Homem no sofá trabalhando e falando ao telefone, num ambiente limpo e organizado que mostra sua organização pessoal

StockLite / Shutterstock A organização pessoal é essencial para termos maior bem-estar e melhores resultados

Quando você pensa em organização pessoal, o que vem à sua cabeça? Colocar as coisas em ordem, arrumar a casa, o armário, as contas ou mesmo a mesa de trabalho? Bem, isso faz parte, mas não é o todo, pois este ajustamento diz respeito tanto a aspectos externos como internos. Ou seja, para organizarmos nossa vida do lado de fora é sempre bom começar pelo dentro.

E sabe por quê? Porque geralmente a falta de organização pessoal pode ser o reflexo de uma desorganização interna mesmo, pois quando nossos sentimentos e pensamentos estão fora do lugar; eles fazem com que tudo fique assim também. Como resultado, ficamos mais desorganizados do que o comum, pois não encontramos motivação e energia para mudar a situação.

Autofeedback Para uma Boa Organização Pessoal

Para mudar este cenário e colocar a “casa em ordem” a primeira medida a tomar é entender as razões que fizeram você chegar a este ponto. Para isso é importante fazer um autofeedback, alguns questionamentos tais como:

  • Estou trabalhando demais?
  • Estou quase sempre muito cansado?
  • Estou sobrecarregado de tarefas e responsabilidades?
  • Consigo administrar bem meu tempo ou não?
  • Aconteceu algo que mudou sua organização pessoal?
  • Gostaria de ter alguém para me ajudar em algumas demandas?
  • O que eu posso fazer de diferente para mudar esta situação?
  • Como me sinto, por dentro, neste momento: organizado ou não?

Estes são exemplos de perguntas que você deve se fazer para entender melhor em que estágio está e porque está assim. Ás vezes, o excesso de trabalho, uma mudança de vida repentina ou mesmo a falta de dinheiro; são fatores que causam esta desestruturação. Identificar e entender estes motivos são pontos-chave para traçar uma estratégia efetiva para reorganizar sua rotina.

Como o Coaching Pode te Ajudar! 

O processo de Coaching é um convite ao autoconhecimento, pois acredita que isso é essencial para o ser humano avançar, evoluir e ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. Em se tratando de organização pessoal não é diferente, afinal, se é preciso organizar é porque algo está fora de lugar e carece ajustes.

Neste sentido, o Coaching, com suas técnicas e ferramentas avançadas, atua exatamente apoiando a pessoa a compreender com, mais clareza e assertividade, os sentimentos e comportamentos que levaram a uma desestruturação emocional, na infraestrutura de seu lar ou empresa ou mesmo de suas finanças. Esta compreensão é importante para conhecer a origem do problema e definir estratégias efetivas para solucioná-lo definitivamente.

PSC

Muitas vezes, uma mudança de mindset é o que falta para a mudança de atitudes, ou seja, para a pessoa começar a se organizar novamente e assumir o controle de sua vida pessoal e profissional. Portanto, seja um processo ou um curso de Coaching pode ser este apoio que falta para você cuidar melhor de sua vida e ter resultados extraordinários em todos os âmbitos. Fica o convite!