Voltar

Perguntas e Respostas de uma Entrevista de Emprego

Publicado em | 0 comentários

Micheljung/Shutterstock Em processos seletivos e no momento da entrevista tanto o recrutador deve estar preparado para perguntar quando o candidato para responder suas perguntas

A entrevista de emprego é a etapa mais importante em um processo de seleção e contratação de novos colaboradores. Por isso, tanto para o recrutador quanto para os candidatos é fundamental estar bem preparado para promover e participar das dinâmicas, bem como para fazer questionamentos assertivos e respondê-los de modo esperado.

Mas como sair-se bem? E quais são as principais perguntas e respostas de uma entrevista de emprego? Essas, certamente, são dúvidas recorrentes que sempre pairam a cabeça de alguém em busca de colocação e também dos recrutadores: profissionais responsáveis por fazê-las.

Para ajudar neste processo tão importante, apresento em seguida, algumas das perguntas mais frequentes em processos de contratação e também dou dicas que como responder estes questionamentos, assertivamente, e aumentar suas chances de ser contratado. Confira!

Perguntas e Respostas Entrevista Emprego

Pergunta – Como você se vê daqui a 10 anos? O objetivo deste questionamento é avaliar a visão de futuro do candidato, como ele projeta sua carreira e vida pessoal e se estes planos são congruentes com o que a empresa espera dele.

Resposta Esperada - Eu me vejo feliz e realizado, tendo feito x cursos e especializações, sido promovido à X cargo, com uma equipe de Y pessoas, sendo um excelente líder e já tendo acumulado muitos resultados positivos para a empresa e para minha carreira. Este é apenas um exemplo, o mais importante é que o candidato descreva bem este futuro, mas de forma clara, sucinta e objetiva.

Pergunta – Qual seu maior defeito e maior qualidade? Esta é uma pergunta recorrente, mas importante, pois tem como intuito avaliar o autoconhecimento e a autocrítica do selecionado.

Resposta Esperada – Seja autêntico e apresente pelo menos um ponto forte e de melhoria como profissional e nunca deixe de responder, pois falar que não sabe ou que não tem nada a melhorar, não inspira verdade. Por exemplo: meu ponto forte é a proatividade e um de melhoria é a organização da minha mesa. Evite palavras como: ansioso, impulsivo e perfeccionista.

Pergunta – Se você fosse um animal, qual você seria? Esta pergunta também frequente induz o candidato a pensar de forma lúdica nas qualidades que ele tem e que poderiam ser representadas positivamente pela figura de um animal.

Resposta Esperada – Por exemplo – Eu seria um beija-flor, por sua delicadeza na forma de fazer as coisas, mas pela efetividade com que faz seu trabalho, pois em poucas horas, enquanto se alimenta, este pássaro consegue polinizar várias plantas, ajudar na continuidade delas e do meio ambiente.

Estes são alguns exemplos do que podemos perguntar e também ser respondido, seja em sua primeira entrevista de emprego  ou nas demais que virão ao longo de sua carreira. O ponto em comum, aos recrutadores e candidatos, é buscar estar sempre bem preparados para fazer e responder os questionamentos. Isso é importante porque potencializa as chances de ambos de obter sucesso com o processo.Fica a dica e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!