Você já parou para pensar em quantas oportunidades deixou de aproveitar por dar ouvidos aos pensamentos negativos? Ao enfrentarmos uma má fase, é normal nos sentirmos tristes e desmotivados, com o nosso trabalho e com a nossa vida de modo geral. Mas se deixarmos o pessimismo invadir a vida, começaremos a antecipar cenários, tendo como base memórias de fracasso e preenchendo a nossa mente com dúvidas, inseguranças e medo do desconhecido.

desmotivação pode destruir os nossos sonhos e, na maioria das vezes, os responsáveis por ela somos nós mesmos. O simples ato de colocarmos na cabeça que algo não dará certo é suficiente para nos sentirmos cansados e ficarmos incertos se devemos continuar a lutar por determinado projeto. O fato é que, durante o nosso trajeto rumo a um objetivo, sempre vamos encontrar obstáculos inesperados, mas devemos cultivar pensamentos otimistas para não nos curvarmos diante deles.

Para as frustrações não tomarem conta da sua vida, você deve ter um plano que o ajude a dar ouvidos à fé e à esperança. Apesar de parecer clichê, concentrar-se em pensamentos otimistas é uma forma muito efetiva de compreender que os momentos de tristeza fazem parte do dia a dia de todo mundo e que são apenas uma fase. Nesse sentido, cabe somente a você confiar em si e vencer os seus medos para não abandonar os passos em direção à realização dos seus objetivos.

PENSAMENTOS OTIMISTAS PARA O DIA A DIA

Cultivar pensamentos otimistas todos os dias é importante para não cair nas armadilhas que nós mesmos colocamos no nosso caminho. Eles ajudam a nos libertarmos de sentimentos negativos, que inevitavelmente surgem em momentos ruins, a fim de que possamos conquistar o sucesso. Dessa forma, paramos de dar ouvidos aos nossos medos e nos tornamos pessoas mais positivas.

Para ajudá-lo, separamos alguns pensamentos otimistas que devem ser empregados no seu dia a dia. Confira-os a seguir!

1. FAÇA A SUA JORNADA

Procure caminhos que o deixem mais próximo do alcance de cada sonho e objetivo. Se for preciso, mude a rota, procure um novo trajeto, altere a direção, mas não desista. Acredite em si mesmo e persevere! Dessa maneira, você será capaz de conquistar tudo o que deseja. Se quiser, inspire-se em modelos de sucesso e ouça os conselhos daqueles que você sabe que querem o seu bem. No entanto, lembre-se de que a sua trajetória é só sua, e cabe a você escolher os caminhos!

2. LIVRE-SE DAQUILO QUE O DESMOTIVA

PSC

Algumas situações e até mesmo o convívio com determinadas pessoas podem causar desmotivação. Nesse sentido, vale a pena parar e analisar se existe algo na sua vida que você insiste em manter, mesmo que o deixe desanimado. Identificar isso é a forma mais eficiente para você reverter e se livrar de tudo aquilo que o coloque “para baixo”. Modifique a sua rotina, de a si mesmo pequenas recompensas e restrinja o convívio com pessoas desagradáveis. Aproxime-se de quem lhe faz bem!

3. DÊ UM PASSO DE CADA VEZ

Preocupe-se em escalar, um a um, cada degrau da caminhada que o levará ao seu objetivo. Lembre-se de que nada acontece do dia para a noite e que, por isso, é importante dar valor a todas as etapas. Aprenda a subir um degrau de cada vez e a comemorar até mesmo as pequenas conquistas. Os caminhos sempre parecem audaciosos demais quando os enfrentamos. Todavia, ao iniciarmos a caminhada, percebemos que o que importa é progredir todo dia, mesmo que aos pouquinhos.

4. ENFRENTE OS SEUS MEDOS

Enfrente as suas dificuldades, pois elas serão o combustível que o fará continuar. Já ouviu aquela frase que diz que nada que é fácil tem valor? As dificuldades fazem parte de todo percurso, portanto, não desanime quando surgirem problemas e fracassos. Pelo contrário, enfrente todas as dificuldades e procure aprender com elas. Que elas sejam um estimulo para que você continue tentando quantas vezes for necessário. Por fim, lembre-se de que a coragem é o enfrentamento do medo, e não a ausência dele.

5. DÊ VALOR à SUA FAMÍLIA E ÀS SUAS AMIZADES

Cultive bons momentos ao lado da sua família e dos seus amigos. Eles, com certeza, são as pessoas que mais torcem e desejam o seu sucesso e estarão ao seu lado em todos os momentos, tanto de fracasso como de vitória. Por isso, valorize essas pessoas e lembre-se de retribuir, ou seja, de ajudá-las nas adversidades delas e também de comemorar com elas as vitórias que obtiverem. Estreitar laços e ter com quem contar é uma maneira de tornar a vida mais doce e menos árdua.

6. ENTENDA QUE GANHAR É BOM, MAS QUE PERDER TAMBÉM FAZ PARTE

Entenda que ganhar e perder são dois processos que fazem parte da jornada e que você precisa aprender a lidar com isso de forma otimista. Para isso, absorva tudo o que for positivo para fazê-lo crescer, deixando para trás tudo o que for negativo. Entenda que não podemos ter tudo na vida e que, com alguma frequência, precisamos fazer concessões. Tudo é uma questão de equilíbrio: defender o seu ponto de vista, permitir que os outros façam o mesmo e saber ganhar/perder.

7. CONVERTA ERROS EM APRENDIZADOS

Uma das melhores formas de manter-se motivado é propor um novo significado a tudo o que acontece na sua vida, principalmente os eventos negativos. Dessa forma, você consegue converter cada experiência em aprendizado. Se você errar, em vez de deixar que isso o desanime, tente investir em melhorias que contribuam com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Apure as causas do erro, de modo que você consiga fazer diferente na próxima tentativa. Aprenda com as próprias falhas!

8. CONHEÇA-SE MELHOR

Por fim, quer ter uma vida plena e mais feliz? Então, conheça-se melhor! Separe momentos para estar consigo mesmo e aproveite para fazer uma profunda reflexão sobre a sua vida. Pense sobre o seu atual momento e o que poderia mudar, caso seja preciso. Dê um novo significado aos problemas, cure as feridas, perdoe aos outros e se perdoe também. Seja livre de todo sentimento que não lhe faz bem. Esse é, sem dúvida, o melhor caminho para a felicidade plena.

Se desejar, entre em contato com os profissionais do IBC que, por meio do coaching, podem auxiliá-lo a colocar as 8 dicas acima em prática. Estamos ansiosos para fazer parte da sua transformação pessoal!

E você, ser de luz, costuma repetir pensamentos otimistas? Quais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!