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Ofereça o que seu Cliente Realmente Deseja

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Wavebreakmedia/Shutterstock Entender as necessidades e desejos de seu cliente é o primeiro passo para atendê-las bem

Para isso, antes, responda sinceramente: você vendedor ou a sua empresa conhecem e entendem o potencial que existe em personalizar as vendas, de acordo com o perfil de cada cliente? Oferecem um atendimento diferenciado?

Começo fazendo estas perguntas porque de fato que cada pessoa é um ser único, que possui desejos, aspirações, necessidades, sonhos e um estilo de vida que lhe define como ser humano. Cada indivíduo pensa, conversa, se relaciona e vive de acordo com sua personalidade, e esse conjunto de informações é o que guia suas atitudes, desejos, metas, objetivos e seus resultados.

Sociológica ou antropologicamente somos divididos em grupos, estilos, classes sociais, renda financeira e até mesmo em tribos. Tudo isso diz muito sobre nossos comportamentos de compra, pois todos nós somos únicos, e como tal respondemos de forma diferente as abordagens de vendas, propagandas e comerciais.

Na prática, isso significa que cada um de nós reage de uma determinada maneira a estes diferentes estímulos, palavras e atitudes. Mas saiba também, que existe uma forma de criar mecanismos para fazer com que cada tipo de cliente, independente de seu perfil, sempre reaja de maneira positiva a motivações comuns.

Conhecer para Conectar-se com seu Cliente

Todos nós somos assim em qualquer área de nossa vida. Os estímulos servem para nos ajudar a enxergar os aspectos positivos de um produto ou serviço, para despertar interesse e fazer com que o cliente queira saber mais sobre estes. Obviamente, nem sempre a fórmula que serve para um, servirá para todos, mas de modo geral, existem fatores comuns em todo processo de vendas.

O que deixa a tarefa de um profissional muito mais fácil é aprender a criar os estímulos corretos para cada tipo de pessoa. É preciso ter em mente que personalidade, aspiração, ambição e desejo são traços únicos. Sendo assim, faça-se a seguinte pergunta: Você conhece a fundo a personalidade de seus clientes?

Cada ser humano tem uma persona, uma definição da Psicologia, que é função com que as pessoas encaram o mundo externo, ou seja, a porta de entrada da nossa personalidade. É exatamente a persona que molda o comportamento de cada pessoa e a posiciona na busca da adaptação social. O que quer dizer que cada persona busca se adaptar socialmente àquelas que são mais parecidas e compatíveis com ela. Isso se aplica a todos, nós inclusive quando compramos algo.

Lembre-se: O Ser Humano Precisa Pertencer

O que significa que ao mesmo em que somos dotados de individualidade e personalidades únicas, ainda assim, não somos capazes de viver sozinhos e consequentemente, precisamos de outras pessoas para sobreviver.  “O homem é um ser social”, e como tal necessita fazer parte de seu meio.

Diferente de um filhote de cachorro ou tigre, que quando sozinhos, mesmo sem seus pais eles têm chances de sobreviver por menor que sejam. O que não acontece com um ser humano que precisa ser cuidado individualmente, pois não tem chances caso ele seja deixado à própria sorte.

O que guia nossas vidas é o pertencimento versus a dicotomia da individualidade. Nós temos família, mas precisamos de espaço para nós mesmos. Em outro momento queremos ficar sozinhos, mas não suportamos a solidão e ao mesmo tempo em que queremos liberdade, mas também precisamos estar rodeados de pessoas semelhantes para nos sentirmos protegidos.

O ser humano é muito complexo por isso, sua mente se torna um grande mistério. É um ser único, mas que precisa de pessoas ao seu lado para sobreviver, dar conta de seus anseios e fazer dos seus objetivos uma realidade.

Definir a personalidade humana e das personas é um trabalho complexo não só para a psicologia e sociologia, mas também no processo de vendas. Mas tudo isso serve para entender como é importante toda essa personalização, adaptação e sinergia entre as personas, o marketing, o atendimento e vendas. Sintonize-se!

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