homem na entrevista de emprego

© Depositphotos.com / luminastock Para ser contratado, é necessário que o profissional saiba responder adequadamente às perguntas feitas durante a entrevista de emprego.

O processo seletivo é um momento decisivo na vida dos candidatos que estão em busca de uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Isso porque um profissional pode até ter um currículo perfeito, mas precisa saber responder satisfatoriamente às perguntas feitas durante a entrevista de emprego para ser contratado.

Por isso, estar bem preparado para as questões que serão feitas pelos recrutadores é fundamental. É importante lembrar que, apesar das inúmeras perguntas feitas durante a seleção, não existe uma resposta exata para cada uma delas. Em geral, o que importa é ser o mais verdadeiro possível.

Confira, abaixo, as oito perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e como respondê-las de forma adequada:

Me fale um pouco sobre você

Esta é uma das perguntas mais comuns em processos seletivos e, para respondê-la, não existe uma regra certa. A resposta varia de acordo com as expectativas de cada recrutador.

No geral, o que eles buscam identificar é a formação acadêmica do candidato, atividades e hobbies, projeções para o futuro, experiências anteriores, etc.

Onde você pretende estar daqui a 5, 10 e 20 anos?

PSC

Nesta questão, o objetivo do recrutador é identificar quais são os sonhos, projetos e ambições do profissional a curto, médio e longo prazo.

Por que você deseja fazer parte do grupo de colaboradores desta empresa?

Neste momento, é hora de “vender o seu peixe” e demonstrar todo o interesse pela empresa contratante. Uma dica importante é fazer uma boa pesquisa sobre a organização, antes de ir para a entrevista. Saiba claramente qual é a missão da empresa, bem como os valores, atuação no mercado e todas as informações que podem te ajudar a responder esta questão.

Por que você deve ser o candidato contratado?

Ao fazer esta pergunta, os recrutadores esperam que o candidato saiba fazer um bom marketing pessoal. Para isso, é importante que você destaque os talentos e competências que possui e considera apropriadas para o cargo.

Além disso, é importante ressaltar quais as contribuições que poderá oferecer caso contratado.

Quais são seus principais hobbies?

Nesta hora, você pode ser transparente e listar as principais atividades que gosta de realizar durante seu tempo livre, como praticar um esporte ou ler um livro.

Vale ficar atento, entretanto, aos hobbies escolhidos. Isso porque eles não demonstram apenas suas atividades preferidas, mas também indicam suas prioridades, desenvolvimento pessoal, capacidade de lidar com tempo, disciplina, entre outras coisas.

Quais são seus maiores talentos?

Responda quais são as suas maiores qualidades profissionais, como criatividade, responsabilidade, comunicação, organização e determinação.

Quais são seus pontos de melhoria?

Nesta questão, evite destacar seus principais defeitos — como nervosismo ou desmotivação —, pois isso pode diminuir suas chances de ser contratado.

Foque em características que, quando não executadas de forma adequada, podem tornar-se comportamentos a serem melhorados, como perfeccionismo e ansiedade.

Quais são suas principais experiências profissionais e o crescimento que obteve em cada uma delas?

Aqui você deve listar todas as experiências profissionais que adquiriu em todas as empresas pelas quais passou nos últimos anos, suas principais atividades desenvolvidas e, principalmente, o que aprendeu em cada um deles.

E você, quais outras perguntas considera importantes em um processo seletivo? Contribua deixando o seu comentário abaixo!