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Não Fique Estagnado com Pensamentos Obsessivos

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Pensamentos Obsessivos

Photographee.eu/Shutterstock Os pensamentos obsessvos causam grande sofrimento e fazem com que a pessoa pense frequentemente em sua morte ou na perda de seus entes queridas

Como bem diz um famoso ditado, “cabeça vazia é oficina do diabo”, ou seja, quando estamos estagnados pessoal e profissional e sofrendo de inércia, os pensamentos obsessivos tendem a povoar nossa mente, a distorcer a realidade, intoxicar nossos sentimentos e sabotar nossa saúde, felicidade e bem-estar.

O problema é um reflexo de um transtorno de ansiedade, que geralmente faz com que a pessoa foque exageradamente em um tema, assunto ou pessoa. Também reforça seus medos e faz com o indivíduo pense o tempo todo que vai acontecer algo de ruim com ele ou com as pessoas que ama. Em decorrência disso, o obsessivo vive em constante alerta e raramente tem momentos de paz.

No trabalho, por exemplo, um profissional com pensamentos obsessivos pode se concentrar apenas em ser promovido e, a todo custo, render forças para conseguir o que deseja. Na vida pessoal, em se tratando de um relacionamento ou da busca por ele, o mesmo pode ocorrer quando a pessoa se apaixona e de todas as formas busca ser correspondida pelo parceiro.

Exemplos de Pensamentos Obsessivos

  • Sentimento constante de uma eminente possibilidade de morte por doenças e também da perda das pessoas amadas pelo mesmo motivo;
  • Ideias frequentes de que é uma pessoa azarada, com quem tudo de ruim acontece e sempre acontecerá;
  • Visualização recorrente de imagens de cunho sexual ou com extrema violência e agressividade;
  • Sensação de perigo constante e ideias de que incêndios; acidentes ou de que algum tipo de violência vai ocorrer com familiares ou com o próprio obsessivo;
  • Obsessões religiosas que fazem a pessoa acreditar que “O fim está próximo” e que o “Mundo vai acabar”; ou mesmo que alguns de seus comportamentos são pecaminosos e a levarão para o “inferno”;
  • Foco exagerado em organização de tudo (coisas, pessoas, lugares) e sentimento frequente de que as coisas não estão nos lugares certos;

Como Lidar com Pensamentos Obsessivos

Como sempre digo, o nosso cérebro não sabe a diferença entre o que é real ou imaginário, portanto, somos nós que devemos validar o que é real ou imaginário. Sabemos que não é porque pensamos numa coisa ruim que ela realmente vai acontecer. Por isso, precisamos entender que estes pensamentos que nos causam tanta ansiedade e sofrimento, na maioria das vezes, jamais irão se materializar. Por que, então, ficar pensando nisso? Por que alimentar pensamentos obsessivos?

Se você vive este mesmo drama e convive com emoções e sensações destrutivas, que tiram a sua paz e roubam sua tranquilidade e inteligência emocional, o primeiro passo é reler aqueles exemplos que citei acima e verificar se você sofre com estes tipos de dramas. Caso sim, não tenha vergonha de admitir para si mesmo que precisa de ajuda e busque orientação especializada para se livrar destes pensamentos obsessivos que lhe fazem sofrer, ter comportamentos negativos e que limitam sua vida em vários sentidos.

Para evitar que os pensamentos negativos se tornem recorrentes é importante compreender se isso é fruto de uma ansiedade frequente ou apenas uma questão pontual e buscar ajuda o mais breve possível. Digo isso porque observar os acontecimentos apenas pela ótica ruim se torna um hábito nocivo e que somente irá prejudicar sua vida.  Tratar isso é essencial!

Portanto, é compreender o que nos faz ir a contramão e focar em alimentar sentimentos e emoções positivas, de modo que esta ação, progressivamente, ajude a eliminar as obcessões e, consequentemente, os maus comportamentos provenientes delas.

Essa atitude também pode ajudar a evitar que estes pensamentos resultem no que chamamos de transtorno obsessivo-compulsivo, uma doença cada vez mais comum e que pode verdadeiramente estagnar sua vida.  Reflita, cuide-se bem e viva melhor!

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