Voltar

A Ética e sua Influencia em Nossa Vida

Publicado em | 0 comentários

ra2studio/Shutterstock A ética evidencia o nosso modo de ser, os valores , o caráter e os nossos comportamentos e influencia diretamente em todas as nossas decisões

Toda profissão tem um código de ética, e isso não seria diferente com o Coaching. Embora não seja uma “profissão” regulamentada como tal, ser coach é uma atuação profissional com identidade própria, logo, também tem uma ética, um propósito de ser e existir.

Ética vem do grego, da palavra “ethos”, que significa “modo de ser”. Portanto está ligada às práticas sociais, ao modo como vivemos nessa sociedade e ao nosso comportamento. Sendo assim, poderíamos sintetizar dizendo que ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

A Ética Deve Estar em Tudo

O que parece complexo quando tratamos de ética é que, ao mesmo tempo em que ela diz respeito à sociedade, ela também está vinculada a particularidades, a grupos, a instituições. Se, temos uma ética na sociedade brasileira, temos também a ética nos diversos segmentos: os vendedores, os médicos, os professores, os coaches e todos os outros.

Dentro desse mapa social vão se formando códigos de ética específicos que temos que dominar para conseguir viver bem em sociedade, pois eles determinam nossos comportamentos.

A ética materializa-se, pela moral, em regras, em normas de conduta, de pensamento e de atuação humana que vão construindo conceitos do que é bom ou mau; bonito ou feio; correto ou incorreto; justo ou injusto, aceitável ou inaceitável. E, é claro, que esses conceitos são absolutamente maleáveis e se modificam de cultura para cultura ou, dentro de uma mesma cultura, de grupos para grupos.

Ética e moral são conceitos diferentes, mas são indissociáveis para o estudo das sociedades. A ética se coloca como uma situação mais reflexiva, interna, enquanto que a moral se apresenta como um guia de como deveríamos viver e agir, eminentemente, na prática.

Ocorre que “ser ético”, seguir os preceitos sociais e agir racionalmente pelo que foi convencionado socialmente como sendo correto, bom, justo e aceitável, nos dá uma chancela, uma marca que é uma espécie de “etiqueta de aprovação”. Tornamos-nos bem quistos junto às pessoas porque seguir regras ainda é uma condição valorizada pela sociedade.

É evidente que às vezes esses códigos morais e éticos não são suficientemente claros nos obrigando a seguir uma “ética interna”, princípios internalizados por nossa criação. Essa ética interna diz respeito aos nossos valores e quanto melhores eles forem, melhores também serão os nossos hábitos, pensamentos, comportamentos e ações. Seja ético!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!