Basicamente, o mundo funciona durante o dia, que é quando a maioria das empresas, escolas e faculdades funcionam e é possível encontrar o maior número de serviços disponíveis. A vida diurna é um padrão seguido pela grande maioria das pessoas. Contudo, existe um perfil, conhecido como notívago, que é formado por indivíduos que se sentem mais ativos no turno da noite e preferem dormir durante o dia.

Eu, por exemplo, adoro trabalhar no período na noite e, muitas vezes, até mesmo de madrugada, pois me sinto bem e muito produtivo nestes horários. Saiba mais a respeito do assunto e verifique se você se identifica com esse tipo de comportamento.

O Que é Notívago?

O conjunto de reações que acontece no organismo do ser humano de acordo com o período do dia é chamado de relógio biológico. Nos notívagos esse relógio funciona de forma invertida, pois eles se sentem mais dinâmicos quando a maioria das pessoas já produziu durante todo o dia e está descansando para acordar na manhã seguinte. Essas reações são causadas, principalmente, pela luz do dia, que nos dá energia para realizar diversas atividades, da mesma forma que a noite é mais propícia para o descanso.

No passado, as pessoas eram obrigadas a seguir o padrão de realizar suas tarefas durante o dia para aproveitar a claridade e dormiam à noite. Hoje, a eletricidade permite que se tenha luz a qualquer hora do dia, o que faz com que os indivíduos possam escolher a hora em que irão dormir ou se manter acordados. Apesar dessa possibilidade, estudos comprovam que o sono noturno é mais reparador do que o diurno, o que não significa que se notívago seja prejudicial, apenas que não é o ideal. O importante é que cada um descubra as suas necessidades e encontre a melhor maneira de supri-las.

As Vantagens de Ser Notívago

Após saber o que é notívago, descubra quais são as vantagens de quem se identifica com essa característica de trocar o dia pela noite.

Possuem Picos de Energia

Existe um fenômeno que acontece com os notívagos e que faz com que eles tenham picos de energia no período da noite. Então, nesses momentos, eles se sentem altamente ativos e podem realizar diversas tarefas. No caso dos diurnos, a energia é distribuída igualmente na maior parte do dia e esses níveis mais elevados não ocorrem.

Maior Facilidade de Concentração

PSC

Pessoas que se sentem mais produtivas durante a noite e a madrugada costumam se concentrar durante um maior período de tempo do que as diurnas. Em se tratando de produtividade, ambos os perfis se igualam, a diferença começa a aparecer após o avançar das horas. Os notívagos conseguem se manter concentrados em suas atividades por horas a fio.

Silêncio Para Realizar Suas Atividades

Aqueles que se sentem mais produtivos durante a noite e têm a possibilidade de trabalhar nesse horário se beneficiam do silêncio, já que a maioria das pessoas está dormindo. Mesmo em empresas, o período noturno costuma ser mais tranquilo, já que não há atendimento ao cliente e os setores administrativos geralmente funcionam apenas durante o dia.

Tendem a Ser Mais Criativos

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os indivíduos que acordam cedo são mais produtivos, entretanto, os notívagos são considerados mais criativos. Vale lembrar que essa não é uma regra, trata-se apenas de informações obtidas na pesquisa.

Pontos de Atenção em Relação aos Notívagos

Caso tenha se identificado com o perfil notívago, veja alguns pontos aos quais deve se atentar para desfrutar ao máximo dessa característica.

Adaptação do Sono

Alguns notívagos têm a oportunidade de trabalharem em horários noturnos, possibilitando que façam um melhor uso da sua energia. Entretanto, grande parte das pessoas precisa se adaptar ao que é mais comum, trabalhar durante o dia e descansar durante a noite. Se esse é o seu caso, saiba que é perfeitamente possível, através de mudanças progressivas de horário, alterar esse comportamento. Essa mudança é necessária para que consiga descansar o suficiente e possa desempenhar todo o seu potencial nas atividades que for realizar.

Substâncias Que Retardam o Sono

Alguns indivíduos costumam recorrer a substâncias que dão energia como uma forma de retardar o sono, como refrigerante de cola, café, energéticos, além de certos tipos de substâncias. Além de isso ser prejudicial para conseguir dormir quando chegar a hora, esta ação continuada pode fazer com que o corpo se torne dependente. Por isso, procure conhecer e respeitar as suas necessidades e limites para que a sua saúde seja mantida, independente do horário em que produz e descansa.

Rotina Alimentar

Aqueles que acordam cedo geralmente seguem horários pré-determinados para fazer as suas refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Já no caso dos notívagos, muitas vezes eles estão dormindo quando a maioria das pessoas está fazendo a primeira refeição do dia ou almoçando. Então, um ponto de grande importância é se atentar para os horários das suas refeições e os alimentos que está ingerindo. Dê sempre preferência para opções saudáveis e nutritivas, a sua saúde agradece.

Cuidados Com a Saúde

Além dos cuidados com a alimentação, é necessário manter outros cuidados com a saúde, para que o fato de ter o relógio biológico invertido não a comprometa. Praticar uma atividade física regularmente, além de fazer bem para o corpo e a mente, ajuda a tornar o sono mais reparador, independente do horário. Caso perceba que está com dificuldades para dormir ou se adaptar às necessidades de horário, procure ajuda médica para realizar o tratamento adequado e ter a qualidade de vida que merece.

Em grande parte dos casos, os notívagos são mal interpretados pelos seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Muitos acreditam que eles são preguiçosos e, por isso, estão sempre com sono no decorrer do dia. Essa ideia pré-concebida faz com que muitos indivíduos sintam rotineiramente este preconceito, sem saber que se trata de uma condição, muitas vezes, fisiológica. Por isso, se você conhece alguém que tem essas características ou mesmo se identificou com o perfil, descubra o que pode fazer para ajudá-lo ou se ajudar a desfrutar desse comportamento e extrair o melhor dele.

Aproveite para compartilhar este artigo com amigos que tenham hábitos noturnos e passe o conhecimento adiante. A informação é fundamental para que as pessoas se conheçam melhor e descubram como utilizar os seus pontos fortes e desenvolver o que for necessário.

Copyright: 510913807 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sg_shot