© Depositphotos.com / olly18 Para realizar um processo de recrutamento e seleção com assertividade é um importante investir em ferramentas como o Coaching Assessment.

Conheça abaixo os 13 tipos de talentos e personalidades para mapeamento do perfil comportamental do ser humano, que fazem parte da nossa poderosa ferramenta Coaching Assesment, estudada na formação Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. São eles:

1) Comandante

Pessoas com o perfil de comandante são empreendedoras, independentes, exigentes consigo mesmas e com os outros. Manda e espera que obedeçam. Realiza pela imposição de suas ideias. São bons iniciadores de novos negócios por assumir riscos com facilidade. São ótimos líderes de equipe altamente condescendente.

2) Competidor

Enfrenta os desafios com técnica e arte. Tem prazer nos desafios, cada batalha é única. Alimenta-se de vitórias. Cada dia é uma disputa nova, na qual ele precisa sagrar-se vitorioso. Pode atuar como vendedor, engenheiro ou professor. Respeitam mais as regras que um vendedor com alto índice de comunicação, mas quando precisa se especializar em áreas mais técnicas se sente pouco à vontade para fechamento de negócios. Têm pulso, garra, e gostam de competir.

3) Administrador

Conquista por intermédio da equipe. Tem capacidade de potencializar os talentos dos outros. Têm habilidades em gerenciar sistemas e também pessoas. São bons comunicadores, bons gerentes de marketing. São orientados para resultados. São rápidos, intensos e assumem riscos. Têm iniciativa e gostam de resolver problemas. Gostam de desafios e de mudanças. São bons gerentes, empreendedores e administradores.

4) Motivador

Ajudam as pessoas a progredirem, a saírem da zona de conforto. Apresentam muita facilidade de comunicação, são bons palestrantes, motivadores e vendedores. São capazes de vender o intangível. Tem habilidade para ajudar as pessoas a se desenvolverem em seu trabalho. São bons conselheiros pessoais.

5) Vendedor

PSC

Comunicação em ação. São pessoas que vendem ideias, benefícios e prestígio. São políticos habilidosos. São independentes, não gostam de seguir sistemas ou regras e, por isso, podem não lidar bem com detalhes e normas. São bons gerentes executores e têm senso de urgência. Há pessoas que se enquadram neste perfil que são gerentes natos, mas apesar de ter as habilidades de vendas, não gostam da função de abordagem de vendas de produtos. Mas se voltados a esta habilidade, vendem qualquer coisa, produtos tangíveis ou intangíveis.

6) Diplomata

Têm habilidade de solucionar conflitos, são bons ouvintes e se comunicam bem. Sabem passar seus conhecimentos e podem ser professores ou instrutores. Têm habilidades para vendas e negociações. Identifica os talentos dos outros e os coloca em contato.

7) Aconselhador

Capacidade de convencimento, sabe ouvir e faz adeptos às suas ideias. São bons ouvintes e voltados a interesses sociais. Psicólogos, conselheiros, articuladores, harmonizadores e pacificadores geralmente têm este perfil. São agradáveis e trabalham bem em equipe. Ficam mais à vontade em meios familiares e precisam de um pouco de estrutura. São amistosos e com grande habilidade para serviços sociais. Gostam de estar com as pessoas, orientá-las e ajudá-las. Podem desempenhar trabalhos professorais, de diplomacia e trabalhos burocráticos.

8) Atendente

Tem capacidade para ouvir e entender a necessidade do outro. Orienta para atender as expectativas. Também conhecidos como protetores, gostam de trabalhar com relacionamentos positivos e uma equipe onde os membros se ajudam mutuamente.

9) Professoral

Realiza-se preparando as pessoas. São bons professores e instrutores. Trabalham bem com suporte técnico ou outras funções que demandam conhecimentos técnicos e transmissão de conhecimento. São gerentes compreensíveis.

10) Técnico / Analista

Faz acontecer, porém com segurança. São autodidatas, consegue realizar tudo o que vem à mão para fazer. São especialistas, recuperam trabalhos aparentemente perdidos. Não gostam de mudanças e precisam de muita estrutura. São bons analistas de sistemas computacionais, desenvolvedores e criadores de sistemas. Lidam bem com números, tabelas e gráficos. Se seu primeiro fator predominante for planejador perde bastante de sua iniciativa e toma postura mais operacional e condescendente.

11) Especialista

Concentra-se para obter detalhe e precisão. Controlam o trabalho de acordo com as regras. São bons secretários, mecânicos, pintores, eletricistas e operadores de computador. Realizam bem todo o serviço de contabilidade e escritório. Bons operadores de máquinas e na montagem de eletrônicos. Caixas de banco e de supermercado podem possuir esse perfil. Precisam de regras e treinamento para executar suas tarefas e as fazem muito bem feitas.

12) Estrategista

Vê oportunidades onde existem ameaças. São inventores e organizadores, executam bons trabalhos técnicos e analíticos. Não são bons comunicadores. São bons com problemas fiscais, contábeis e com trabalhos estatísticos. Possuem habilidade em trabalhos sistematizados.

13) Controlador

Organiza e distribui as tarefas, sabe cobrar das pessoas e manter a rotina. São rápidos e eficientes, exigentes consigo mesmo e com os outros. Têm alto padrão de desempenho e são disciplinados. São reservados ao se comunicarem. São bons Gerentes de Projetos e de trabalhos que exijam a execução com rapidez e qualidade.

Você conhece os 4 perfis comportamentais do IBC? Assista o vídeo e confira!

Uma dica preciosa

Se em um recrutamento e seleção você estiver buscando um profissional da área comercial, procure, por exemplo, pessoas que estão próximas ao perfil 5. Lembrando que podem existir demandas diferentes em uma mesma profissão. Por exemplo: um vendedor pode ser técnico dependendo do que ele venderá. Logo, não rotule as profissões, mas seja capaz de identificar com clareza as habilidades necessárias para cada área de atuação.

E para realizar um processo de recrutamento e seleção com assertividade é um importante investir em ferramentas como o Coaching Assessment. Além das características citadas acima, o software apresenta dezenas de informações referentes ao perfil do profissional que está em processo de seleção. Ao realizar a formação Professional and Self Coaching – PSC, você será habilitado a aplicar o Coaching Assessment, recebendo o certificado de Analista Comportamental. Saiba mais sobre as formações clicando aqui.

Gostou desse artigo? Qual desses tipos você acredita ser? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Imagem: Por fizkes