Muitas vezes esperamos que coisas grandiosas aconteçam para nos sentirmos felizes e nos esquecemos que a felicidade também está nos pequenos gestos. Acordar e ver o céu azul em uma manhã ensolarada, estar ao lado das pessoas que se ama, trabalhar com o que se gosta, tudo isso são grandes motivos de alegria. Além disso, praticar atos de bondade, por mais simples que pareçam, também podem mudar a sua vida e dar a ela um novo sentido. Assim como a imensidão do mar é formada por gotas, gestos simples são capazes de promover grandes transformações.

10 Exemplos de Atos de Bondade Que Transformam

A bondade não é feita apenas de atos grandiosos, também é possível fazer o bem através de pequenos gestos. Quando começar a perceber as oportunidades para agir, verá o quanto sua vida será transformada. Afinal, nada mais reconfortante e gratificante do que saber que tornou o dia de alguém melhor, mesmo que apenas por alguns minutos. Para te inspirar a fazer o bem, confira alguns exemplos de atos simples, porém grandiosos e que pode ajudar a transformar o seu dia a dia.

1 – Elogie Alguém

Sempre que pensar em algo bom a respeito de uma pessoa próxima, diga isso a ela. O fato de você achar que uma ideia que o seu colega de trabalho teve foi brilhante, que o prato preparado pelo seu cônjuge estava delicioso ou que admira a dedicação de um amigo ou familiar, pode transformar o dia dessas pessoas. Além disso, ver o sorriso no rosto delas após fazer um elogio genuíno também irá transformar o seu. Mas, lembre-se, é fundamental que sejam palavras sinceras e que saiam diretamente do seu coração.

2 – Dê o Seu Lugar no Transporte Público

Se costuma utilizar o transporte público, certamente já passou por momentos em que muitas pessoas precisaram viajar em pé porque todos os assentos estavam ocupados. Existe um costume de ceder o lugar para idosos, o que é realmente válido e importante. Entretanto, procure se atentar para perceber se não há outros indivíduos que precisem mais do lugar do que você. Talvez alguém que esteja com crianças ou segurando muitas sacolas, um deficiente. Essa é uma pequena gentileza que pode ser um alívio para alguém e servir como exemplo positivo para os demais.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

3 – Demonstre os Seus Sentimentos

Cada um de nós tem a sua forma de demonstrar sentimentos. Enquanto alguns são mais desenvoltos e conseguem dizer que amam com facilidade, outros são mais reservados e costumam demonstrar mais por gestos do que palavras. Independente de qual for o seu perfil, demonstre o quanto ama os seus pais, filhos, o seu cônjuge, seus amigos. Deixe-os saber o quanto é grato pela presença desses seres de luz em sua vida. Um abraço, um olhar, um bilhete carinhoso, um gesto de preocupação e cuidado, são formas de demonstrar o que você sente.

4 – Mande uma Mensagem Para Alguém Que Não Vê Há Muito Tempo

PSC

Sabe aquele amigo de infância que formava com você uma dupla inseparável? Há quanto tempo não se falam? Experimente enviar uma mensagem, fazer uma ligação ou mesmo visitá-lo, se for possível. Reencontrar pessoas que já foram muito especiais em sua vida e que não vê há tempos é maravilhoso. É uma oportunidade incrível para relembrar memórias, saber como está a vida de cada um e, claro, matar a saudade.

5 – Ouça as Histórias dos Seus Pais e Avós

Geralmente, as pessoas mais velhas gostam muito de compartilhar histórias do seu passado com os mais jovens. Além de saber mais a respeito da vida de alguém que é tão importante para você, essa é uma ótima oportunidade para se aproximarem mais. Por isso, dedique um pouco do seu tempo a esses seres tão especiais e que merecem toda a sua atenção. Vale lembrar que é importante que seja um momento totalmente dedicado a eles, para que os ouça na essência e desfrute desse encontro em plenitude.

6 – Apoie um Amigo Que Está Passando Por uma Situação de Mudança

As mudanças fazem parte da vida e trazem muito aprendizado. De qualquer forma, ter ao lado pessoas queridas torna tudo mais fácil. Nesse sentido, caso algum amigo ou familiar esteja passando por uma mudança importante, como o rompimento de um relacionamento, uma demissão, adaptação a um novo emprego ou qualquer outra situação, dê todo o seu apoio a ele. Na grande maioria dos casos nem será necessário sugerir soluções, apenas o fato de ouvi-lo e apoiá-lo já farão uma grande diferença.

7 – Faça Doações a Quem Precisa

Em grande parte das cidades brasileiras existem instituições de diversos tipos que se mantêm através de doações. Você pode se informar e encontrar uma forma de contribuir seja por meio de doações ou de trabalho voluntário. Outra forma de ajudar quem precisa é selecionar itens que não usa mais, como roupas, sapatos, cobertores e outros objetos e doá-los. Existem diversas maneiras de colaborar, basta que encontre aquela que esteja de acordo com as suas possibilidades.

8 – Ofereça Itens de Higiene Para Pessoas em Situação de Rua

É bastante comum que pessoas que estão em situação de rua recebam doações de alimentos. Por mais que essa seja uma das maiores necessidades do ser humano, esses indivíduos também enfrentam dificuldades para manter a higiene. Um gesto pequeno, mas muito grandioso, é oferecer itens que possam de alguma forma amenizar o sofrimento dessas pessoas, como pastas e escovas de dente, sabonetes, absorventes íntimos e desodorantes, entre outros. Existem, inclusive, instituições que colhem doações deste tipo e distribuem aos moradores de rua. Informe-se e veja como pode contribuir aí em sua cidade!

9 – Cumprimente os Atendentes Antes de Fazer o Seu Pedido

Ao chegar a uma padaria ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, ao invés de simplesmente fazer o seu pedido, cumprimente o atendente com um sorriso ou um bom dia, boa tarde, boa noite. Esse gesto simples e que não irá te custar nada, certamente vai tornar o dia de uma pessoa mais feliz, pois demonstra seu respeito e sua cortesia. É uma forma singela de agradecer pelo atendimento e incentivar aquele profissional que está te atendendo a agir da mesma maneira com você e outros clientes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

10 – Participe de Ações de Caridade

Todos os anos, os Correios recolhem cartas que crianças que são alunas da rede de ensino pública escrevem para o Papai Noel. Então, as agências disponibilizam essas cartas para que as pessoas escolham seus apadrinhados e presenteiem estas crianças. Além desse exemplo, várias empresas e organizações não governamentais, as chamadas ONGs, promovem ações para beneficiar creches, orfanatos, asilos. Procure informações sobre esses projetos na sua cidade e faça parte!

Fazer o bem é sempre maravilhoso. É o tipo de gesto que beneficia não apenas aquele que o recebe, mas também quem o faz. Como diz um famoso ditado, faça o bem sem olhar a quem, ou seja, deixe os julgamentos de lado e concentre-se apenas em ajudar e ter compaixão pelo próximo. Suas boas atitudes certamente irão lhe render fartas colheitas e ajudarão a construir um mundo cada vez melhor.

Fonte: : 350529146 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dmytro%20zinkevych