Voltar

Os Maiores Erros na Avaliação de Desempenho de Equipe

Publicado em | 0 comentários

Kurhan/Shutterstock Avaliação de Desempenho de Equipes é uma ferramenta poderosa para melhorar a gestão de processos e pessoas

A Avaliação de Desempenho é uma das principais ferramentas das empresas no que concerne à Gestão de Pessoas. Por meio dela, as organizações têm um meio importante para avaliar seus colaboradores, identificar seus talentos, competências, conhecimentos, bem como os gaps nos processos e nos profissionais, que precisam ser atendidos, corrigidos e eliminados.

Entretanto, por mais relevante que seja, nem sempre as Avaliações de Desempenho seguem este objetivo, o que acaba desvalorizando este processo e diminuindo sua credibilidade frente aos funcionários. Por isso, mais do que saber como elaborar uma Avaliação de Desempenho é essencial que os líderes e gestores de RH saibam o que fazer com os dados provenientes dela.

Para ilustrar melhor esta ineficiência, vou mostrar os cinco principais erros e também as falhas mais comuns quando tratamos de Avaliação de Desempenho de Equipes nas empresas. Continue lendo e entenda melhor!

5 Principais Erros na Avaliação de Desempenho

Banalização – Fazer Avaliações de Desempenho indiscriminadamente, ou seja, sem nenhum objetivo específico e tangível, apenas para cumprir com uma agenda organizacional, é um dos principais erros das empresas. Por isso, é importante estar atento ao “timing” certo e sempre aliar esta mensuração com ações efetivas.

Ignorar as Informações – Não aproveitar a riqueza de informações que são coletadas na Avaliação é outro grande erro. Ali, está um documento exclusivo da empresa, onde ela pode ter uma visão geral do momento atual da organização e dos seus colaborares, e aproveitar para fazer as mudanças necessárias à melhoria contínua e positiva de todos.

Inefetividade das Lideranças – A Avaliação de Desempenho também tem como objetivo avaliar os líderes, segundo seus liderados. Por isso, tendo este documento em mãos, é inadmissível que os gestores ignorem estas informações e também que não busquem melhorar os aspectos, técnicos, emocionais e comportamentais, apontados na avaliação da equipe.

Empresa Não Implantar as Melhorias Propostas – Do mesmo modo, se a empresa propõe constantemente Avaliações de Desempenho e, nada faz, depois, para reconhecer seus colaboradores, corrigir as falhas em seus processos e na gestão de pessoas, erra também. Como consequência, vemos diminuir o engajamento, aumentar a desmotivação da equipe e a falta de credibilidade da organização juntos aos seus profissionais.

Falta de Plano de Ações – Após fazer a Avaliação é essencial que as empresas façam planos de ações para aproveitar as informações e implantar as melhorias necessárias e que, com certeza, são importantes para o crescimento de toda organização. Por isso, não ter planos de ações efetivos e, pautados nestes dados, é um grande erro de administração.

Para evitar estes tipos de falhas é essencial que as lideranças estejam preparadas tanto para aplicar como para utilizar os dados coletados por meio da Avaliação de Desempenho e, com isso, possam criar soluções para desenvolver a equipe. Neste sentido, o Coaching Corporativo, é uma excelente metodologia para as empresas melhorarem seus processos e potencializar os resultados de seus profissionais. Invista em Coaching!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!