flow

Kzenon/Shutterstock Durante uma sessão de Coaching, o Flow é fundamental para conectar coach e coachee e potencializar os resultados do processo

Conhecer o flow é essencial para o Coaching Positivo porque, a partir dele, identificando-o junto ao coachee e incluindo atividades que levem ao estado de flow, podemos mapear as potencialidades máximas de cada sujeito e maximizá-las, fazendo com que ele se desenvolva e aumente o número de sensações positivas que ele experimenta durante seu dia, ou semana.

Esta experiência do flow também deve ser vivenciada durante as sessões de Coaching. Estar neste estado de atenção focada, durante uma sessão de Coaching Positivo represen­ta criar total conexão, rapport, entre coach e coachee, em um ambiente onde ambos interajam, dentro de um campo rela­cional sinérgico, capaz de abrir caminhos ao desenvolvimento de novas competências emocionais, cognitivas e ao alcance de maior autoconsciência.

Este “olho no olho” proporciona um nível elevadíssimo de harmonia que permite a empatia e confiança mútua e cria uma dinâmica que permite um maior engajamento em prol do esta­do desejado. Com isso, o coachee fica mais aberto e assume uma postura mais positiva em relação ao sucesso de seu processo. Esta fluidez faz com que o coachee perceba-se dentro de um ambiente seguro, onde se sente mais confiante e capaz de alcançar plena­mente suas metas e objetivos no tempo determinado.

Flow e Self Coaching

A partir da metodologia Self Coaching, criada e constantemente aprimorada por mim, entre as muitas técnicas e ferramentas que utilizo, sempre trabalho a compreensão dos Sete Níveis da Pirâmide do Processo Evolutivo. Esta poderosa ferramenta também criada por mim e adaptada dos Níveis Neurológicos de Aprendiza­gem e Mudanças, desenvolvidos por Robert Dilts e Bernd Isert.

Este trabalho tem o objetivo de oferecer ao coachee uma visão sistêmica de si mesmo, que lhe proporcione encontrar realmente seu propósi­to e missão de vida. Você deve estar se perguntando por que isso é tão impor­tante. Pois bem, a resposta é simples: porque ter claro os motivos que o fazem acordar todos os dias, saber definir o que o motiva e aquilo que não se relaciona positivamente com suas crenças e valores é essencial para um processo de Coaching bem-sucedido.

Estar em flow, verdadeiramente, é muito importante para que haja congruência entre aquilo que a pessoa faz diariamente e aquilo que ela gosta e ama fazer de verdade. Do contrário, a perfomance e os resultados serão sempre os mesmos e o cliente continuará insatisfeito com sua vida.

PSC

Quando amamos o que fazemos, quando entendemos nos­so propósito, conseguimos atingir um nível de conexão capaz de criar um mundo paralelo, onde estamos tão profundamente foca­dos naquilo que estamos fazendo, que nada mais importa naquele momento. Consequentemente, quanto mais nos dedicamos às tare­fas que gostamos, maiores são nossas competências para realizá-las.

Fatores que Facilitam o Flow Durante uma Sessão de Coaching

No artigo, cuja tradução livre é “Flow na Sessão de Coaching”, e que foi escrito por Karen J. Wesson (2010), a pesqui­sadora apresenta os seis principais fatores que facilitam o fluxo durante uma sessão de Coaching. São eles:

  1. Bom Relacionamento: quando o cliente sente que pode se relacionar/confiar em seu coach e discutir os temas propostos em cada sessão.
  2. Compromisso: quando coach e cliente, cliente e coach, fazem um “pacto” para o alcance do resultado e se comprometem, verdadeiramente, com o sucesso do processo.
  1. Potencialização: quando as habilidades do coach e do cliente são altas, equilibradas, compatíveis com o desafio proposto e o alcance do estado desejado.
  2. Percepção de Evolução: quando o coachee sente que está evoluindo e experimenta a sensação de realização ou crescimento contínuo a cada sessão.
  3. Perfeitas Condições Físicas e Mentais: quando, tanto coach como o cliente estão em perfeitas condições físicas, mentais, cognitivas e emocionais para realizar o processo.
  4. Ambiente Seguro: quando o cliente sente que o ambiente físico é adequado e acredita que o coachtório oferece conforto, segurança e é livre de distrações que atrapalhem o seu processo.

Com a junção de todos estes elementos é possível perceber um estado de satisfação, pós-fluxo, depois de encerrada a sessão. Isso significa que estes recursos contribuem para que o coachee sinta-se feliz e alcance maior autopercepção e consciência sobre si mesmo. Consequentemente faz com que o indivíduo consiga realmente sentir que está se desenvolvendo através do pro­cesso de Coaching, mantendo-se engajado e caminhando com o seu coach rumo à realização de seus objetivos.

Fique atento e busque o que te faz entrar em flow.