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Passos para Conquistar a Liderança da Equipe

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Saiba como você pode desenvolver a sua liderança e alcançar maiores patamares em sua carreira! javiindy

Todo mundo sonha em ser bem sucedido em todos os setores da vida, tanto profissional quanto pessoal. Afinal, não há nada melhor do que ver o seu esforço diário ser reconhecido. Para alguns profissionais, esse reconhecimento está atrelado apenas aos benefícios financeiros, já para outros a oportunidade de crescer e fazer carreira dentro da companhia é o que mais importa.

Neste contexto, com um mercado cada vez mais acirrado, é preciso se destacar e se manter motivado e focado nos seus objetivos, bem como atuar de modo a auxiliar o bom desenvolvimento de todos os setores da empresa.

Além disso, conquistar a confiança dos seus superiores se tornando um líder, mesmo sem receber o cargo de chefe, pode ser importante para garantir o seu sucesso profissional e seu espaço. Mas, lembre-se: é preciso tomar cuidado para não ser invasivo demais e colocar o seu superior direto contra você!

Dentre as características de um bom líder, estão:

  • Autoconhecimento
  • Espírito de equipe
  • Ter poder de decisão
  • Bom relacionamento
  • Versatilidade

Como conquistar a liderança da equipe?

Ser líder não é algo que acontece do dia para a noite, por isso o primeiro passo é ser reconhecido como alguém que toma atitudes e realiza um trabalho de qualidade. Colocar-se no lugar do seu superior e tentar pensar como ele agiria em determinado momento, motivar seus colegas, compartilhar experiências, informações e, até mesmo, tarefas, entre outras iniciativas podem auxiliá-lo. Confira abaixo os principais passos para conquistar a liderança da equipe.

Qualificação

Para se tornar um líder, é preciso dominar os processos de sua área de atuação. Por isso, mantenha os estudos em dia e busque se capacitar constantemente, seja por meio de leitura ou cursos.

Autoconfiança

Para se destacar frente aos outros e conquistar seu espaço, é preciso confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Iniciativa

Mostre o quanto você é engajado e quer crescer na empresa, tome iniciativas sem medo – erros e acertos são primordiais nessa fase. Coloque-se no lugar do seu superior e tente pensar como ele agiria em determinado momento.

Relacionamento

Quanto mais bem relacionado, mais mostrará que é confiável e influenciará a equipe. Uma boa alternativa é estabelecer bons contatos, compartilhar informações e tarefas, e estar sempre disponível para a equipe e disposto a ajudar.

Solução de conflitos

Um bom líder sabe ouvir e mediar conflitos, mas não se deve tomar partido. Mantenha uma postura racional e evite reações que prejudiquem o clima.

Motivação

Mostre que você é bom no que faz, mas também faça com que as pessoas que integram a sua equipe se sintam motivadas. Ajude os seus colegas a se desenvolverem, observando os pontos fortes e fracos de cada um. Além disso, ajude a criar um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento e favorável à conivência. Lembre-se que uma equipe só atinge metas, quando acredita que é possível alcançá-las, mesmo que sejam difíceis.

Um líder deve ser desenvolvido e estimulado a ser um profissional cada vez mais qualificado. Para isso, desenvolver a liderança com Coaching pode ser uma ótima alternativa no aprimoramento do profissional.

Com o objetivo de formar, treinar, desenvolver e capacitar líderes de excelência com base nos princípios do Coaching, o curso Leader Coach Training – LCT, oferecido pelo IBC Coaching, é o programa de capacitação e desenvolvimento de líderes mais rápido do país. Conheça mais aqui!

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