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Os Maiores Erros na Motivação de Vendedores

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Hasan Eroglu/Shutterstock Os vendedores precisam ser motivados, continuamente e, de forma correta, para obterem bons resultados e bater suas metas

Para ter bons resultados, as empresas devem estar atentas e investir, continuamente, na motivação de vendedores. Esta ação é importante para que os colaboradores tenham todo o suporte necessário para fazer seu trabalho com satisfação, comprometimento e maestria.

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que não sejam cometidos erros na motivação dos profissionais. Nem sempre mais é mais, ou seja, não basta apenas oferecer mais cursos e mais treinamentos em vendas. É preciso compreender os fatores que motivam e, especialmente, aqueles que ajudam na desmotivação da equipe em sua jornada diária.

Para evitar exatamente estes tipos de falhas na gestão dos vendedores, eu trouxe alguns exemplos de erros e atitudes que os líderes devem eliminar. Continue lendo e descubra quais são e aprenda soluções para evitá-los!

Principais Erros na Motivação de Vendedores

Definir Metas Inalcançáveis – A fórmula da motivação funciona da seguinte maneira, se as demandas estão no nível da equipe e de suas habilidades, consequentemente os vendedores sentir-se-ão mais confiantes para realizá-las. Porém, quando o gestor apresenta metas “mirabolantes”, e acima de suas capacidades, ao invés de desafiá-los, corre grande risco de desmotivar o grupo.

Solução – Para isso, antes de demandar as metas, conheça bem sua equipe, seu potencial, pontos fortes e de melhoria e as habilidades com as quais pode contar para realizar o objetivo presente.

Forçar a Motivação – Fazer reuniões e dinâmicas de motivação apenas para cumprir com uma agenda não é a melhor maneira para motivar a equipe. O líder deve ter a sensibilidade de perceber o momento de sua equipe e também o momento correto para impulsionar sua motivação. Naturalmente ninguém vive sempre motivado, não force seus vendedores a assumir este papel.

Solução – A motivação pode ser impulsionada de várias formas, como, por exemplo, por meio de reconhecimento público pelo bom desempenho, boas condições de trabalho, liderança justa e inspiradora e pela valorização dos profissionais da equipe. Assim, os vendedores podem sentir-se mais dispostos e motivados a conquistar grandes resultados sempre.

Reconhecer Apenas Com Dinheiro – Um dinheiro a mais é sempre bem-vindo quando é fruto de nosso trabalho, mas em se tratando de motivação não é a melhor estratégia, pois como diversas pesquisas apontam, neste contexto, o reconhecimento financeiro só tem duração de, no máximo, três meses. Ou seja, a não ser que a empresa tenha muito dinheiro para investir, este não é o melhor caminho.

Solução – Trabalhe o reconhecimento por meio de outras ações, como congratulações públicas pelas tarefas cumpridas, pequenos mimos ou inesperado bom dia com um café diferente. Lembre-se que as pessoas querem se sentir amadas e importantes, fazer surpresas positivas é uma boa pedida.

Trabalhar a Motivação de Forma Genérica – De forma alguma faça ou contrate treinamentos de motivação generalistas, ou seja, que poderiam ser aplicados em qualquer empresa e para quaisquer vendedores.

Solução - Sempre que for trabalhar a motivação do grupo foque em temas específicos que realmente envolvam sua equipe de vendas (Melhoria na comunicação, nos relacionamentos interpessoais, como fazer um bom pit de vendas, novas técnicas e ferramentas, abordagem ao cliente).

Isso envolve os profissionais de maneira positiva e mostra que a empresa está atenta as suas necessidades de melhoria e desenvolvimento, o que consequentemente, também aumenta sua motivação. Fique de olho e boa sorte!

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