Inflexível, severo, intolerante aos erros, excessivamente crítico nos feedbacks, arrogante, injusto, opressor e egocêntrico. Esse é o perfil do líder autoritário, uma espécie de “carrasco” do ambiente organizacional e um dos principais responsáveis pelo alto turnover nas empresas.

Neste artigo, vamos compreender quais são os reflexos da existência desse tipo de líder dentro das organizações, além de um teste para que você identifique o seu “grau de autoritarismo” enquanto líder. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

Efeitos do líder autoritário nas empresas

O líder autoritário é aquele líder que abusa da sua autoridade e que não aceita ser contrariado por ninguém. Ele se coloca em uma posição de superioridade, como se fosse imune ao erro. Naturalmente, esse comportamento gera conflitos e uma série de consequências negativas no ambiente organizacional. Confira as principais delas na sequência.

1. Críticas não construtivas ou omissão

Uma característica típica dos líderes autoritários é enxergar os liderados como subalternos que estão ali para servi-los, sem o direito de errar. A verdade é que erros acontecem, cabendo ao líder apontá-los e ajudar o colaborador a aprender e não errar mais. O líder autoritário é incapaz de fazer essa crítica construtiva. Na maioria dos casos, ele é omisso ou completamente ofensivo ao corrigir os erros. Assim, esse tipo de liderança não se importa em humanizar a sua atuação profissional.

2. Sentimento de injustiça

Outra característica comum aos líderes autoritários é agir como bem entendem. Eles demitem quem querem, contratam quem querem, promovem quem querem, enfim, tomam as decisões que acham melhores do seu ponto de vista, sem consultar mais ninguém. Isso anula a democracia das equipes e torna os liderados meros “obedecedores de ordens”, que nunca são consultados nas decisões empresariais. Isso vai de encontro às práticas mais modernas, que incluem o colaborador nas tomadas de decisão.

3. Medo de inovar e correr riscos

Se as críticas recebidas são sempre “destrutivas”, quase sempre com alguma punição envolvida, é natural que os funcionários desenvolvam certo medo de inovar. Assim, essas pessoas deixam de correr riscos, de ter ideias criativas, de dar sugestões, enfim, de mostrar aquilo de que são capazes de fazer. Com isso, executam apenas aquilo que lhes é mandado, o que limita a sua atuação e, consequentemente, as suas possibilidades de crescer e de se destacar naquele ambiente.

4. Problemas de saúde mental

PSC

Lidar com um líder autoritário no dia a dia desperta diversos sentimentos negativos, como medo, raiva, ansiedade, desmotivação, vergonha, baixa autoestima e desânimo. Em longo prazo, esses sentimentos podem ser gatilhos para desencadear transtornos mentais, como a depressão, os transtornos de ansiedade e a síndrome de burnout — que é um tipo de esgotamento especificamente associado ao trabalho. São doenças que demandam tratamento e acompanhamento psicológico.

5. Aumento na rotatividade profissional

Além de criar um clima tenso na empresa, o líder autoritário é uma das principais causas da perda de talentos. Isso é o que confirma uma pesquisa realizada com 500 profissionais do LinkedIn, com idades entre 22 e 35 anos. Para 80% dos entrevistados, o líder é o ponto-chave para tomar a decisão de sair da empresa.

A falta de trato nos relacionamentos e na comunicação interpessoal, a impaciência para compartilhar conhecimento e para treinar a equipe, a falta de reconhecimento e a intolerância aos erros são aspectos que fazem com que a conivência com a liderança autoritária se torne insustentável.

Além de oprimir os liderados, tratá-los como concorrentes e reduzir as suas possibilidades de crescimento, esse líder pouco está interessado em melhorar as suas práticas de gestão de pessoas. Por isso, é hora de questionar se a sua liderança não está seguindo o mesmo caminho e, em caso afirmativo, mudar a sua forma de gerir.

Teste de autoavaliação da liderança

Para descobrir o seu perfil de liderança, responda sinceramente a estas perguntas simples e poderosas e reflita se a sua liderança não está passando dos limites.

Perguntas poderosas para a reflexão do líder

1 – Quando ocorre um problema na sua área, você geralmente:

  1. Culpa os seus liderados e deixa que eles resolvam sozinhos o problema;
  2. Assume a responsabilidade e busca, junto com a equipe, a melhor solução.

2 – Quanto à sua forma de se comunicar, você:

  1. Usa sempre um tom de voz alto e grita ao falar com os colaboradores;
  2. Mantém o tom normal e receptivo, conversando no mesmo nível da pessoa.

3 – Para você, os seus liderados representam:

  1. Uma concorrência direta e ameaça ao seu cargo;
  2. Profissionais qualificados que merecem oportunidades de crescimento.

4 – Quando o assunto é feedback, você costuma ser:

  1. Implacável! Aponta apenas os erros, expondo publicamente as fraquezas do liderado e diminuindo o seu trabalho;
  2. Justo! Apresenta, reservadamente, o problema, os pontos de melhoria e ajuda o colaborador a visualizar as melhores soluções. Além disso, não se esquece de enaltecer os pontos positivos.

5 – Quando você conquista um grande resultado, isso se deve:

  1. Única e exclusivamente ao seu desempenho e trabalho duro;
  2. Ao talento e trabalho conjunto da sua equipe de liderados.

Quais foram as suas respostas? Você é um líder autoritário ou não? Saiba que é possível mudar a sua forma de liderar e melhorar, significativamente, os seus resultados na gestão de equipes. Para isso, invista em coaching, faça um Treinamento de Liderança, mude alguns comportamentos, evolua profissionalmente e conquiste a alta performance como gestor. Seja um líder coach!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!