entrevista de emprego é a etapa mais importante em um processo de seleção e contratação de novos colaboradores. Por isso, tanto para o recrutador quanto para os candidatos, é fundamental estar bem preparado para promover e participar das dinâmicas, bem como para fazer questionamentos precisos e respondê-los de modo esperado.

Mas como sair-se bem? E quais são as principais perguntas e respostas de uma entrevista de emprego? Essas, certamente, são dúvidas recorrentes que sempre pairam a cabeça de alguém em busca de colocação e também dos recrutadores: profissionais responsáveis por fazê-las.

Para ajudar nesse processo tão importante, apresentamos, em seguida, algumas das perguntas mais frequentes em processos de contratação e também oferecemos dicas de como responder esses questionamentos de forma satisfatória e aumentando as suas chances de ser contratado. Confira!

Pergunta 1: Como você se vê daqui a 10 anos? 

O objetivo desse questionamento é avaliar a visão de futuro do candidato, como ele projeta a sua carreira e a sua vida pessoal e se esses planos são congruentes com o que a empresa espera dele/pode oferecer a ele. A empresa quer saber também se o candidato é capaz de fazer planos e de organizar estrategicamente o alcance das suas metas.

Resposta esperada

Eu me vejo feliz e realizado, tendo feito x cursos e especializações, tendo sido promovido à y cargo, com uma equipe de z pessoas, sendo um excelente líder e já tendo acumulado muitos resultados positivos para a empresa e para minha carreira. Na minha vida pessoal, espero estar com saúde e estabilidade financeira, talvez já casado/com filhos etc. Esse é apenas um exemplo, mas o mais importante é que o candidato descreva bem esse futuro, mas de forma clara, sucinta e objetiva.

Pergunta 2: Qual é o seu maior defeito e qual é a sua maior qualidade?

Essa é uma pergunta recorrente e muito importante, pois tem como intuito avaliar o autoconhecimento e a autocrítica do selecionado. Também verifica se o candidato consegue responder com sinceridade e precisão algo que pode ser mais embaraçoso, tirando-o da zona de conforto.

Resposta esperada

PSC

Seja autêntico e apresente pelo menos um ponto forte e um ponto de melhoria como profissional. Nunca deixe de responder, pois falar que não sabe ou que não tem nada a melhorar não inspira verdade. Por exemplo: “o meu ponto forte é a proatividade, e um ponto de melhoria é a organização da minha mesa”. Evite palavras como: “ansioso”, “impulsivo” e “perfeccionista”, por já serem consideradas clichês nas entrevistas de emprego. Além disso, jamais diga algo que possa tirá-lo do processo seletivo, como “desonesto”.

Pergunta 3: Se você fosse um animal, qual você seria? 

Essa pergunta também é frequente nas entrevistas de emprego e induz o candidato a pensar de forma lúdica nas qualidades que ele tem e que poderiam ser representadas positivamente pela figura de um animal. É um meio de verificar também a criatividade e a capacidade argumentativa do profissional.

Resposta esperada

Por exemplo: “Eu seria um beija-flor, por sua delicadeza na forma de fazer as coisas, mas pela efetividade com que faz o seu trabalho, pois, em poucas horas, enquanto se alimenta, esse pássaro consegue polinizar várias plantas, ajudando na continuidade delas e do meio ambiente”. Aqui, vale o conhecimento geral das características do animal escolhido, em associação com as características do próprio candidato. Contudo, assim como na pergunta anterior, é importante ser honesto.

Pergunta 4: Por que nós deveríamos contratar você?

Essa é um pergunta bem generalista, utilizada pelos recrutadores para verificar a capacidade do candidato de “vender” a si mesmo. Aqui, são testadas a sua sinceridade, a sua capacidade de argumentação, a organização do seu raciocínio e o seu poder de persuasão.

Resposta esperada

Ao responder a essa pergunta, é importante que você cite as suas características pessoais e profissionais mais expressivas e positivas. Essas características podem incluir tanto os saberes técnicos da sua profissão quanto as competências comportamentais em que você se destaca — como criatividade, bom relacionamento interpessoal, clareza de comunicação etc.

Não há uma resposta certa, mas, certamente, ganha pontos quem responde de forma compatível com as exigências da vaga e da cultura da organização. Além disso, mostre os seus diferenciais — aquilo que você tem, mas que outros candidatos podem não ter.

Pergunta 5: Qual foi a sua maior conquista pessoal e/ou profissional?

Nessa pergunta, o recrutador provavelmente quer saber de algum momento em que você tenha feito a diferença ou que tenha colocado as competências que você citou em prática para alcançar resultados expressivos. Em outras palavras, ele quer saber o que pode esperar de você dentro daquela organização.

Resposta esperada

Para responder a essa questão, cite algum desafio ou momento de dificuldade que você vivenciou ao longo da carreira e que conseguiu superar com as suas habilidades. Por exemplo: “consegui ajudar na organização financeira da minha empresa, saindo de uma dívida de X reais para um lucro de X reais”. Também pode citar conquistas pessoais, como: “perdi o medo de dirigir”, “ganhei um concurso de redação na faculdade”, e por aí vai. É melhor ainda se essas conquistas forem ao encontro das expectativas da organização!

Estes são alguns exemplos do que podemos perguntar e também responder, seja na sua primeira entrevista de emprego, seja nas demais que virão ao longo da sua carreira. O ponto em comum, aos recrutadores e candidatos, é buscar estar sempre bem preparados para fazer e responder os questionamentos. Isso é importante porque potencializa as chances de ambos de obterem sucesso com o processo. Fica a dica e boa sorte!

E você, ser de luz, sabe de mais alguma pergunta ou resposta clássica nas entrevistas de emprego das quais já tenha participado, seja como recrutador, seja como candidato? Nesse caso, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!