Voltar

Os 10 Mandamentos da Ética Profissional no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Confira os 10 mandamentos éticos para ter sucesso em na carreira! Syda_Productions

Em uma sociedade com culturas e valores tão distintos entre si é preciso respeitar o próximo e seguir os padrões éticos. Caso contrário, não há convivência que resista. No trabalho, é claro, não é diferente!

Mas, afinal, o que é ética? Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ou seja, ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é não prejudicar o próximo. Diferentemente dos valores pessoais, a ética é algo global, ou seja, não é baseada no que você como indivíduo acha correto ou não, e sim no que é aceitável e louvável dentro da sociedade como um todo.

O que é ética profissional?

A ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente corporativo. Ela também é vista como o conjunto de normas e regras dentro de uma empresa e que devem ser seguidas pelos seus funcionários visando o crescimento da mesma e também tendo como objetivo a construção de um ambiente saudável, amigável e produtivo.

Dessa forma, além de conhecimentos técnicos, bom relacionamento com os colegas e habilidades comportamentais, o profissional é reconhecido pela sua conduta ética no trabalho. O conjunto de valores e normas que direcionam as ações dos funcionários e clientes, internos e externos, é considerado de extrema importância para garantir um bom clima organizacional e reputação da marca.

Apesar de cada profissão ou empresa ter o seu próprio código de conduta, alguns elementos são universais e, por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, entre outros.

Além disso, a ética profissional no trabalho requer, muitas vezes, renunciar oportunidades ou benefícios para agir em prol dos valores.

Vantagens da ética no ambiente de trabalho

A maior vantagem da ética no ambiente profissional é a garantia de que ao segui-las o ambiente será favorável ao crescimento da corporação e também o bom relacionamento entre os colaboradores que lá trabalham. Com regras bem definidas, as pessoas se respeitarão mais e o clima organizacional será de parceria, trabalho em equipe, respeito mútuo e crescimento generalizado. Conheça abaixo os dez mandamentos da ética profissional no ambiente corporativo.

SEJA HONESTO

A honestidade é uma das principais características positivas de uma pessoa, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Seja sempre sincero com seus colegas e clientes e dessa maneira as pessoas irão te respeitar e também passarão a te ver como alguém confiável.

NUNCA FAÇA ALGO QUE VOCÊ NÃO POSSA ASSUMIR

Se você fizer alguma coisa esteja certo que virão consequências, positivas e negativas. Por isso, somente faça se tiver certeza e condições de assumir perante seus superiores, subordinados e público em geral. Evite fechar negócios ou prometer prazos que você sabe que não vai dar conta, e também não jogue essa responsabilidade para cima de seus colegas. Se você não tem certeza de que um prazo ou trabalho possa ser cumprido, evite se comprometer com ele.

SEJA HUMILDE

Ninguém é melhor que ninguém, e isso é um fato. Você pode até ter mais habilidades que seus colegas, mas isso não te dá o direito de trata-los com arrogância e deboche. Para trabalhar em equipe é preciso ser humilde, flexível e estar disposto a ouvir críticas e sugestões, por mais absurdas que sejam. Não faça julgamentos precipitados e respeite as pessoas como gostaria de ser respeitado.

FAÇA CRÍTICAS EDUCADAMENTE

Se você tem uma crítica ou precisa repreender alguém, faça isso diretamente à pessoa. Não haja pelas costas e nem por impulso, é preciso ser transparente. Saiba como dar um feedback positivo e seja sempre educado ao passar qualquer informação para as pessoas que trabalham com você.

RESPEITE A PRIVACIDADE

Jamais mexa na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios, a não ser que você tenha autorização para tal. Mesmo que você a tenha, avalie se o está fazendo por motivos válidos ou se é apenas curiosidade. Se coloque no lugar da outra pessoa: você gostaria que seus pertences fossem revirados? A privacidade é inviolável!

ASSUMA SEMPRE AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS

Toda ação gera uma reação. Por isso, em ações e discussões, assuma seus valores e princípios, bem como as suas consequências. Não jogue a culpa de seus atos em cima de seus colegas e tenha maturidade o suficiente para assumir os seus erros.

EVITE FOFOCA

A fofoca, por mais que pareça ser inofensiva, é algo grave dentro das empresas. Ela pode prejudicar pessoas e, sem contar que o tempo gasto fofocando poderia ser usado para algo mais útil e produtivo, você não concorda? Todo problema deve ser tirado a limpo, cara a cara. Por isso, fique longe de fofocas, mesmo que isso faça parte da cultura da sua equipe.

RESPEITE A HIERARQUIA

Não deixe que a amizade ou antipatia interfira na relação hierárquica. Ou seja, não privilegie um subordinado porque é seu amigo e vice e versa. No que se refere a antipatias, tente superá-las, para que isso não interfira no seu trabalho e nem na do colaborador em questão. Seja profissional!

RECONHEÇA O MÉRITO ALHEIO

O reconhecimento é considerado um dos fatores mais motivadores em um ambiente de trabalho. Por isso, sempre dê crédito a quem merece, sem aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio. Seja sincero quanto ao trabalho das pessoas de sua equipe e saiba reconhecer quando seus colegas se empenham e têm atitudes assertivas.

RECONHEÇA SEUS ERROS

Se errou, reconheça. Mas não force a barra e nem dramatize a situação, procure apenas solucionar o problema e garantir que não acontecerá novamente.

Para saber mais condutas que são favoráveis dentro do ambiente corporativo, fique atento aos artigos que são publicados por aqui!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!