Elimine o medo de falar em público. Confira minhas dicas, desenvolva esta habilidade e seja um orador extraordinário | Deposiphotos makspogonii

Comunicar-se bem, com certeza, é uma competência fundamental e extraordinária. Graças a uma boa oratória, grandes pensadores, filósofos e líderes como Mahatma Gandhi e Martin Luther King se destacaram e tornaram-se referências no assunto.

Como sabemos nem todo o mundo nasce com o dom nato da comunicação ou se sente confortável o suficiente para fazer apresentações públicas. Fatores como timidez excessiva, traumas de infância, baixa estima e falta de confiança podem contribuir ainda mais para que isso se torne uma limitação ao sucesso na carreira.

Entretanto, em todas as profissões, mais cedo ou mais tarde, serão exigidas competências de comunicação. Por isso, é fundamental buscar ferramentas para desenvolver e aprimorar esta habilidade tão essencial.

Confira Dicas para Falar Bem em Público

  1. Entenda os Motivos – Se você sente que existe algum bloqueio que o impede de falar publicamente, procure entender as razões para isso. Procure a ajuda de especialistas e tente eliminar os traumas, medos e ressignificar eventos que tenham provocado essa limitação.
  1. Prepare-se – Ter domínio sobre o tema colabora, significativamente, para uma boa apresentação. Estude o perfil do seu público, da empresa, colha dados sobre o assunto que será apresentado e se vista adequadamente.
  1. Tenha um Roteiro – Ter um roteiro ajudará você a se sentir mais seguro para falar em público. Possibilita organizar os dados, dividir o tempo para cada assunto, hierarquizar as informações, corrigir falhas, incorporar recursos visuais e, visualizar, como um todo, como será a sua apresentação.
  1. Domine a língua – Cometer pequenos erros, de vez em quando, é até perdoável, porém persistir não. Tenha domínio da língua e esteja sempre atento a sua expressão oral e escrita. Evite cometer erros no que tange concordâncias, aplicação de plural e singular e à conjugação de verbos.
  1. Cuide da sua Postura – O corpo realmente fala e, caso esteja inseguro, com certeza, vai denunciá-lo. Busque manter uma postura tranquila, com ombros erguidos, pescoço ereto e o tom de voz equilibrado. Divida sua atenção visual com todas as pessoas do ambiente e também utilize suas mãos, sem exageros, para ajudar a expressar as suas ideias.
  1. Agregue Recursos – Pesquisas apontam que apresentações que utilizam de recursos visuais como vídeos e fotos, por exemplo, têm uma fixação 65% maior na memória do público do que aquelas que são apenas a explanação de ideias pura e simples. Aproveite, sem exageros, dos recursos e das ferramentas específicas para isso, como: Power Point, Prezi e Keynote.
  1. Confie em si mesmo – Você possui um roteiro, domina o assunto, conhece o público, agregou recursos e sabe como se portar, então é hora de fazer sua apresentação. Confie em sua habilidade de comunicação, mantenha o bom humor e permita-se fazer o seu trabalho com maestria.

As dicas acima nos ajudam a perceber a importância de desenvolver esta competência de comunicação, especialmente, em profissões que exigem um contato, constante e direto, com muitas pessoas. Além disso, o Coaching é um poderoso aliado neste caminho. Com suas técnicas e ferramentas, comprovadamente efetivas, o processo contribui para o desenvolvimento tanto no que tange falar bem em público, como também na melhoria da comunicação interpessoal.

Seja você palestrante, professor, vendedor ou coach, por exemplo, quanto mais aprimorar esta capacidade, mais assertivo será ao apresentar suas informações mensagens e na comunicação de modo geral.

E você, também, sente alguma dificuldade em falar em público? Aproveite as dicas e invista no desenvolvimento desta habilidade.