PathDoc/Shutterstock A inconveniência constrange, ofende, expõem, humilha e magoa as pessoas

Você conhece alguém inconveniente? Aposto que sim! Este perfil de pessoa e profissional está em todas as partes, fazendo comentários constrangedores, fora de hora e que, na maioria das vezes, causa grande mal-estar.

Algumas pessoas, conscientemente, têm prazer em ser inconvenientes; tripudiar e ofender os outros. Outras estão tão habituadas com estas atitudes nocivas, que acabam nem percebendo mais quando passam da conta.

Os Males de Ser Inconveniente

No trabalho, os inconvenientes são representados por aqueles profissionais que fazem comentários maldosos e públicos sobre a roupa, a forma física e até mesmo o jeito de falar e agir do colega. Também são os que espalham fofocas e boatos e fazem perguntas diretas e invasivas (Quanto você ganha? De quanto foi seu aumento), por exemplo.

Em nossa vida pessoal, são aqueles parentes e amigos que sempre fazem comentários inapropriados ao nosso respeito e piadas sobre tudo e todos. (Tá gordo, hein! Encalhada, não vai casar, não? Que roupa é essa? Tá no mesmo emprego ainda?…).

Como se acham mais espertos, os inconvenientes geralmente estão sempre tentando tirar alguma vantagem, se vangloriando de seus feitos e diminuindo os resultados dos outros. Para piorar, não veem mal algum em agir assim e até mesmo vão a festas sem serem convidados, ou seja, como penetras.

Cuidado com a Inconveniência!

PSC

Por tudo isso, é importante estar atento aos nossos próprios comportamentos, pois às vezes, acreditando que estamos fazendo o certo, também acabamos sendo bastante inconvenientes. Com isso, além de magoar nossos colegas, parentes e amigos, também prejudicamos nossos resultados profissionais e nossas relações pessoais e sociais.

Para isso, mudar sua postura é o primeiro passo. Peça feedbacks e reveja suas ações também e avalie se ao longo de sua vida, não perdeu amizades e oportunidades de trabalho por ter sido inconveniente. Fazer este mapeamento é importante para identificar quais circunstâncias, comportamentos e motivações levaram você a ser inconveniente.

Além disso, reflita sobre sua necessidade de aparecer e ser engraçado à custa dos outros. Será que esta é a única forma que aprendeu? Será que isso não esconde seu medo de virar piada também? Pense em tudo isso e em todas as vezes que estas atitudes negativas começaram dominar você. Liberte-se delas!

Para livrar-se delas, desenvolva seu bom senso, aprenda a ouvir mais e a falar na hora certa, a respeitar o jeito de ser e viver do outro, evite ser invasivo com as pessoas e controle seu ímpeto piadista. Foque também em ter conversas niveladas, ou seja, onde cada um escuta e expõem suas ideias, igualmente, sem diminuir, contar vantagem ou constranger o outro. Fica a dica!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!