Veja como a união do Coaching e do Outplacement pode amenizar os momentos de demissão! | Mazirama | DepositPhotos.com

O mercado é mutável, as companhias mudam, as empresas mudam, as necessidades são alteradas com o passar do tempo, tudo se torna algo que antes não era. E isso, além de ser uma metáfora para a vida, é algo muito presente em qualquer área profissional. Tudo muda com o decorrer do tempo. Até mesmo a necessidade de manter uma pessoa em determinado cargo. E por causa disso, como ocorre normalmente em qualquer organização, existem as demissões. Que são sempre um processo doloroso para os dois lados, mas, convenhamos, sempre é sentido mais para quem foi desligado.

Mas, como fazer com que o profissional não se sinta desvalorizado e sem perspectiva nenhuma de como deverá prosseguir com a sua vida?

Conhecendo o Outplacement

É aí que encontramos o outplacement. E não, não estou falando de algo novo, recente, que chegou agora para a realidade das empresas. O conceito de outplacement já é um pouco antigo e teve seu início na década de 1960 nos Estados Unidos, com as demissões de cientistas e engenheiros, valiosos, é preciso salientar, que não podiam ficar sem espaço no mercado.

Mas, o que de fato é o outplacement e onde há essa relação entre a demissão e a melhora na vida de alguém que é dispensado? Bem, o termo engloba uma série de atitudes que são tomadas, muito antes de o profissional saber que vai ser demitido, sendo que este ato já é algo pensado, avaliado e determinado dentro da empresa, através da equipe de RH, para prepará-lo quando o derradeiro momento chegar.

E quais são essas preparações? Bem, o processo de outplacement chega como uma forma de conscientizar o profissional acerca dos motivos que o fizeram ser demitido. E para isso acontecer o momento da dispensa deve ser honesto e claro em suas motivações. Nada de enrolar ou tentar evitar uma reação ruim através de meias palavras ou expressões evasivas. Isso não vai ajudar em nada.

O outplacement trabalha com a perspectiva de recolocar o profissional novamente no mercado, ajudando-o a perceber qual é o seu lugar nas áreas discutidas e em como ele pode se organizar para conseguir um cargo em outro lugar.

PSC

É um processo mais humanizado, mais condizente com o que uma empresa deve ser e com o valor que o capital humano tem diante de qualquer modo de trabalho.

As dificuldades emocionais e psicológicas na hora da demissão

Tudo isso por um motivo: é duro um líder se desapegar de um funcionário depois que ele já se torna tão envolvido com aquela equipe e conhece tão bem os profissionais que trabalham para ele. E, para o funcionário então, a questão é mais delicada. Do dia para a noite ver a sua fonte de renda ir embora e ficar sem perspectiva nenhuma do que será do amanhã.

E as conta para pagar? E as dívidas que só aumentam? O que fazer com aquele plano que fez com a família? Com que cara aparecer no Natal e contar para os pais que já não tem mais um emprego? Onde morar? E o seu status de profissional de tal área conceituada? Tudo isso passa pela cabeça de alguém na hora em que a demissão acontece.

É um grande conflito de emoções causado pela frustração de diversos sonhos e de uma quebra inesperada de rotina. Tudo o que esse momento pede é maturidade emocional para lidar com o que está acontecendo e se preparar para o que está por vir. E é aí que o outplacement pode trabalhar junto com o coaching para o seu desenvolvimento pessoal.

O Coaching na hora da recolocação

Outplacement e Coaching podem ser parceiros na hora de uma recolocação no mercado. O Coaching, que é bastante utilizado por pessoas em fim de carreira ou por profissionais em momento de transição, se torna uma das melhores ferramentas para tornar o indivíduo ciente do que ele pode fazer a partir do momento em que é demitido.

Mais do que nunca se faz necessário entender o que ele de fato é dentro do mercado, quais as suas especialidades e o que levou a empresa a demiti-lo, se foi culpa dele ou de fatores maiores que não puderam segurá-lo em seu emprego.

Com essas duas ferramentas, ficará fácil voltar ao mercado em grande estilo, com mais experiência e autoconhecimento.