“Conheça os mais influentes líderes de todos
os tempos e entenda porque até hoje eles nos inspiram

A cada período da história humana podemos encontrar exemplos clássicos de lideranças que marcaram uma determinada época. Ícones como: Júlio César, Cleópatra, Rei Artur e Alexandre “O Grande”, por exemplo, sobrevivem através dos tempos, imortalizados pela arte, pintura, livros, peças de teatro e lendas.

Suas histórias vêm sendo contadas e recontadas há séculos, inclusive pelo cinema, hoje um dos principais responsáveis por reproduzir seus feitos e levá-los ao grande público. Revendo seus legados, podemos perceber também que em muitas ocasiões, o desejo de liberdade do povo foi usado como pretexto para que grandes tiranos pudessem chegar à liderança e declarar seu poder.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Entretanto, vamos conhecer agora alguns dos maiores líderes que já existiram, e entender melhor porque até hoje ainda estão tão presentes em nosso imaginário e nos inspiram com suas realizações.

Nelson Mandela – “Madiba”, como era carinhosamente chamado por seus admiradores, liderou a luta contra o Apartheid, movimento que durou de 1948 até 1994, e impôs a segregação racial aos negros, na África do Sul. Por sua luta, por direitos iguais, permaneceu preso por mais de 25 anos e teve um dos filhos assassinado por seus opressores.

Nem com todos os ataques sofridos, Mandela desistiu de seu ideal. Mesmo preso continuava a influenciar a população segregada a também se manter firme pelo propósito da liberdade e igualdade. Foi eleito o primeiro presidente negro de seu país. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua luta e, mesmo após sua morte, continua sendo admirado em todo mundo.

Mahatma Gandhi – Liderou manifestações pacíficas que lutavam pela independência da Índia. Com um discurso simples, baseado nos preceitos do Hinduísmo, sua religião, o advogado pregava protestos sem violência, onde defendia a criação de um Estado Indiano, livre das intervenções e opressões da Inglaterra.

PSC

Gandhi desejava que seu povo vivesse sob cinco preceitos: igualdade; não uso de álcool ou drogas; união entre hindus e muçulmanos; amizade e igualdade para as mulheres. Não descansou até a Índia conquistar sua independência, em 1947. Deixou um legado inspirador para o mundo, ao provar que é possível conquistar a paz e a liberdade, sem violência e respeitando seus próprios valores, crenças e princípios.

Martin Luther King Jr. – O Pastor americano foi o principal defensor dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos, na década de 1960. Mobilizou milhares de pessoas a lutarem, pacificamente, por seu direito ao voto e contra a segregação racial que obrigava, por exemplo, negros a cederem seus lugares, no transporte público, para os brancos. Em agosto de 1963, durante a “Marcha por Emprego e Liberdade”, em Washington, fez um dos discursos mais famosos de todos os tempos, intitulado: “Eu Tenho um Sonho”.

Cerca de 200 mil pessoas estavam presentes e puderam ouvir e se inspirar com as palavras de King, que compartilhava seu sonho maior de um dia ver, brancos e negros, unidos e convivendo em paz. Graças ao movimento liderado por ele, nos anos seguintes foram instauradas leis que garantiam os direitos iguais aos negros.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Franklin Delano Roosevelt – Assumiu a presidência dos Estados Unidos logo após a crise de 1929, que quebrou o país e levou grande parte da população à extrema pobreza. Franklin começou a recompor a economia ao instaurar seu plano de ação, chamado: “New Deal”, onde o governo participava mais ativamente da economia, com o objetivo de incentivar a criação de novas demandas e impulsionar o reaquecimento dos setores comprometidos pela crise.

Com isso, milhares de americanos recuperaram seus empregos e sua fonte de renda. Para aqueles que não conseguiram voltar ao mercado, Roosevelt criou o sistema de Seguro Social, que garantia uma ajuda financeira para os mais pobres. Também aumentou o controle sobre os bancos e os impostos dos mais ricos, o que, entre outras ações, permitiu recuperar a economia americana e tirar a nação da crise.

Napoleão Bonaparte – O comandante é considerado um dos mais importantes e influentes líderes políticos e militares da Europa. Participou da fase final da Revolução Francesa e chegou ao governo deste país, através de um golpe militar. Napoleão era amado e admirado pelo povo francês e considerado um grande estrategista. No final do século XIX, liderou uma das maiores expansões territoriais da história, conquistando a Europa, quase por completo. O “Código Napoleônico”, conjunto de leis criadas por ele, inspirou regras parecidas em diversas constituições em todo mundo.

E para você, quais são os líderes que mais te inspiram hoje? Quais são as características que você mais admira neles? Deixe aqui seu comentário!