Art4All/Shutterstock Os livros de Psicologia nos ajudam a compreender a Psiquê humana e suas diversas facetas

Quanto mais entendermos a Psique humana (alma, espírito e mente), mais isso nos aproximará de nós mesmos. Acredito muito nestas palavras e também, que os livros de Psicologia são poderosos aliados neste processo de autoconhecimento.

Por isso, hoje apresento minha lista com aqueles que, considero os nove melhores livros de Psicologia da atualidade. Minha intenção é que, por meio deles, você tenha a oportunidade de compreender melhor as várias nuances da personalidade e do comportamento humano. Confira e conheça cada um!

Livros de Psicologia – Os 9 Melhores

Coaching Positivo – Psicologia Positiva Aplicada ao CoachingEste livro, de minha autoria, traz o conceito super atual da Psicologia Positiva, esta fantástica ciência do bem-estar, aplicada na potencialização do processo de Coaching. O livro apresenta os dois modelos de desenvolvimento humanos e mostra como a junção destas duas metodologias traz benefícios extraordinários ao coachee (cliente).

Flow e Psicologia Positiva – Estado de Fluxo, Motivação e Alto Desempenho, (Editora IBC) é um poderoso livro, do escritor, coach e mestre em Psicologia pela USP, Helder Kamei. Apresenta a história, origens e o desenvolvimento da Psicologia Positiva ao longo dos últimos anos. O livro traz ainda um estudo inédito no Brasil, sobre o Flow, que é o estado mental onde estamos altamente concentrados e também apresenta uma poderosa pesquisa sobre este assunto.

Florescer – De Martin Seligman, um dos criadores da Psicologia Positiva, este livro é baseado em suas pesquisas e estudos realizados como professor de Psicologia, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Em Florescer, Seligman traz exercícios interativos de modo que os leitores possam identificar, refletir e compreender melhor seus próprios comportamentos e, com isso, mudar hábitos e crenças negativas e conquistar seu bem-estar e felicidade em todas as esferas de sua vida.

Foco – A Atenção e Seu Papel Fundamental Para o Sucesso – O livro, do PhD, em Psicologia, o americano Daniel Goleman, criador do conceito de Inteligência Emocional, mostra como o uso das redes sociais e da internet, entre outras distrações, acabou prejudicando a nossa capacidade de manter o foco em todos os sentidos. Goleman defende que esta habilidade de concentração é o fator essencial para alcançarmos sucesso na vida e, por isso, em sua publicação apresenta formas efetivas para nos ajudar a manter o foco.

PSC

Empresários no Divã – De Luis Fernando Garcia, mostra como a Psicologia pode ajudar executivos a lidar com o estresse do dia a dia, a pressão por resultados, os momentos de crise, as adversidades nos relacionamentos interpessoais, a falta de tempo para a família e os problemas de gestão e finanças, por exemplo. Assim, aborda estes temas e mostra a importância destes profissionais de negócios a resolverem seus conflitos internos e blindar sua mente contra maiores danos, de modo que isso potencialize os resultados do seu trabalho e melhore sua qualidade de vida.

O Amor em Winncott – De Ana Lila Lejarraga traz abordagem sobre o amor materno, o desenvolvimento do sentimento amoroso e os processos que nos levam ao amadurecimento emocional. Mostra ainda que este sentimento possui não uma, mas várias raízes e divaga sobre estas ilustrando diferentes formas de amor e amar, todas sob o viés da Psicologia, numa abordagem ampla e profunda sobre o tema.

Afeto e Limite: Uma Vida Melhor para Pais e Filhos – O livro de Edina de Paula Bom Sucesso, aborda este importante tema e faz uma explanação sobre pais e filhos e os valores familiares que permeiam este tipo de relação. Filhos não vêm com manual de instrução, por isso, a obra mostra os relatos de pais que por anos viveram o conflito de ter que administrar a carreira, as responsabilidades financeiras e a tarefa de educar e estar presente na vida de seus descendentes.

O Homem e seus Símbolos – De Carl Jung, um dos maiores psicólogos de todos os tempos, defende que a realização do homem passa pela aceitação do que está em seu inconsciente, ou seja, daqueles conhecimentos que não percebe, mas que são adquiridos em seus sonhos e por meio dos símbolos que estes apresentam quando estamos dormindo. O livro foi inspirado num sonho do próprio autor que, a partir deste, teve um insight sobre o tema apresentado aqui.

Os 50 Mitos da Psicologia – Este livro, dos autores Scott O. Lilienfeld; Steven Jay Lynn; John Ruscio; Barry L. Beyerstein, mostra os principais mitos e crenças equivocadas criadas sobre a Psicologia e que ao longo do tempo foram amplamente difundidas pela mídia, internet e o imaginário popular. Assim, desvendam os 50 principais mitos sobre transtornos mentais, psicopatias, crimes, paranormalidades, síndromes e assuntos relacionados, para que assim, o leitor tenha, verdadeiramente, informações precisas e corretas sobre os temas relacionados ao comportamento humano.

E ai, você já leu algum destes livros? Aproveite e compartilhe sua opinião e ajude a enriquecer ainda mais este conteúdo.