabalhar com propósito: estão entre os anseios dos profissionais brasileiros

A pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens e dos Executivos, realizada pela Cia. de Talentos há 15 anos, tornou-se o estudo “Carreira dos Sonhos”, pela necessidade de se apresentar um cenário mais amplo quando o assunto é sonho profissional.

Em sua primeira edição, 2016, a pesquisa contou com a participação de mais de 70 mil pessoas no Brasil, sendo 63.998 Jovens (estudantes e recém-formados), 5.434 profissionais de Média Gestão (coordenadores e gerentes plenos) e 3.161 de Alta Liderança (gerentes Senior a presidentes).

As perguntas foram pautadas em temas como: propósito de vida, aspirações para carreira, liderança que inspira; o que não querem para sua carreira e onde desejam construir a carreira dos sonhos. Continue lendo e veja os resultados

O Que os Profissionais Brasileiros Querem

Ao serem perguntados sobre o que é mais importante na vida, os jovens responderam sucesso profissional (67%), viajar, conhecer outras culturas (47%) e ter boa relação familiar (37%). Os profissionais de média gestão também concordam com sucesso profissional (62%), seguido de boa relação familiar (50%) e viajar, conhecer outras culturas (33%). Já os profissionais de alta liderança prezam pela boa relação familiar (51%), seguida do sucesso profissional (48%) e aproveitar a vida/ Ser feliz (33%).

Neste sentido, acredito que o sucesso profissional aparece entre as coisas mais importantes na vida, por ser ele que ajudará impulsionar as demais conquistas e realização desses profissionais. Já os pertencentes à alta liderança já estão mais preocupados com as relações pessoais, pois já alcançaram seus anseios profissionais.

PSC

Quando questionados sobre o que é sucesso profissional, os três níveis de profissionais foram unanimes e “paixão pelo que faz” apareceu em primeiro lugar, seguido por “prazer diário no trabalho”. Para mim, o sucesso depende da energia que depositamos em nossas atividades diárias, e se há paixão e prazer, o sucesso, com certeza, é consequência.

Sucesso Pessoal, Equilíbrio e Dinheiro

 Quando o assunto é sucesso pessoal os mais jovens apontaram a realização profissional como fator principal. Para os profissionais de média gestão, os bons relacionamentos afetivos estão em primeiro lugar e agir de acordo com o propósito de vida e o sucesso pessoal dos que ocupam cargos de alta liderança. Equilíbrio de vida aparece em segundo lugar para todos os níveis de profissionais.

Para os que ingressam no mercado de trabalho é comum se almejar ascensão. Conforme vamos passando por ciclos em nossas vidas, a prioridades vão mudando. Mas há de se observar que equilíbrio de vida é importante para todos os níveis de profissional, mostrando que todos prezam por alinhamento de vida pessoal e profissional.

73% dos jovens, 83% dos profissionais de média gestão e 77% dos de alta liderança, afirmam que fariam algo diferente profissionalmente, caso o dinheiro não fosse uma prioridade. Ainda dentro desse contexto, os jovens apontam que viajariam e estudariam mais, os profissionais de média gestão teriam mais tempo para a vida pessoal e trabalhar com o que mais gosta seria o objetivo dos profissionais de alta liderança.

Sobre as aspirações desses profissionais os jovens apontam um trabalho significativo como prioridade. Os outros profissionais desejam inspirar pessoas em sua carreira. Isso fica mais claro porque todos nós, seres humanos, temos uma missão de vida, e queremos deixar um legado. O trabalho é uma ótima forma de alcançar esse objetivo.

O salário é importante, mas é ainda melhor o equilíbrio de vida, sendo o quesito mais votado, pelas três categorias de profissionais. Aceleração de carreira é o segundo entre os jovens e média gestão, já os da alta liderança querem liberdade para tomar decisões. O aprendizado diário é o que mais deixa feliz em levantar para trabalhar os jovens e os profissionais de média gestão. Trabalhos com propósito e desafio aparecem em terceiro e segundo lugar.

Investimento em Aprimoramento

A pesquisa ainda aponta que os jovens de média gestão estão investindo em palestras e workshops, cursos online gratuitos e pós-graduação para o seu desenvolvimento profissional. Quando o assunto é desenvolvimento pessoal aparecem cursos, processos terapêuticos e de autoconhecimento.

Equilíbrio de vida, desenvolvimento, aprendizado diário, trabalho com propósito e desafios, são fatores motivadores e atrativos para a carreira dos sonhos de jovens e profissionais mais experientes e, por isso, se destacam tanto.

Trabalhar em outros países é a experiência que jovens de média gestão desejam ter, já os profissionais de alta liderança desejam ter experiência com consultoria. Para todas as categorias de profissionais ter um negócio próprio aparece em segundo lugar. Em terceiro lugar estão cargos de liderança (jovens), atuar com modelo horizontal (média gestão) e atuar por projeto (alta liderança).

Empresa dos Sonhos

Quando perguntados qual a empresa dos sonhos para se trabalhar, a Google foi apontada como o número um na preferência. Os jovens ainda indicaram a Petrobras, ONU, PwC, Ambev, Odebrecht, Nestlé, Itaú, Unilever e Natura como as suas prediletas. Os profissionais de média gestão, além da Google, indicaram a Natura, Nestlé, Unilever, Ambev, ONU, Petrobras, Apple, Itaú e GE. Para os de alto liderança parecem Natura, Nestlé, GE, Vale, Unilever, Itaú, Ambev, Petrobrás e Fundação Dom Cabral.

O desenvolvimento profissional é o motivo principal pela escolha das empresas entre os jovens de média gestão. Os profissionais de alta liderança priorizam o segmento de atuação. Fazer o que gosta, os desafios, boa imagem de mercado, carreira internacional, remuneração e benefícios, crescimento profissional, referência no segmento e impacto positivo na sociedade, são os outros aspectos importantes para esses profissionais dentro dessas organizações.

Quanto ao meio que conheceram essas empresas, os jovens se informam através do site da empresa e as redes sociais, a média gestão por meio de pessoas que trabalham ou já trabalharam na organização, os de alta liderança consideram a qualidade do produto/ serviço como fator de avaliação.

Inovação e melhoria constante chamam a atenção de jovens de alta liderança quanto as crenças e valores dessas empresas. Para a média gestão a qualidade do produto e serviço é primordial.

Os profissionais, em todos os níveis, desejam trabalhar em empresas que invistam em desenvolvimento e que propiciem oportunidades de crescimento. Essas grandes empresas, destacadas pela maioria dos entrevistados, demonstram esses aspectos.

E se você quer aumentar as suas chances de conquistar um emprego na sua empresa dos sonhos, invista desde já em seu aprimoramento profissional em todos os sentidos. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; desenvolva as habilidades de coach, seus talentos e potenciais e potencialize ainda mais suas chances de sucesso na carreira.

Fonte dados – Cia. de Talentos