Voltar

Os elementos que caracterizam o empreendedor

Publicado em | 0 comentários

O empreendedor é aquele que realiza, que possui iniciativa para idealizar e executar projetos complexos. Conheça mais características sobre o perfil desse profissional. | Créditos da imagem – depositphotos – autor: SergeyNivens

O empreendedor é aquele que realiza, que possui iniciativa para idealizar e executar projetos complexos. São pessoas que concebem novas formas de atividades ou negócios e as dão vida. Já o colaborador é aquele que vai auxiliar o empreendedor na construção e desenvolvimento do projeto, colaborando para a consecução dos objetivos através do empenho nas ações estabelecidas. Conheça um pouco mais sobre as características do empreendedor a seguir.

Características do empreendedor

 

Transformar crise em oportunidade

Uma característica comumente percebida em empreendedores é sua capacidade de enxergar oportunidades nos momentos de crise. Analisando a atual conjuntura, percebe um segmento com potencial para investimentos e concebe maneiras para fazê-lo da melhor forma. Em momentos de crise, as mudanças de comportamento e consumo são fontes de inspiração para o empreendedor pensar em novos negócios.

Saber negociar

O empreendedor lida diretamente com diversos fornecedores, especialmente no início de seu empreendimento e sua habilidade de negociar faz toda diferença para o bom andamento de seus negócios.

Ter visão de negócio

Essa é uma característica destacada. Quando o empreendedor não possui um visão de negócio fica incapaz de gerir o todo com dinamicidade e assertividade, pois sempre precisará se respaldar com seus colaboradores. Possuir visão de negócio influencia também nas oportunidades e ameaças que surgirão em cenários futuros e, por isso, tê-la é essencial para a prosperidade do empreendimento.

Opinião própria

Acreditar em seus ideias e valores e, estar seguro de suas opiniões e atitudes são características muito comuns entre empreendedores, pois, se esses não possuíssem esse tipo de comportamento, seriam facilmente convencidos pelas diversas pessoas que poderiam fazê-los desacreditar em seus projetos.

Persistência

Conceber um projeto e executá-lo não é tarefa fácil. O empreendedor deve ser persistente, pois certamente os desafios serão muitos e superá-los exigirá esforços e foco no resultado.

Ser líder

Ser um líder não significa ser um chefe, e o empreendedor deve estar atento a isso. Liderar significa influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, cativá-las e trazê-las para colaborar no projeto que está sendo empreendidos, motivadas e conscientes de sua importância para o processo. O líder dita o ritmo através do exemplo, orienta a consecução dos trabalhos e se mantem focado no resultado final.

Assumir riscos

Todo empreendedor, ao empreender, assume riscos. Risco do cenário se tornar desfavorável ao projeto que desenvolve, risco de o projeto não vingar, risco de suas energias se esgotarem. Empreender um novo negócio é apostar em uma ideia que por mais que possua grandes chances de sucesso, sempre haverá a possibilidade de fracasso.

Empreender, como já foi dito, não é tarefa fácil. Mas muito logram sucesso em seus projetos e fruem das recompensas. Conheça a história de empreendedores brasileiros que saíram do zero para realizarem seus projetos e prosperaram e, se inspire.

 

E você, se considera um empreendedor? Comente e compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!