Voltar

Orientação para resultados

Publicado em | 0 comentários

DepositPhotos – autor: Wavebreakmedia Conheça dicas para instaurar a orientação para resultados em sua equipe.

Os gestores organizacionais, como líderes, possuem um papel essencial para a empresa: instaurar em seus departamentos ou equipes de trabalho a orientação para resultados. Através do estimulo à criação, disseminação e claro entendimento de conhecimentos estratégicos às atividades desenvolvidas, é possível propiciar um amplo nível de entendimento da empresa aos colaboradores, que evoluem no desempenho de seu trabalho, percebendo a importância do mesmo para o produto final, assim, propiciando melhorias valiosas à empresa.

Sua conscientização é acompanhada da responsabilidade que tem devido ao papel que desempenha na organização. Assim, o líder vai orientar seus colaboradores a empregarem seus esforços para realizarem o trabalho de forma produtiva, focados no resultado que devem alcançar para que o produto final esteja compatível com as expectativas da organização. A liderança do gestor é muito relevante para transmitir essa necessidade de orientação para o resultado. A seguir, relaciono algumas dicas para que gestores sejam bem sucedidos no engajamento de sua equipe a essa postura.

Dicas para Orientar para resultados

Expresse as expectativas

A partir de uma comunicação simples e clara, expresse a seu colaborador o que é esperado dele e do trabalho que realiza. Esclareça o que deve ser ressaltado e o que deve ser evitado de acordo com as intenções da empresa. Consciente de sua contribuição para a organização, o indivíduo desempenha suas atividades de forma assertiva e orientado para o resultado.

Elimine as dúvidas ou as injustiças

Comunique-se bem com seus colaboradores, até que as dúvidas sejam exauridas, para evitar trabalho feito de forma incorreta. Estabeleça as prioridades e acompanhe o desenvolvimento das atividades a fim de evitar que um mal entendido venha a causar uma injustiça a algum membro da equipe, como um benefício não alcançado pela não consecução de uma meta que não estava bem delimitada.

Acompanhe constantemente e provenha feedbacks

A importância de feedbacks no trabalho é destacada. Ao prover respostas às ações dos colaboradores, os gestores propiciam a esses um esclarecimento dos pontos em que eles falharam, elencando os motivos da falha e o caminho a ser percorrido para evitá-la. Acompanhá-los constantemente no trabalho é relevante, pois assim é possível dar uma assistência rápida a erros no desempenho da atividade, que futuramente podem causar grandes transtornos à organização.

Elimine conflitos de interesses

O líder deve mostrar claramente à sua equipe que no ambiente de trabalho todos possuem interesses pessoais e profissionais, mas que ao desempenharem suas atividades o interesse sobressalente deve ser o da empresa: produzir um produto ou serviço de qualidade que atenda às expectativas de sua clientela.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC dispõe de várias formações em Coaching que auxiliam as pessoas a desenvolverem seu potencial e que levam as organizações a impulsionarem seus resultados. Entre elas encontra-se a formação de Leader Coach Training – LCT, específica para promover a evolução das competências dos líderes e ensejar a conquista de novas capacidades.

 

E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!