Saiba o que é Coaching e quais benefícios este processo pode trazer para a sua vida pessoal e profissional | andresr | DepositPhotos.com

O Coaching já é algo bastante disseminado no mundo corporativo hoje em dia, mas não se restringe só a este universo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa em vários contextos, seja pessoal, profissional, afetivo, etc. E por mais que algumas pessoas mais céticas não acreditem no que o Coaching pode trazer de benefícios para a vida de quem começa esse processo, existem milhares de exemplos de sucesso que comprovam que esta é uma metodologia que veio para ficar. Confira!

Características de atuação do Coaching

Parte dos grandes benefícios do Coaching vem de sua estratégia bem definida de abordar várias áreas de atuação. O Coaching realmente tenta se voltar para os pontos mais importantes da vida do indivíduo e, através disso, desenvolve a capacidade que aquela pessoa tem para se tornar um ser humano cada vez melhor com o passar do tempo.

Você vai encontrar Coaching para esportistas, para empresários, para artistas, para professores, para intelectuais de todas as áreas, para quem precisa de ajuda com relacionamentos e para quem simplesmente quer se autodesenvolver. O Coaching trabalha com o seu desenvolvimento pessoal, e partir disso você passará a ter atitudes que vão elevar a sua condição.

Porque existe uma grande diferença entre alguém lhe ajudar a melhorar e você mesmo descobrir, com o auxílio de outros, a ser uma pessoa melhor desenvolvida. E como isso acontece em cada área citada aí em cima? Bem, quando falamos de Coaching para a vida, que envolve relacionamentos, situações cotidianas, sentimentos, o Coaching tem como alvo fazer o indivíduo enxergar e lidar melhor com aquilo que ele sente, trazendo uma maturidade emocional bem maior.

E isso, de certo modo, está ligado à superação, como no caso da perda de um parente, como também no caso de um esportista que acha não conseguir se esforçar o suficiente para ser de fato um profissional de sucesso. Então, o Coaching para esportistas vai nesse ponto também. No Coaching empresarial, assim como no esportivo, o trabalho em equipe é ressaltado, a pessoa é chamada para encarar toda essa realidade em sua frente e assumir uma postura adequada ao cenário do qual faz parte.

Não espere uma fórmula pronta para todo e qualquer tipo de problema. Isso seria totalmente incoerente com a proposta desenvolvida. Espere uma metodologia versátil e que tem um único objetivo sempre: fazer de você um ser humano consciente das suas capacidades.

Os benefícios do Coaching

PSC

E aqui entramos no ciclo de benefícios que o Coaching prepara para você. Digamos que com o passar do tempo você saberá lidar melhor com os seus impulsos. Sabe aquela vontade enorme de ir gritar com o alguém quando você está irritado? Sabe também quando tudo o que você quer é passar o dia todo na praia e nem aparecer no trabalho? Pois é. São impulsos que devem ser controlados e que não fazem bem para a sua carreira profissional e nem resolvem o problema.

O Coaching faz com que você se conheça melhor, pois sem um autoconhecimento, você não poderá se desenvolver. E é através dessa consciência que você cria sobre si mesmo que o controle começa a ser passado para as suas mãos. Sim, o controle de ações, pensamentos e emoções que podem ser prejudiciais para você.

Você não se torna num robô, mas sim numa pessoa que sente como as demais, mas lida e controla esses sentimentos como poucos.

Mude a sua vida com o Coaching

Não faltam casos de pessoas que um dia se viram perdidas, sem motivação, sem saber o que fazer na carreira, apenas seguindo os anos de um trabalho tedioso e que em nada tinha a ver com a sua personalidade. Mas essa pessoa sabia disso? Não, na verdade, ela nem conhecia bem sua personalidade.

O que existe de gente que mal conhece a si mesmo não é brincadeira. E quando o Coaching te abre os olhos a respeito de si mesmo, você finalmente saberá o que quer da vida. Mas não apenas isso. Aprenderá também a traçar metas para conquistar seus objetivos.

O maior benefício do Coaching é: você se torna alguém com um sonho bem definido e sabe que ele pode ser realizado. Se ele será ou não, depende unicamente de você.