silhueta de líderes e empresários

© Depositphotos.com / michaeldb Os líderes são os responsáveis por conduzir profissionais e equipes de modo a transformar as estratégias da empresa em conquistas.

Os líderes são pilares fundamentais e que dão consistência ao crescimento de uma organização. São eles os responsáveis por conduzir profissionais e equipes de modo a transformar as estratégias da empresa em conquistas, estimulando o engajamento, comprometimento e motivação para que todos cresçam e se desenvolvam em conjunto.

Um bom líder é aquele que possui poder de influência, comunicação, visão sistêmica, pensamento estratégico e capacidade de negociar, solucionar problemas, promover a participação ativa, envolver os profissionais e fazer bom uso das potencialidades individuais de seus liderados.

Além disso, o líder de alta performance faz com que seus colaboradores sintam que realmente fazem parte da organização, reconhecendo seu valor e importância dentro da empresa. Como resultado, consegue manter os profissionais mais ativos e comprometidos com a organização, aumentando substancialmente a fidelização dos colaboradores.

Ser um líder é assumir uma missão que exige multiplicidade de talentos e competências para corresponder às diversas necessidades da organização e do capital humano, gerando resultados satisfatórios para ambas as partes.

3 grandes líderes de empresas mundiais

Confira abaixo histórias de grandes líderes em empresas mundiais, inspire-se e desenvolva sua liderança:

Abílio Diniz

PSC

Apontado como um dos 60 mais poderosos do Brasil, aos 20 anos de idade Abílio Diniz já era gerente de vendas. Este foi o início de uma história de liderança grandiosa, que o levou a ser sócio de uma grande companhia de distribuição do varejo alimentar — que inclui empresas como Extra e Pão de Açúcar —, além de ter sido sócio majoritário da Casas Bahia.

Assista ao vídeo abaixo e conheça sua extraordinária trajetória:

Janete Vaz e Sandra Costa

Ícones do empreendedorismo feminino e exemplo de liderança, fundaram aquela que se tornaria uma das melhores empresas para se trabalhar no país: o Grupo Sabin, atualmente com 183 unidade e referência no mercado da saúde.

Conheça melhor a história dessas grandes líderes:

Guilherme Leal

Sócio de uma pequena loja de cosméticos, transformou-a em um dos grandes impérios da beleza atualmente: Natura. Formado em Administração de Empresas pela USP, em 2006, foi apontado pela revista Forbes como uma das pessoas mais ricas do mundo, sendo que ele destina 50% de seu patrimônio particular à causas sustentáveis.

No vídeo abaixo, Guilherme aborda a sustentabilidade como ativo de transformação social e potencialização dos negócios:


Vale destacar que o ponto em comum desses grandes líderes é a paixão pelo que fazem: eles são apaixonados por pessoas, e acreditam verdadeiramente em seu potencial infinito e no das pessoas a sua volta. São comprometidos com seus valores, princípios e trabalham pautando-se em um propósito maior.

E você, já descobriu seu poder de liderança? Comente e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais.