prosperidade

Robert Kneschke/Shutterstock A Prosperidade vai muito além do dinheiro, tem a ver com bem-estar, plenitude e autossatisfação

Muitas pessoas confundem prosperidade com riqueza. Tal confusão acontece porque elas acreditam que serão prósperas apenas ao adquirirem grandes fortunas, coisas materiais como verdadeiros palacetes, carros de luxo, comer em restaurantes luxuosos, viajar o mundo todo sem se preocupar com dinheiro. Mas ser próspero não é isso. Ser próspero está mais relacionado a ser merecedor de tudo isso “mentalmente”, ter equilíbrio emocional, ser bem-sucedido, realizado, pleno, ao estado de espírito da pessoa. Existem muitas pessoas que são prósperas sem serem ricas.

Prosperidade é um estado que todos nós procuramos para uma estabilidade, uma conta bancária emocional contínua. Tem uma relação de estarmos constantemente em desenvolvimento e progresso em diversas áreas de nossa vida. Prosperidade está totalmente ligado com a abundância em nossas vidas.

Etimologicamente, a palavra prosperidade se originou a partir do latim prosperitate / prosperare, que significa “obter aquilo que deseja”. Por sua vez, o termo latino é formado pela junção dos elementos pro, que quer dizer “a favor”, e spes, que significa “esperança”. A prosperidade também tem uma força dual e nasce da junção de dois grandes movimentos universais: DAR / RECEBER.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

DOAR

Quando falamos no movimento de DAR estamos conectando a capacidade do ser humano de Doar, Servir, Desapegar, Cocriar, Ensinar, Conectar, se Disponibilizar, e em níveis energéticos e de alma, podemos dizer que é a manifestação da divindade no homem.

PSC

Etimologicamente a palavra doar que se originou a partir do latim é: donare,  e  que significa: “dedicar (algo) a ou dedicar-se a (uma causa ou alguém), entregar-se (se)”.  Por sua vez, o termo latino se refere a duas palavras dare, que quer dizer ‘dar, presentear, brindar, sacrificar, gratificar, doar’ e donum, i’dom, que quer dizer presente, brinde’.

RECEBER

Por que você acredita que deveria ter uma vida próspera, abundante, rica? Quando refletimos sobre o movimento de RECEBER, estamos conectando o ser humano a sua capacidade de produzir estados internos de aceitação e merecimento, de estar receptivo aos movimentos do universo, de honrar e respeitar nossa história, a história da nossa família e de todos à nossa volta.

Receber é estar aberto ao fluxo de prosperidade do universo, é ter um mindset positivo, clareza dos seus papeis, aceitação, autoconhecimento e autocura e finalmente desenvolver Congruência de servir e estar receptivo para MERECER.

A expressão filosófica “Sou Filho, Logo Existo”, tem total congruência com a essência do verbo receber, ou seja, aceitar, honrar e respeitar nossa história, gerando aceitação e transcendência em nossa origem, honrando e respeitando a história de nossos pais para finalmente ter equilíbrio e congruência para honrar e respeitar a história de nossos stakeholders.

Etimologicamente a palavra receber se originou a partir do latim recipere, que significa “aceitar (o que se dá gratuitamente), aceitar em pagamento, adquirir: receber um prêmio, acolher, recolher, ter como resultado”.

Os 4 Ciclos da Prosperidade do Self Coaching 

1 – Autoconhecimento (Autoaceitação, autorrealização, autocura, equilíbrio)

Como alguém se sentirá autorrealizado sem saber o que o realiza? Como alguém se curará, sem ter consciência de que precisa de cura? Como alguém irá receber algo sem se achar merecedor do que está recebendo? Isso só é possível por meio do autoconhecimento.

Conhecer a si mesmo, autoconhecer-se. Esse é o princípio para se alcançar o que se deseja na vida e eliminar o que não se deseja. Crenças, valores, missão, propósito e sentido de vida, porque você é como é e o outro é como é, o que é importante para você, o quanto se sente merecedor do que recebe e o quanto doa a mais do que deveria dar. Tudo isso faz parte do autoconhecimento e para quem não a pratica, talvez não seja tão simples assim.

O autoconhecimento é um processo constante, é contínuo, nunca para. É através dele que seus horizontes serão ampliados para você viver plenamente. Ele é um caminho que leva a evolução. Para se conhecer é preciso dar o primeiro passo e ter coragem para se aceitar e ver o que está submerso em seu inconsciente – aquilo que muitas vezes não deixa você prosperar. Se eu me aceito, eu aceito a minha história e tenho o poder de melhorá-la – Honrar e respeitar a própria história.

Se aceitar para receber o que se merece. Ir ao encontro da autocura para evoluir e encontrar o verdadeiro equilíbrio. Conhecer-se e reconhecer-se em si mesmo para receber tudo que é merecedor e passar a conquistar mais e perder menos. Uma pessoa que diz com frequência que dinheiro não traz felicidade, sempre se limitará nessa crença e evidentemente se limitará a nunca ganhar muito dinheiro, correndo o risco de se paralisar na vida – ou até mesmo viver só de receber e jamais terá para dar. Isso também acontece com pessoas que não conseguem se relacionar amorosamente.

Se uma mulher diz que homem é tudo igual, que não presta, dificilmente essa pessoa será próspera na sua vida sentimental, nos seus relacionamentos. Essas crenças, na maioria das vezes estão enraizadas na pessoa desde quando ela era criança. Pode ter vindo de influência dos familiares, antepassados, do meio em que viveu e foi criado.

Não que ganhar dinheiro esteja relacionado à prosperidade. Não é isso! O que quero dizer é que, o que a pessoa pensa, como ela libera isso para o Universo tem energia e isso fará parte constantemente da sua vida, podendo levá-la a estagnação.

Ser próspero ou ser estagnado está diretamente relacionado à forma como se acredita e como aceita suas crenças – as negativas (enfraquecedoras) e as positivas (fortalecedoras) e como as traz para as suas ações cotidianas. As crenças que te impulsionam para frente são as que te levarão a prosperar.

É preciso equilibrar os pensamentos (estado interno) e eliminar crenças que te sabotam, ou seja, que te levam a ter um comportamento externo negativo diante do que se quer alcançar.  Isso tornará a vida equilibrada, pois estimulará comportamentos externos para se conquistar a verdadeira prosperidade emocional, espiritual, material e em todas as áreas da vida.

O que eu acredito, eu penso, eu sinto, eu faço, eu conquisto, eu realizo – sou próspero! Então o próximo passo será planejar o que se deseja alcançar.

2- Planejamento

Tendo em mente que se é merecedor de receber tudo que os seus sonhos e objetivos possam lhes proporcionar e que você merece prosperar, então é hora de declaráts, planejá-los, externalizá-los e solicitá-los. Prosperar requer atenção e foco. O Planejamento é a capacidade de sonhar acordado, trazendo esses sonhos para a vida real. Elaborar esses sonhos e transcender as próprias metas e objetivos. Um bom planejamento nos ajuda a sentirmos realizados.

A realização dos seus sonhos, às vezes, não serão em curto prazo, precisará de mais tempo, anos ou décadas. Outras vezes, e dependendo do quanto esses sonhos são importantes para você, podem ser realizados em curto prazo, mas será necessário um esforço maior.

Não importa o tamanho do seu sonho, o que é importa é o quanto de esforço você quer fazer para alcança-lo e para facilitar essa realização é indispensável planeja-los e se preparar (consciente e inconscientemente) para alcançá-los. Se você fizer alguma coisa hoje para se mover em direção aos seus sonhos, você terá mais chances de realizá-los do que se não fizer nada. Por isso, planejamento e foco são importantes.

O primeiro passo do planejamento é colocá-los no papel. Uma ótima ferramenta para isso é o 5W2H Expandido. Elabore cuidadosamente como quer alcançar cada sonho. Pratique o SMARTEspecifique seus sonos, Mensure-os, veja como irá alcançá-los, se eles são Atingíveis, Realizáveis e Tangíveis.

A partir desses passos, é preciso ter persistência nas ações e não apenas no ter, pois também faz parte do planejamento perder para ganhar. Para comprar uma casa, em alguns casos será preciso economizar dinheiro. Se quer ser um profissional de sucesso, precisará em alguns casos, de ficar longe da sua família por algum tempo. Para lidar bem com as perdas, o autoconhecimento e planejamento são imprescindíveis e colocar foco, minimizará o risco de autossabotagem.

Para prosperar é preciso transcender as metas e objetivos que se pretende alcançar, senti-los plenamente, se imaginar no sonho, gerar satisfação, motivação, alegria ao que se pretende alcançar, entrar em flow só de se imaginar neles – visualizá-los. Então pense: Como seria se você estivesse desfrutando da companhia de seus familiares em sua nova casa? Como seria se você se casasse com alguém que tanto esperou? Como seria se através da sua vida outras vidas fossem transformadas?

Ao fazer o planejamento trazendo seu sonho e transcendendo-o para a vida real, tudo isso será materializado e será a hora de partir para ação.

3- Ação

A ação é a Atitude, energia focada em direção ao estado desejado, o movimento. É preciso arriscar. Sempre bom lembrar que toda oportunidade do mundo está escondida no caminho da ação, do movimento e do trabalho. Só se faz o caminho caminhando, agindo, se movimentando, trabalhando, focando, estando aberto e receptivo para agir e receber. E é aqui que o Coaching faz a diferença, se consolida, pois concretiza o planejamento elaborado.

Antes de ter é necessário agir, fazer, portanto, T.B.C. (Tira a Bunda da Cadeira) para executar o planejado, realizar o imaginado, senão o resultado não virá e isso requer foco. Mas nem sempre é fácil. Sair da zona de conforto exige a eliminação dos sabotadores e interferências que aparecem no meio do caminho, da jornada que te levará ao estado desejado. Isso deve ficar claro!

É preciso prever o que pode te impedir de alcançar as suas metas e objetivos e usar estratégias para eliminá-los ou até mesmo para enfrentá-los. Para tornar efetivo o seu planejamento, é necessário conduzir-se mentalmente em direção ao que se deseja, ou seja, condicionar sua mente para as mudanças que virão pela frente.

No Processo Self Coaching isso pode ser feito por meio da ferramenta Ponte ao Futuro, que liga o estado presente ao estado desejado, como uma Tela Mental, onde será possível criar o futuro no presente, trazendo para o aqui e agora as sensações, emoções e conquistas que deseja alcançar no futuro para o presente, vivenciando e se comprometendo com as ações do planejamento.

Ao agir, a pessoa realmente se torna merecedora do que quer, pois ela está fazendo um esforço consciente para ser próspera. Então, AJA! FAÇA ACONTECER! SE REALIZE!

E em cada ação, alcançando o sucesso ou fracassando é importante agradecer cada passo dado, cada realização.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4- Gratidão (Servir, Agradecer e Perdoar)

Quer ser próspero? Seja grato, sirva, perdoe! Essas três ações gera energia positiva e estabelece conexões. Existe um poder extraordinário ao agradecer nossas conquistas diariamente, ao servir e ao perdoar. Elas abrem e mantém portas abertas, te leva a novas oportunidades e a viver novas experiências. Em outras palavras, esses atos atraem o que é bom, pois funciona como um ímã.

Você já sabe quem você é, sabe o que quer, já se moveu em direção aos seus sonhos, tem conquistado tudo que planejou e que se propôs a fazer, então é hora de agradecer seus sucessos e fracassos e devolver ao mundo o que você ganhou. Também se pode agradecer pelos fracassos, erros cometidos, pois por meio deles você teve a oportunidade de aprender, crescer, evoluir e isso também é prosperidade.

Perdoe-se pelo que não deu certo, pelo que não fez, por suas fraquezas e por todas as vezes que se sabotou. A prosperidade caminha pelas emoções equilibradas, bem resolvidas. Se a raiva, o rancor, a inveja, a ingratidão, a autossabotagem predominam, eles te limitarão e impedirão a prosperidade de acontecer na sua vida.

Porque muitas pessoas pobres materialmente ficam felizes por qualquer coisa nova que lhes acontecem – quando recebem seu salário no final do mês, quando fazem um churrasco com os amigosou simplesmente quando compram uma roupa novaenquanto muitos ricos que moram em castelos não vibram quando algo novo lhes acontece? Porque no primeiro caso existe a gratidão e no segundo, não. Manter-se grato emana abundância de forma crescente e promove mais prosperidade em sua vida.

Crie hábitos diários de gratidão. Escreva em um caderno “Pelo que eu agradeço nesse dia? Semana? Mês?” e então agradeça. Agradeça ao Universo quando algo lhes é dado, concedido. Agradeça à pessoas por suas entregas, mesmo que sejam pagas para isso ou se doaram de alguma forma para tornar o seu dia melhor e até mesmo para você conseguir o que esperava. Agradeça pelo novo trabalho, pelas pessoas que conheceu, pelo seu alimento ou simplesmente por ter acordado. Sinta realmente a gratidão por tudo que recebe e celebre as suas conquistas.

Crie hábitos diários também de ajudar no mínimo uma pessoa por dia a ser melhor, seja uma centelha divina, poderosa na vida de alguém. Encoraje as pessoas a conquistarem o que querem, doe-se. Um abraço, uma palavra amiga, uma ligação telefônica, tudo isso são gestos de servir.

Pratique essas ações diariamente. Isso certamente fará a diferença nos seus dias!

Na Roda da Abundância, ao agradecer, você está vivendo o quarto quadrante da evolução humana e da senioridade da psique, da criança visionária, passando pelo adolescente sonhador e planejador, transcendendo o adulto guerreiro, forte, com poder de presença, ação e foco em seus resultados, chegamos à evolução maior da mente humana, que é a senioridade, o amadurecimento, é o despertar do ancião curador (arquétipos), uma pessoa movimentada pelo, pelo pensamento sistêmico, que aprendeu abrir mão do certo e errado, capaz de servir e de perdoar. É o estado maior da evolução humana capaz de nos levar para outro nível, uma nova fase ainda maior em nossa vida no vídeo game da nossa história.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que viver o caminho dos 4 ciclos de prosperidade significa ter sucesso em sua vida pessoal, emocional, profissional, intelectual, transcendental espiritual. Façamos a energia da prosperidade fluir em nossas vidas!!!