Mulher falando ao seu próprio ouvido palavras positivas para eliminar crenças negativas

Alphaspirit/Shutterstock Ouvir a si mesmo é a melhor forma de eliminar as crenças negativas que escravaziam sua mente

Para analisar seu comportamento sobre crenças, igualmente importante é ouvir seu próprio discurso, isto é, analisar o que você diz a si mesmo e aos outros. Temos o costume de proferir nossas mensagens sem dar muita importância a elas, mas se adotarmos a postura de observador/ouvinte de nossa fala, que demonstra nosso conteúdo mental, obteremos uma percepção maior sobre quem realmente somos.

 Atenção: a ideia não é que você rumine ou fique paranoico com o que está por trás do que foi dito. Não. Faça a autoanálise apenas o suficiente para que consiga acessar sua bagagem de crenças. Opte pelo máximo de neutralidade possível, não se julgue nem seja duro consigo mesmo. Pelo contrário, se parabenize por aquilo que percebe como pontos fortes (aprenderemos técnicas para priorizá-los no capítulo seguinte).

Analisando seu Discurso e suas Crenças Negativas

Realizar meditações diárias também é uma boa dica para que observemos – e deixemos ir – todo tipo de pensamentos que se passam por nossa mente. Para analisar seu próprio discurso, atente-se, principalmente, aos seguintes elementos de um diálogo:

  • Padrão de frases usado: perguntas, afirmações, discordância?;
  • Palavras recorrentes: o que elas significam e o que dizem sobre você?;
  • Escolha do léxico: você opta por qual tipo de vocabulário?;
  • Entonação: assertiva ou hesitante?;
  • Forma de tratar o interlocutor: com intimidade, indiferença, empatia, sentimentalismo?.

No momento em que detectar crenças limitantes, lembre-se de que a mensagem de suas ideias não deve ser levada a sério, na medida em que nem sempre refletem as intenções do seu Eu maior e, além disso, são perfeitamente mutáveis. Isso mesmo, o ditado “não leve seus pensamentos tão a sério” é importantíssimo. Ao invés de se preocupar, pratique o que aprendeu aqui caso esteja insatisfeito com a natureza de alguma crença especificamente.

Qual é seu autoconceito? Registre (anote ou grave) a forma como você se vê, se trata e fala consigo mesmo e com os outros. Depois de colocar as técnicas deste artigo em prática, novamente registre sua autoimagem, desta vez renovada. Finalmente, analise a nova forma como você se trata a partir do seu próprio relato.

Compreender seu próprio discurso é importante porque sua comunicação revela muito sobre você e sobre quem você acredita ser e é. A partir desta autoavaliação você tem condições de aprimorar seus comportamentos, mudar sua forma de pensar e agir e eliminar as crenças limitadoras que boicotam seu crescimento, sucesso, evolução e felicidade. Pense nisso, permita-se e ouse ir além!