Segundo Napoleon Hill, autor estadunidense, “Quem desenvolve hábitos de sucesso faz do sucesso um hábito.” Essa frase é a mais pura verdade, e, mais ainda, ressaltamos que a sua máxima possa ser aplicada em todos os contextos de vida, tanto pessoais como profissionais, especialmente no desenvolvimento da liderança nas empresas.

O bom líder é aquele que está atento ao aprimoramento da sua equipe, mas também ao seu próprio processo de autodesenvolvimento. Isso consiste em cuidar melhor das suas relações interpessoais, pensar em como tornar a sua comunicação e as suas estratégias mais efetivas e fazer da sua liderança realmente eficaz.

Isso tudo, entretanto, começa pelos seus pensamentos, pois eles é que levarão o gestor a ter hábitos e ações congruentes com os resultados que deseja alcançar. Porém, quais são os hábitos que todo bom líder deve ter para alcançar conquistas extraordinárias na sua carreira? Continue lendo e conheça alguns deles!

8 hábitos positivos do bom líder

Conheça 8 comportamentos que o bom líder tem no seu dia a dia. Veja o que ele faz e inspire-se.

1. Faz atividades físicas 

Por trás do líder existe um ser humano, que precisa estar em saudável e em perfeito equilíbrio físico e mental para estar plenamente disposto a enfrentar e superar os seus desafios diários. Por isso, o líder de sucesso faz, com frequência, atividades físicas e cuida da sua saúde e da sua alimentação. Isso permite que as doenças sejam prevenidas, além de aliviar o estresse e melhorar o humor e a disposição para o dia a dia. Ter essa saúde e essa energia é fundamental para comandar equipes de sucesso.

2. Busca evolução contínua

Por meio de novos aprendizados, experiências, livros, estudos, cursos, notícias, networking, observações dos acontecimentos ao seu redor, entre outras estratégias, um bom líder sempre busca evoluir continuamente e expandir a sua visão e os seus conhecimentos técnicos, emocionais, comportamentais e de mundo. Não é porque a pessoa alcançou um posto de liderança que ela não precisa aprender mais nada. Pelo contrário: é nessas posições que mais devemos estudar!

3. Cuida dos seus relacionamentos

Esse líder é aquele que sempre dá “bom dia” à equipe e que sempre procura manter um relacionamento positivo, aberto e saudável com os seus liderados. Para isso, investe em uma comunicação eficaz, busca ser justo e correto e faz o possível para proporcionar aos seus liderados oportunidades reais de crescimento e evolução. Esse líder é respeitoso, educado e não ultrapassa os limites das relações profissionais. Mesmo ao fazer uma crítica, ele é ético e empático com todos.

4. Tem um mindset positivo

PSC

Alimentar o otimismo, desenvolver crenças positivas e compartilhá-las com os seus liderados são alguns dos diferenciais dos bons líderes, pois essa energia positiva aumenta a motivação, a produtividade e o engajamento da equipe. Além disso, ela também proporciona aos liderados a autoconfiança necessária à realização efetiva do seu trabalho. Se o líder não demonstrar que acredita na equipe, como exigir que os colaboradores acreditem em si mesmos? A mentalidade positiva parte da liderança.

5. Lidera pelo exemplo

Os bons exemplos do líder de sucesso fazem com que ele seja seguido, admirado e respeitado, mesmo quando não está presente na empresa. Por isso, esse gestor está sempre atento aos seus comportamentos, ações, à forma com que se comunica e faz a gestão de pessoas e processos, ao modo como confere os feedbacks e impulsiona os resultados etc. Ele compreende que só pode exigir dos funcionários aquilo que ele mesmo demonstra: pontualidade, dedicação, respeito, vontade de crescer, entre outros.

6. Comunica-se com clareza

A clareza de comunicação é um dos principais hábitos de um bom líder. Ele deve certificar-se de que todos compreendam aquilo que ele diz: objetivos da equipe, delegação de tarefas, instruções nas atividades, regras internas, feedbacks, conhecimentos compartilhados etc. Falar ou escrever com total clareza e tirar as dúvidas de todos, sendo bastante acessível, é essencial. Além disso, o bom líder também sabe a hora de ouvir o que os seus liderados têm a dizer.

7. Faz do feedback uma rotina

Por falar em feedback, um bom líder sabe como fazer dele uma rotina. De tempos em tempos, esse líder se reúne individualmente com cada colaborador, a fim de avaliar o seu desempenho, enaltecer os aspectos positivos, apontar o que precisa ser melhorado e dar sugestões para que essas melhorias ocorram. Isso deve ser feito sempre de forma muito ética e respeitosa, sem ofender o colaborador. É com essa consciência sobre o próprio trabalho que cada funcionário poderá evoluir sempre.

8. Não tem medo de compartilhar os seus conhecimentos

Por fim, um bom líder não enxerga os seus liderados como competidores. Assim, ele não tem medo de compartilhar com eles aquilo que sabe, sejam conhecimentos acadêmicos, sejam experiências práticas da vida corporativa. Ele aproveita os erros para transformá-los em oportunidades de ensinar algo, sem medo de tornar a sua equipe cada vez mais forte e competente. Ele não enxerga os liderados como concorrentes. Por isso, fala, explica, dá exemplos, instrui, tira dúvidas etc.

Esses são alguns exemplos de hábitos positivos que fazem com que o líder seja efetivo na sua gestão e consiga alcançar mais equilíbrio e qualidade de vida, dentro e fora do trabalho. Esses hábitos também possibilitam conquistar os seus liderados e, consequentemente, obter resultados extraordinários na carreira.

Dessa forma, todo líder deve sempre esforçar-se para incluir as atitudes acima na sua rotina. Além disso, as pessoas que desejam, um dia, conquistar um cargo de liderança, devem desenvolver essas ações desde já, preparando-se para enfrentar as responsabilidades da posição. Nem sempre é fácil agir dessa forma, mas, ao analisarmos os resultados que podemos obter, com certeza perceberemos o quanto tudo isso vale a pena!

E você, ser de luz, já adquiriu algum dos hábitos acima? O que falta para ser um bom líder? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!