Conheça minhas dicas para eliminar de vez a procrastinação e melhore sua qualidade de vida | Depositphotos photography33

Estamos chegando ao fim de mais um ciclo, aproveite e responda sinceramente – Quais são suas principais conquistas em 2014? Quais hábitos e comportamentos foram abandonados? Quantos itens da sua listinha de promessas de final de ano foram verdadeiramente realizados?

Parabenizo a todos que conseguiram responder estas questões e quero ajudar você que ainda não conseguiu ter foco e determinação suficientes para eliminar as desculpas que tem boicotado o seu sucesso. Chegou o momento de avaliar o que você tem perdido e perceber o que você tem a ganhar, ao se comprometer verdadeiramente, com as mudanças que tanto deseja para sua vida.

Reflita comigo e pense no que te fez abandonar suas metas e objetivos. Aposto que a procrastinação foi sua pior e mais frequente companheira em 2014, não é mesmo? Perceba agora como o ato, de deixar tudo para amanhã, limitou seu crescimento profissional e adiou seus sonhos por mais um ano.

Causas e Consequências da Procrastinação

Segundo o psicólogo Piers Steel, da Universidade de Calgary, no Canadá, autor de livro e diversas pesquisas sobre o tema; existem três elementos principais que contribuem expressivamente para a procrastinação. São estes: falta de confiança; ausência de afinidade com a tarefa a ser executada e impulsividade, que se configura como a principal responsável pelas distrações que levam a evitar ou adiar a realização das tarefas.

A procrastinação frequente resulta num problema crônico, acompanhado de estresse, tristeza, desmotivação, culpa e da má gestão do tempo. O procrastinador, mesmo antevendo seu sofrimento futuro, sempre deixa tudo para a última hora e, repetidamente, pena para entregar suas demandas e tarefas do trabalho, dentro do prazo determinado.

Na vida pessoal, está sempre a arranjar mil desculpas para não começar suas atividades físicas; iniciar uma dieta; terminar uma leitura; ir ao médico ou mesmo resolver pequenos problemas domésticos.

Pare de Procrastinar Agora!

PSC

Confira algumas dicas poderosas que vão ajudar você, a parar de uma vez por todas, com a procrastinação e começar 2015 com maiores chances de sucesso!

  • Aprenda a Ressignificar – Por mais “chata” que possa parecer uma tarefa, com certeza, algum aprendizado e benefício ela trará ao seu desenvolvimento. Pense positivo, e liste 2 ou 3 qualidades que irá aprimorar ao executá-la.
  • Reconheça importância da sua ação – Você e as demandas que executa são muito importantes para a empresa, pois nenhuma tarefa nos diminui ou tem menor valor que a outra. Por isso, lembre-se que toda vez que deixa de fazer algo, no tempo estipulado, você prejudica não apenas a si mesmo, como também aos seus colegas.
  • Busque a sensação de dever cumprido – Nada é mais gratificante do que perceber e sentir que aquilo que fazemos, diariamente, colabora diretamente para o alcance de grandes resultados. Pense nos ganhos e também que estará evitando tensões e sentimentos de culpa.
  • Mantenha o Foco – Uma vez iniciada uma tarefa, só descanse ou a interrompa quando terminá-la completamente. Isso evitará que você se distraia do objetivo final e postergue a conclusão da demanda.
  • Cuide de si mesmo – Para ter disposição para suas atividades é preciso estar bem e com a saúde em dia. Reserve um tempo para se cuidar, como também para investir em seus hobbies e programas prazerosos. Isso vai conferir equilíbrio ao seu dia a dia e maior disposição para realizar seu trabalho.
  • Esteja sempre atento às recaídas – Procure avaliar, periodicamente, os seus resultados, para não deixar que sua motivação inicial se perca com o tempo. Avalie seus ganhos, o que melhorou em sua vida e identifique os pontos que ainda podem ser melhorados. Isso o ajudará a não cair na zona de conforto e a não voltar aos velhos comportamentos.

Faça um teste. Leve estas dicas poderosas para sua vida e me conte depois como elas ajudaram você a diminuir ou mesmo eliminar este problema.