Voltar

Os Diferentes Modelos de Liderança

Publicado em | 0 comentários

Jirsak/Shutterstock O Líder Coach se destaca porque realmente faz uma liderança diferenciada

Quando falamos em modelos de liderança, acredito que cada profissional tem o tipo que considera ideal. Quando somos liderados, temos um guia do nosso trabalho, por isso mesmo, quanto melhor for a sua forma de liderar, melhores serão os seus resultados.

O que acontece é que nem todos os líderes pensam assim. Muitos herdam estilos de lideranças de seus antecessores e acabam repetidos erros que hoje já não são mais aceitos. No contexto das empresas, atualmente vemos uma nova geração de profissionais que espera muito dos seus gestores e uma gestão diferenciada também.

Por isso, mesmo que ainda resistam alguns modelos de liderança antiquados e que rementem à época do “eu mando e você obedece”, sai na frente o líder que souber compreender as mudanças pelas quais passou o capital humano e que tenha ações e comportamentos congruentes com o perfil de seus colaboradores.

Caso contrário, haverá constantes conflitos entre líder e liderados; falta de cooperação, baixa produtividade e alta rotatividade na equipe. Por isso, vamos conhecer agora três modelos de liderança e entender como cada um impacta nos profissionais e em seus resultados. Continue lendo e saiba mais!

Exemplos de Modelos de Liderança

Liderança Autoritária – Pode parecer que este modelo não exista mais, mas pelo contrário, este ainda é um tipo de liderança muito encontrada nas empresas. Nele, o líder autoritário centraliza todas as decisões, tem uma postura arrogante, grosseira, egocentrada e distante. Considera seus liderados apenas operários trabalhando em prol dos resultados e das metas que ele define e geralmente causa medo nas pessoas. Não reconhece o trabalho da equipe e toma para si o mérito pelos sucessos. Aponta os culpados para tirar o seu nome da reta quando algo sai errado. Não compartilha seus conhecimentos, pois teme ser superado ou substituído por alguém de sua equipe.

Liderança Democrática – Ao contrário do modelo acima, o líder democrático é aquele que inclui sua equipe nos projetos, na tomada de decisão e que também delega as tarefas com assertividade, pois na teme que seus melhores profissionais tomem seu lugar. Tem um diálogo aberto com a equipe e se comunica com clareza. Isso ajuda a criar um ambiente mais positivo no trabalho, onde todos se sentem importantes e dispostos a colaborar para o alcance dos resultados, pois sabem que o líder irá reconhecer seus esforços e recompensá-los.  Deve apenas tomar cuidado para não perder as rédeas e deixar sua gestão muito solta, para evitar isso, o ideal é que dê liberdade, mas também acompanhe o trabalho e guie seus funcionários efetivamente.

Liderança Coaching – Este é o líder dos novos tempos, um gestor atualizado com os anseios de sua equipe e que utiliza as ferramentas, métodos e técnicas do Coaching para potencializar os resultados de sua liderança. Assim, no que tange: comunicação, organização, delegação, planejamento, relacionamentos interpessoais; o líder coach consegue criar um ambiente positivo, onde há espaço para cocriação, ouvir e ser ouvido, e para crescer individual e coletivamente. Na prática, este líder sabe dar e receber feedbacks, compartilhar seus conhecimentos e experiências, pois deseja que sua equipe tenha oportunidades reais de evoluir e também poder reter os seus talentos.

E se você também quer levar para a sua liderança todos os benefícios do Coaching, invista agora neste processo dinâmico e atual e torne-se um grande líder Coach. Faça a formação Leader Coach Training e potencialize os seus resultados, dos seus profissionais e da sua empresa. Faça o LCT!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!