wakebreakmedia/Shutterstock Os filmes de liderança e motivação nos inspiram a superar nossas dificuldades pessoais e profissionais e a liderar nossa própria vida

A arte imita a vida ou é a vida que imita a arte? Quando falamos em cinema, esta é uma pergunta difícil de responder. Isso acontece porque as histórias contadas, nas telinhas e telonas, nos trazem tantas memórias e comparações, com nossa própria vida, que, às vezes, não sabemos dizer, ao certo, o que é real ou ficção.

O melhor em tudo isso é que cada gênero nos traz sentimentos, emoções e sensações e reflexões: profundas e distintas. Particularmente, eu gosto muito dos roteiros que trazem lições de superação, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional e também daqueles filmes sobre liderança e motivação.

Por isso, para inspirar ainda mais o aprimoramento de suas habilidades como líder e para que sua motivação sempre esteja em alta, trouxe minhas dicas com cinco filmes de Coaching extraordinários sobre lideranças automotivadas, que superaram suas dificuldades, e que podem nos ensinar a ir além. Confira!

10 Dicas de Super Filmes Sobre Liderança e Motivação

1 -Steve Jobs

Este filme mostra como o fundador da Apple e da Pixar teve que batalhar e superar muitas dificuldades para tornar-se um dos homens mais geniais do mundo. Para transpor os constantes desafios de ser líder e automotivar-se, Steve contava com um perfil diferenciado e altamente focado em conquistar os resultados. Um filme inspirador para todos aqueles que desejam deixar seu legado no mundo.

2- Joy: O Nome do Sucesso

Com uma filha para criar, sem emprego e sem ajuda, esta história mostra a trajetória de luta e superação da inventora americana, Joy Mongano, que teve que enfrentar muitas adversidades para tornar realidade seus sonhos e construir seu império, à frente de sua empresa, a Ingenious Designs.

3- Invictus

PSC

Depois de quase 30 anos preso injustamente, Nelson Mandela foi eleito presidente da Àfrica do Sul, com a difícil missão de unir uma nação separada pela segregação racial. O filme Invictus mostra a estratégia de Madiba para começar a unir seu povo, por meio do esporte nacional, o rúgbi. Com seu jeito de líder servidor, modesto, inteligente, amoroso e humilde, Mandela provoca uma verdadeira reviravolta em seu país, motivando os jogadores e a população, branca e negra, a torcer e trabalhar, juntas, por uma África nova, sem racismo, violência e onde os direitos de todos fossem respeitados.

4- 300 

A Ascensão do Império – Este famoso filme de liderança e motivação mostra a luta de 300 homens espartanos, comandados por seu líder, Leônidas, na defesa de seu território, contra 300 mil homens, do exército persa, comandados por Xerxes. Mostra as várias estratégias usadas pelos guerreiros de Esparta para lutar, de igual para igual, com os invasores. Seu final é mesmo surpreendente.

5- Creed – Nascido para Lutar 

Mostra a história de um jovem lutador de boxe, que tem que enfrentar tudo e todas as dificuldades de sua carreira e liderar seu próprio destino. Sua automotivação combinada com o apoio de um coach de peso (treinador), ninguém menos do que o mito, Rocky Balboa, o campeão dos campeões, muda sua vida definitivamente. Com certeza, este fantástico filme vai lhe inspirar e motivar.

6 – Duelo de Titãs

O enredo desse filme nos mostra mais do que lições acerca de liderança e motivação, trata-se de um verdadeiro ensinamento sobre superação, sobretudo pelo momento histórico em que se passa a trama em que existia um grande conflito racial. Na história do filme, baseada em fatos reais, o treinador Herman Boone é convidado a fazer parte do time de um time de futebol americano, os Titãs, cuja escola era situada no estado da Virgínia.

No decorrer do filme, embora Boone tenha que lidar com inúmeros questionamentos, sobretudo em função do grande preconceito presente naquele local, ele consegue guiar o seu time rumo ao título. 

E mais do que o título, Boone e seu time são capazes de nos presentear com lições verdadeiramente extraordinárias como:

  • Resiliência;
  • Desenvolvimento de um espírito de equipe;
  • União;
  • Respeito mútuo e muito mais.

Demonstrando que um verdadeiro líder é capaz de impactar positivamente na vida de toda uma comunidade.

7 – Sociedade dos Poetas Mortos

Em meio a um regime ortodoxo e com lições muito rígidas somos apresentados a um novo professor de inglês da Academia Welton, uma escola preparatória de elite para homens, John Keating. Ex-aluno da escola Welton, Keating leciona para os seus alunos de um modo bastante distinto.

Ele incentivava que os seus alunos vivessem de modo intenso e, além disso, sugeria que eles buscassem, dentro de si, o seu verdadeiro propósito. Opondo-se aos costumes ortodoxos ele os guiava, como verdadeiro líder, para que eles fossem capazes de viver em função do seu verdadeiro sonho. Tudo isso com ajuda da poesia.

8 – Erin Brockovich – Uma mulher de talentos

Filme baseado em fatos reais, Erin Brockovich, estrelado por Julia Roberts, é mãe de três filhos e vive em uma cidade que tem sido alvo de diversos casos de contaminação que são provenientes do consumo de água.

Descobrindo que a origem dessa água contaminada tem relação com a uma grande distribuidora de energia, Erin assume o protagonismo em busca de que as pessoas prejudicadas possam reaver os seus direitos, tomando o papel de líder naquilo que se tornou uma grande conquista por parte dos moradores daquela região.

9 – Walt antes de Mickey

Walt Disney foi, muito provavelmente, um dos maiores empreendedores de todos os tempos, construindo aquilo que hoje é um verdadeiro império, a Disney.

O filme conta a história de superação, onde Walt enfrentou inúmeros desafios antes de fazer com o que o seu sonho se tornasse realidade. Demonstrando características e habilidades dignas de um grande líder e que foram perpetuadas, servido de lições até mesmo nos dias de hoje.

Honestidade, criatividade, resiliência, empatia e, claro, a grande demonstração que precisamos lutar pelos nossos sonhos e mais, que podemos fazer com que eles se tornem realidade. 

10 – À procura da Felicidade

Em À Procura da Felicidade, podemos nos deliciar com uma história de muita luta e superação protagonizada por Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Gardner é um pai de família que passa por grandes problemas financeiros e tem que criar, sozinho, o seu filho Christopher, de apenas 5 anos.

Entretanto, Gardner não se dá por vencido, utiliza suas habilidades como vendedor e inicia uma grande luta em busca do sucesso profissional, aventurando-se no mercado financeiro. São grandes os percalços que ele encontra nesse trajeto, mas a sua perseverança, esperança e dedicação são capazes de superar todos os obstáculos.

Desse modo, esse filme nos mostra que embora possam haver grandes obstáculos, crises e momentos de muita dificuldade, não podemos desistir, temos que seguir em frente e lutar caso o nosso objetivo seja vencer na vida.

E aí? O que você achou dessas sugestões? Espero que elas possam verdadeiramente servir para que o seu caminho rumo a uma liderança cada vez mais eficiente se torne cada vez mais próximo. 

Mas se o seu objetivo foi motivar-se ou gerar motivação na sua equipe de líderes, ou colaboradores, esses filmes lhe servirão muito bem. Perceba que o caminho para uma boa liderança pode ser bastante distinto e que diferentes líderes apresentarão características e habilidades distintas.

Mas o que fica para nós é a grande capacidade que essas pessoas exercem em guiar outras pessoas rumo a um profundo desenvolvimento, pessoal e profissional, além, é claro, de serem verdadeiras facilitadoras no processo de conquistas de objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.  

E você? Tem mais algum filme marcante? Comente e deixe suas indicações de filmes de liderança e motivação abaixo.

Imagem: Por Roman Samborskyi